Dicas para sobreviver a um final de período.
Por Delano Oliveira
(delanohelio at gmail dot com)
Nada pior que um final de período “carregado”, com muitas provas, trabalhos, projetos e, em alguns casos, provas finais. Pensando nisso, esta matéria foi escrita, com algumas dicas de como sobreviver a tudo isso.

Sempre no final de período muitos alunos ficam desesperados buscando terminar as últimas atividades das suas disciplinas. Esse desespero ocorre devido, muitas vezes, ao número de atividades que estão planejadas para o final do período, como: avaliações, projetos, relatórios e provas finais. Então, para sobreviver a uma “tsuname” de atividades é importante manter a calma e está no controle da situação. Para isso, a seguir algumas dicas.

  • Dedique esse final de período à graduação. É importante lembrar que o final de período corresponde apenas a algumas semanas que podem decidir o futuro do seu curso.
  • Fique atento às datas e se programe. O cumprimento dos prazos dos projetos, as datas das provas, dentre outros, devem estar dispostos em um calendário de uma forma que chame bem a sua atenção, dessa forma você poderá se programar e obter o seu melhor desempenho.
  • Não fique com medo e vá em busca do sucesso. Quando se perde uma cadeira é ruim para o histórico curricular e para quem perdeu, pois terá que ver aquilo tudo de novo. Então, não se deixe levar pela sua situação, como alguns dizem “dê o sangue”, lute até o final.
  • Se for pra prova final, ESTUDE. Prova final não é bom para ninguém, mas não é o fim do mundo, então verifique o conteúdo da prova e comece a estudar pelo assunto que tem mais dificuldades, pois certamente esse foi o culpado por você estar na final. Além disso, fique atento à nota que precisa obter na final, mas não se limite a isso.

Para que muitas atividades não se acumulem no final de período é interessante que o estudante se programe desde o seu início e busque se doutrinar em relação às datas e aos prazos das atividades. O estudante que tem o controle da situação, ao longo de todo o período, sofre menos ao seu final .

Não esquecer que isso é apenas um momento e que ele vai passar antes mesmo que se possa imaginar. Logo depois disso, virá o descanso (merecido ou não), em que as noites de saída e finais de semanas perdidos poderão ser recompensados sem o peso na consciência. E, como dizem os alunos da nossa graduação, “A tendência é piorar!” (Brincadeira).