Animação Digital
A animação digital é uma área bastante promissora e que vem consolidando sua importância ao longo dos anos. Nesta matéria, conheceremos um pouco sobre a carreira no âmbito da animação.

A animação digital é uma subárea da computação gráfica e consiste em técnicas para gerar o movimento de imagens utilizando o computador. Na verdade, na animação digital, uma imagem é renderizada e exibida na tela e, logo em seguida, é substituída por outra ligeiramente modificada, o que nos dá uma ilusão de movimento. A renderização consiste na geração de imagens (objetos 2D), por meio de cálculos matemáticos, a partir da descrição de um objeto 3D ou 2D.

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, novas ferramentas para a geração de animações surgiram. Programas como o Maya (responsável por grande parte dos efeitos gráficos do filme Avatar), o 3D Studio Max, o Blender (programa open source para modelagem 3D) promovem o aquecimento cada vez mais rápido do mercado mundial dessa área. O Brasil, por exemplo, é apontado como um dos cinco maiores produtores de animações 3D, e faltam profissionais para atender às necessidades do mercado.

Animação em 3D.


Figura 1 - Cena do filme Avatar, um marco para a animação 3D mundial.

Mas, nos perguntamos: "E o que o curso de Ciência da Computação tem a ver com essa área?" ou "Onde está inserido o trabalho de um cientista da computação nessa área?" Somos nós que, por exemplo, escrevemos os modelos e programas utilizados para geração das animações. Para isso, é preciso conhecer bem as técnicas utilizadas para geração de imagens 3D, renderização de imagens, geração de efeitos gráficos, tais como luz e sombra, névoa, texturização, etc. É possível ainda gerar animações como resultado final da codificação, utilizando, por exemplo, uma biblioteca gráfica chamada OpenGL. Essa biblioteca fornece os métodos essenciais para geração de imagens estáticas e de animações. Vale lembrar, que isso requer conhecimento relevante da matemática, principalmente nas áreas da geometria analítica, cálculo e álgebras vetorial e linear.

Com o mercado bastante aquecido, a computação gráfica, em geral, ganha uma motivação a mais para ser estudada. A área da animação no Brasil é bastante promissora. Veja mais informações sobre o mercado no âmbito da animação digital no vídeo abaixo.

Por Francisco Demontiê dos Santos Junior
(demontie@dsc.ufcg.edu.br)