Entrevista com o Professor Reinaldo Gomes
Por Natasha Bezerra da Silva
(natasha@dsc.ufcg.edu.br)
Um dos mais novos professores do nosso departamento, Reinaldo Gomes, concede entrevista ao PETNews de maio, conta um pouco sobre sua carreira, experiências, disciplinas que está lecionando e dá conselhos para a graduação.

Grupo PET - Boa tarde, professor, o senhor é natural de qual cidade?

Reinaldo - Boa tarde. Nasci em João Pessoa.

Grupo PET - Qual a sua formação? Quando se formou? Em qual faculdade se formou?

Prof. Reinaldo Gomes.

Reinaldo - Sou formado no Curso de Tecnologia em Telemática. Me formei no início do ano de 2004 no então CEFET-PB, hoje IFPB. Depois disso fiz mestrado e doutorado em Ciência da Computação na UFPE.

Grupo PET - Hoje, qual a sua área de pesquisa dentro da UFCG?

Reinaldo - Trabalho na área de Redes de Computadores. Durante o meu mestrado e meu doutorado trabalhei em temas relacionamos com comunicação sem fio e sistemas auto-organizáveis.

Grupo PET - Quais motivos o levaram a escolher esta área?

Reinaldo - Como eu fiz um curso de tecnologia na minha graduação, durante esse período já tive um maior contato com a área de redes, já que cursos de Tecnólogo normalmente possuem um caráter um pouco mais específico do que os cursos de bacharelado. Durante a graduação eu já fui me interessando mais na área com as mudanças que surgiram durante o período como VoIP, a explosão dos sistemas peer-to-peer, a criação de redes ópticas de comunicação, a evolução das tecnologias de comunicação sem fio (inclusive celular), a convergênia de tecnologias de voz e dados, etc. Então no final foi a união do útil ao agradável, o curso já trazia uma carga maior na parte de redes e eu achava extremamente interessante as novas tecnologias que estavam surgindo e tinha interesse por investigá-las mais a fundo.

Grupo PET - Durante a graduação, foi monitor de disciplina ou trabalhava em projetos da área?

Reinaldo - Fui monitor durante um ano das disciplinas de Introdução a Redes de Computadores e de Estruturas de Dados. Além disso eu trabalhava no NTI do CEFET, inicialmente na parte de desenvolvimento de sistemas e depois como administrador da rede e também dos links de comunicação com as outras instituições.

Grupo PET - Já teve outras experiências como professor ou esta é a primeira?

Reinaldo - Já sim. Fui professor substituto durante dois anos em Recife enquanto eu fazia o doutorado e antes de vir pra cá passei um ano e meio ensinando no IFAL (antigo CEFET de Alagoas), no Campus de Maceió. Sempre tive interesse pela vida acadêmica e e essas oportunidades surgiram enquanto eu estava fazendo o doutorado, o que foi uma experiência excelente para mim. Com elas pude ver que realmente esse meio acadêmico me agradava muito, por tudo, aulas, projetos, orientandos, extensão, etc.

Grupo PET - Nesse ano, o senhor está lecionando quais disciplinas?

Reinaldo - Atualmente estou com a disciplina de ADSD (Avaliação de Desempenho de Sistemas Discretos) e com uma turma de Laboratório de LP2. No segundo semestre provavelmente continuarei com as mesmas disciplinas e estou vendo a possibilidade de oferecer uma disciplina optativa na área de comunicações sem fio ou na linha de redes convergentes para explorar as novas tecnologias de comunicação que temos atualmente e que são planejadas para o futuro.

Grupo PET - O senhor é orientador de quais pesquisas?

Reinaldo - Estou trabalhando juntamento com o Professor Marco Spohn em um projeto de monitoramento e classificação de tráfego em clouds com financiamento do CTIC, que é um centro de pesquisa administrado pela RNP. Estou trabalhando também com a parte de classificação de tráfego no contexto de redes auto-organizáveis com um aluno de mestrado e na área de virtualização com um aluno de doutorado. Tenho também alguns trabalhos na área de roteamento com alguns ex-alunos onde trabalhamos com comunicação em redes veiculares, endereçamento, descoberta e distribuição de informações, etc.

Grupo PET - Qual a sua orientação para os alunos que desejam seguir a mesma área que o senhor trabalha?

Reinaldo - Computação de um modo geral é uma área onde estamos em constante evolução e da mesma forma a parte de Redes de Computadores. Uma das principais coisas que devemos ter em mente é sempre tentar sair do trivial. Não podemos ficar satisfeitos com o que encontramos em livros e apostilas simplismente, temos que sempre procurar mais. Em redes temos diversos trabalhos na área de comunicação sendo realizados ao redor do mundo e, na maioria das vezes, a realidade do Brasil não acompanha o que temos em outros países. Enquanto aqui os orgãos ainda discutem como aplicar e normatizar equipamentos de alguma tecnologia ela já é realidade em outros paises. Foi assim com a telefonia celular, com a banda larga, banda larga sem fio, 3G, etc. Por isso precisamos sempre buscar nos atualizar nesse cenário global.

Grupo PET - E para os demais alunos? O que devem fazer para serem bons alunos e terem mais oportunidades no curso e depois de formados?

Reinaldo - Experimentar. Quanto mais vocês tentarem novas experiências vocês saberão ainda melhor quais suas aptidões, seus interesses, as áreas que acham mais interessantes. Com isso acabamos com vários pré-conceitos que acabamos criando, de achar que determinada área não é interessante por esse ou aquele motivo. No meu caso, por exemplo, trabalhei com suporte durante o curso Técnico, carregando computadores, monitores, teclados de um lado pra o outro. Na graduação fui monitor de disciplinas, trabalhei com desenvolvimento com diversas linguagens, administração de banco de dados, administração de redes. Até colocando e pegando cartão de resposta de concurso/vestibular naquelas máquinas de leitura eu já trabalhei. Depois durante o mestrado e o doutorado trabalhei em projetos de pesquisa e ensinando e todas essas experiências foram importantes. Quando você olha pra trás e vê o que já fez sabe que realmente é isso que você quer fazer e quanto cada uma dessas partes contribuiu para chegar onde está.

Grupo PET - Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?

Reinaldo - Aproveitem esse momento na vida de vocês. A graduação é um instante muito especial na vida pessoal e profissional de vocês. É a partir das escolhas que vocês fazem agora que grande parte do futuro de vocês vai ser "moldado". Aproveitem ao máximo a capacidade de vocês e dos professores para obterem o máximo de conhecimento e não serem apenas "mais um" como tantos outros, mas acima de tudo façam assim porque realmente é o que querem. Como vocês sabem computação muitas vezes é uma área "ingrata" com os seus profissionais, então façamos todos que cada dia de trabalho seja um prazer e um divertimento e não apenas uma obrigação para pagar as contas no final do mês.

Grupo PET - Professor, mais uma vez, muito obrigada pela sua participação no PETNews deste mês.

Reinaldo - Nada.