A História do Brasil nas Copas do Mundo
Conheça um pouco sobre a trajetória vitoriosa do Brasil nas Copas do Mundo de Futebol.

        De quatro em quatro anos, acontece a competição esportiva mais famosa do mundo. Seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

        O francês Jules Rimet foi o criador da Copa do Mundo, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).

        A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã jogando em casa e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet. O Brasil disputou apenas 2 jogos, ganhando um e perdendo o outro, sendo eliminado na primeira fase.

        As copas de 1934 e 1938 foram realizadas na Itália e na França, respectivamente, e tiveram a seleção da Itália como a vencedora dos dois mundiais. O Brasil em 1934 não passou da primeira fase e no ano de 1938 terminaria a Copa em terceiro lugar.

        Nos anos de 1942 e 1948, não houve Copas do mundo devido à segunda Guerra Mundial.

        Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã, teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a equipe uruguaia conseguiu o que parecia impossível: virar o jogo para 2 a 1, após estar perdendo de 1 a 0 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.

        O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

        Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.

        Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.

        Nas Copas de 1982 e 1986 o Brasil, comandado pelo mestre Telê Santana, formaria o que seria considerando por muitos a melhor seleção de futebol de todos os tempos. Liderado pelos jogadores Zico, Sócrates, Falcão e Toninho Cerezo, o Brasil encantou o mundo com o futebol arte, mas não conseguiu se consagrar campeão, perdendo para a Itália em 1982 e para a França em 1986.

        Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o país anfitrião: a França.

        Em 2002, na Copa do Mundo do Japão/Coréia do Sul, primeira vez em que uma Copa é sediada por dois países, teve o Brasil consagrado como pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0, mostrando mais uma vez a hegemonia brasileira no futebol.

        Em 2006 será realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição voltará para os gramados da Europa. Espera-se um evento muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. Façam suas apostas!


Por Marcus Vinícius de O. Régis