PlayStation Network
Por Caio Paes
(caiocmpaes@gmail.com)
A indústria de jogos digitais é um dos negócios mais lucrativos, atualmente, no ramo do entretenimento, chegando a ser mais lucrativa do que a cinematográfica. Confira algumas informações sobre a PlayStation Network, serviço da Sony que oferece, aos jogadores de PlayStation 3 e de PlayStation Portable, uma rede para permitir jogos online multiplayer
e Jeymisson Oliveira
(jeymissoncz@gmail.com)
Atari, Super Nintendo e Colheita Feliz.

Há alguns anos, jogar videogame era sinônimo de sentar em frente à TV e jogar contra a máquina ou contra um amigo. Porém, com o crescimento da internet e o aumento do número de usuários, as grandes indústrias de videogame passaram por um período de perda de mercado, pois os usuários podem, agora, jogar milhares de jogos na internet, dispondo apenas de um browser. Quem iria comprar um console, comprar os jogos e comprar um cartão de memória, se poderia se divertir de graça? Poucos compravam.

Após alguns anos investindo em jogos cada vez mais caros, porém mais bem produzidos, na tentativa de atrair novamente o público jovem, uma saída encontrada por algumas produtoras de videogames foi utilizar a internet, aliada aos seus consoles, para permitir que os usuários jogassem com mais interatividade, em jogos multiplayer.

PlayStation Portable (PSP).

Dentre as gigantes produtoras do mercado que estão apostando na ideia de usar a rede ao seu favor está a Sony, oferecendo a PlayStation Network (PSN) aos usuários de PlayStation 3 (PS3) e PlayStation Portable (PSP). A PSN foi criada em novembro de 2006 e, atualmente, possui cerca de 77 milhões de contas cadastradas. O requisito para os usuários é dispor de uma boa conexão de banda larga, para evitar atrasos nos jogos.

PlayStation 3.

A PSN tem funcionalidades similares a uma rede social, permitindo adicionar ou deletar amigos, ler e escrever mensagens, criar salas de bate-papo dentro de um jogo, conversar por voz, texto e vídeo, e jogar em rede. Para utilizar a PSN, os usuários devem possuir uma conta do serviço. O sistema mantém os dados dos jogos do usuário salvos em sua conta. Exemplos de funcionalidades disponíveis pelo sistema são ranking de pontuações de acordo com os jogos, títulos e avatares. Tudo o que o usuário possui fica salvo, podendo ser acessado de outro console.

Dentro da PSN funciona a PlayStation Store. Nessa loja, os usuários podem comprar jogos, filmes e séries de TV e fazer o download desses para até 5 consoles diferentes. Os valores dos itens são calculados de acordo com o câmbio monetário atual. A PlayStation Store possui alguns itens exclusivos da loja online, como novos mapas para Call of Duty e novas faixas para Rock Band e Guitar Hero.

Recentemente, a Sony se tornou notícia em todos os blogs de tecnologia, com a notícia de que a PSN havia sido hackeada e dados de mais de 70 milhões usuários tinham sido violados. Dentre os dados, estavam informações pessoais, senhas e talvez até dados de cartões de crédito. A PSN esteve fora do ar durante o período de 20 de abril a 2 de junho de 2011. Após o ocorrido, algumas estimativas apontavam que a Sony teria um prejuízo de mais de 20 bilhões de dólares, porém, em comunicado da empresa, o prejuízo declarado pelo hack na PSN foi de $ 3,3 bilhões.

Kinect e XBox 360 S.

Além de se preocupar com cyber ataques, a Sony também tem que lidar com a forte concorrência no mercado dos games. A Microsoft, detentora do console XBox 360, elevou a qualidade da jogabilidade do usuário a outro nível, ao lançar o Kinect (sensor de movimentos que se integra ao XBox 360 S) no final do ano passado. O Nintendo Wii é outro concorrente forte, no momento. Utilizando controles e itens próprios para determinados jogos (direção e pistola, por exemplo), o Wii também estimula o uso de movimentos corporais para jogar.

Nintendo Wii.

Quanto ao futuro das empresas envolvidas, nada está decidido, porém com a criação de videogames cada vez mais viciantes, quem sai ganhando é quem pode pagar por uma maravilha dessas.