Quais foram as sedes de todas as Copas do Mundo?
Vinte países já sediaram a Copa. Conheça um pouco mais sobre as sedes, histórias e curiosidades.
O Estádio Centenário,
local da primeira final da Copa do Mundo, em 1930,
na cidade de Montevidéu, Uruguai

Nas primeiras edições da Copa do Mundo, as sedes eram escolhidas em congressos da Federação Internacional de Futebol (FIFA). As escolhas eram sempre polêmicas, devido à distância da América do Sul à Europa, que desde essa época já eram as duas potências futebolísticas. Foi assim na decisão de que a primeira Copa (1930) seria no Uruguai, e por isso só 13 países participaram, sendo apenas 4 da Europa.

Em 28 de maio de 1928, foi decidida, no 17º Congresso da FIFA, a criação da Copa do Mundo. O congresso foi realizado na cidade de Amsterdã na Holanda, e determinou que o Campeonato Mundial seria realizado a cada quatro anos. Foram 25 votos a favor e cinco contra. Neste mesmo congresso foi eleito o Uruguai a primeira sede, após a desistência de outros países.

As duas Copas seguintes foram na Europa, na Itália e na França. Mais uma vez a decisão da sede gerou uma grande polêmica (na Copa do Mundo de 1938 que foi na França), já que os americanos desejavam um sistema rotativo de sedes, uma edição na Europa e a seguinte na América do Sul. Por esse motivo, o Uruguai e a Argentina boicotaram o evento.

Mascotes da Copa do Mundo de 2002 – Japão e Coréia do Sul

Após o ano de 1949, (de 1939 a 1949 não houve Copa do Mundo, devido à Segunda Guerra Mundial) para evitar qualquer tipo de controvérsia ou boicote, a FIFA adotou o padrão do rodízio de sedes entre a América e a Europa, e esse padrão foi utilizado até a Copa do Mundo de 1998. Imediatamente após a Guerra, a FIFA optou como sedes os países que não se envolveram diretamente no conflito ou não foram palco da guerra. As Copas do Brasil e da Suíça ocorreram, respectivamente, em 1950 e 1954.

Durante a edição da Copa do Mundo de 2002, pela primeira vez, dois países dividiram a sede do evento e pela primeira vez o evento foi realizado fora dos continentes Americano e Europeu. Os países sede foram: Japão e Coréia do Sul.

A Copa desse ano será a primeira no continente Africano, na África do Sul.

Em 30 de Novembro de 2007 foi decidido que a Copa do Mundo de 2014 será realizada no Brasil. As 12 cidades onde os jogos serão disputados foram definidas no dia 31 de maio de 2009, em anúncio oficial da FIFA, sendo essas: Belo Horizonte – MG, Brasília - DF, Cuiabá - MT, Curitiba - PR, Fortaleza - CE, Manaus - AM, Natal - RN, Porto Alegre - RS, Recife/São Lourenço da Mata - PE, Rio de Janeiro - RJ, Salvador - BA e São Paulo - SP.

O sistema de escolha da sede evoluiu ao longo dos tempos, sendo hoje escolhido por 24 membros do Comitê Executivo da FIFA, que analisam as condições (infra-estrutura, estádios, segurança, turismo, etc.) necessárias para um país sediar o evento.

Os países candidatos que passaram no “filtro” dos membros do Comitê Executivo da FIFA participam da eleição que escolhe a sede da Copa do Mundo em voto secreto. Se um candidato obtiver mais de 12 votos a votação é encerrada. Caso contrário, o país com menos votos é eliminado. Este processo se repete até sobrarem apenas dois candidatos. Em caso de empate, o presidente da FIFA decide qual será a sede entre os dois candidatos.

Atualmente, a escolha da sede é realizada seis anos antes do Mundial, tempo necessário para que o país-sede se prepare com a reforma e construção de novos estádios, aeroportos, hotéis, ruas e etc. Mas nem sempre foi assim,  por exemplo:

  1. A sede da primeira Copa foi escolhida apenas dois anos antes do evento;
  2. Em 1983, a Colômbia desistiu de sediar o evento, o México a substituiu (pois já havia sediado a Copa de 1970) e teve apenas três anos para preparar a Copa de 1986;
  3. Em 1966, com um acordo realizado entre os competidores, a Espanha começou a se preparar 16 anos antes de sediar o Mundial, tempo recorde de preparação.

Ao todo, 207 seleções já competiram por uma vaga na Copa do Mundo, e 78 nações já se classificaram pelo menos uma vez. Desses, só 11 chegaram a final, e só 7 ganharam. Dos 7 campeões, seis ganharam pelo menos 1 título jogando em seu país. A exceção é o Brasil, que perdeu a final da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai.

Veja, a seguir, quadro com todas as sedes e resultados dos quatro primeiros lugares de cada edição da Copa do Mundo:

(1): Não houve disputa de terceiro lugar oficial na Copa do Mundo de 1930; Os Estados Unidos e a Iugoslávia perderam nas semifinais, e ambas são consideradas como classificadas na terceira colocação no torneio.

(2): Não houve uma partida final oficial na Copa do Mundo de 1950. O torneio foi decidido em um grupo final disputado por quatro seleções. Contudo, a vitória do Uruguai sobre o Brasil por 2 a 1 foi a partida decisiva que colocou os uruguaios à frente em pontos e assegurou-lhes terminar acima dos outros do grupo como campeões mundiais.   

A partir do dia 15 desse mês começa a torcida de todos os brasileiros para que a nossa seleção não seja mais uma exceção e que ela continue sendo a líder isolada do grupo dos sete campeões das Copas. Avante Brasil! Rumo ao Hexa!

Márcio de Carvalho Saraiva
(marcio@dsc.ufcg.edu.br)