Guaraná Jesus, uma peculiaridade do Maranhão.
"O Sonho Cor-de-Rosa" e "Abençoe sua sede!"

O Guaraná Jesus é uma particularidade do estado do Maranhão, foi criado em 1920 pelo farmacêutico e ateu Jesus Norberto Gomes, na capital maranhense.

O objetivo de Jesus, quando criou a bebida, era sintetizar um medicamento para o estômago utilizando uma máquina de gaseificação importada, no entanto sua criação fracassou e ele resolveu transformar o suposto remédio em uma bebida doce e inofensiva para os seus netos, com o tempo a bebida extrapolou o âmbito familiar e mais tarde tornou-se um grande sucesso na região.

Guaraná Jesus é um refrigerante de cor rosa, com um cheiro peculiar parecido com tutti-frutti  e sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus, segundo a lenda, 17 ingredientes. Os ingredientes são, até onde se sabe, naturais, são extratos de guaraná, que contém cafeína,teofilina e teobromina, coletados em uma viagem que Jesus fez para a Amazônia, é por isso que muitos maranhenses falam que este é o único refrigerante que não agride o corpo humano.

A bebida construiu um mercado tão forte no Maranhão que suas vendas superaram as da Coca-Cola, por causa disso, em 2001, a filial maranhense da Coca-Cola comprou os direitos de distribuição e a fórmula da bebida, impedindo sua saída do estado de origem, único lugar onde é produzido. Alguns maranhenses acreditam que esta restrição, na venda do produto,  vem de uma cláusula do contrato que impede a comercialização fora do estado por questões familiares, o criador da bebida não queria e os filhos mantiveram seu desejo.

A popularidade do refrigerante mais conhecido do Maranhão vai contra toda a lógica publicitária, pois até 1998 nenhuma propaganda do produto tinha sido veiculada em qualquer meio de comunicação. Em 2007, a revista Seleções, na edição de janeiro, no prêmio 100 Mais Brasil, que destacou os 100 acontecimentos, produtos ou fatos mais falados no ano anterior, premiou o Guaraná Jesus como a melhor bebida do Brasil, veja a lista dos premiados aqui.

Em média, no Maranhão, os tamanhos e os preços das embalagens são similares aos da Coca – Cola. No entanto, em pontos turísticos a bebida tem um valor agregado maior, o que faz com que o seu preço ultrapasse até o dos demais refrigerantes.

O poder comercial da bebida é tão grande que turistas chegam a levar estoque do refrigerante para seus estados/países e as agências de viagem usam a bebida, alinhada com o folclore, como forma de atrair os turistas para o estado.

Portanto, para todos aqueles que ficaram curiosos em conhecer esta bebida, de sabor característico, em tentar entender o seu grande sucesso, restam apenas três opções:

  • Ir ao estado do Maranhão e adquirir o produto;
  • Encomendar por meio de amigos ou adquirir por meio de alguns sites de compra;
  • Esperar que a política comercial do produto seja alterada e ele passe a ser comercializado em outros estados.

Após um desses passos, boa apreciação!

Por Priscilla Vieira
(pvieira@dsc.ufcg.edu.br)