Consumismo, um grande “parceiro” do Bem Estar
Por Arthur Silva Freire
(arthursfreire@gmail.com)
Algumas pessoas chegam a se sentir mal caso não possuam os lançamentos da coleção de inverno, ou o Ipad 2, por exemplo. Consumistas compulsivos são capazes de estourar o orçamento e ficar atolados em dívidas, apenas por desejar demais algo.

As pessoas fazem diferentes coisas para se sentirem bem. Algumas preferem viajar, outras preferem praticar esportes, mas também há quem só se contente fazendo compras. Basta um novo produto ser lançado no mercado, que o desespero e a vontade de adquiri-lo levam certas pessoas a tomar atitudes sem pensar, só para aliviar seu desejo e assim se sentir melhor.

O ato de consumir é visto por algumas pessoas como um ato de liberdade. Há pessoas capazes de se privar de suas necessidades básicas (alimentação, por exemplo) para conseguir comprar aquilo que desejam. Consumismo compulsivo é uma doença, e precisa ser tratada.

No mundo em que vivemos, existem produtos que são capazes de oferecer mais bem estar para as pessoas. Contudo, devemos mesmo fazer de tudo para obtê-los? Hoje em dia, o ato de comprar está diretamente ligado ao bem estar. A publicidade apela muito para esse fato, tentando assim obter uma maior quantidade de venda. Será que isso é realmente bom para as pessoas?

O vídeo abaixo trata do consumismo compulsivo:

Mesmo que você não seja um consumidor compulsivo, você tem que admitir que seria muito difícil voltar a viver sem celular, sem computador e sem televisão. Alguma vez você já chegou a se imaginar sem esses aparelhos que facilitam nossas vidas e que nos trazem, indiscutivelmente, um grande bem estar?

Imagine a dificuldade que as pessoas tinham para poder se comunicar quando a tecnologia não era tão evoluída como hoje. Imagine a dificuldade das empresas em expor seus produtos ao mundo. Será que existem pessoas no mundo de hoje que não têm condições de consumir, não têm acesso à internet, não têm acesso à praticamente nada sofisticado e que podem ser felizes? Recentemente, o Globo Repórter fez uma matéria sobre esse fato. Veja a primeira parte dessa matéria no vídeo abaixo.

Confira na tabela abaixo os produtos mais comprados pela internet em 2009 e 2010.

Produtos mais comprados na internet em 2009 e 2010.