Curiosidades da seleção brasileira
Durante as 19 Copas do Mundo da FIFA, incluindo a atual na África do Sul, a seleção brasileira brilhou com seus uniformes e demonstrou garra e paixão pelo seu país.

No mês de julho, a seleção brasileira de futebol completa 92 anos de uma história repleta de conquistas e glórias. Durante esse tempo, o Brasil se tornou o país mais bem-sucedido na história da Copa do Mundo, sendo a seleção que mais vezes foi campeã do evento (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e que participou de todas as suas edições, incluindo a Copa do Mundo de 2014, pois como o Brasil sediará o evento, automaticamente participará deste.

Durante as 19 edições do evento, vários modelos de camisa foram usados pelos jogadores. A camisa “amarelinha” teve vida mais longa e boa aceitação da população brasileira, entretanto outras camisas marcaram a passagem da seleção pelas Copas.

A camisa branca com detalhes na cor azul foi usada nos anos de 1930, 1938 e 1950, sendo este último ano marcante, pois foi quando o Brasil perdeu para o Uruguai na final da Copa daquele ano, que fora realizada no país. A decepção diante do Uruguai fez a cor não ser mais utilizada pela seleção em Mundiais. A seguir, são mostradas as camisas da seleção brasileira nos anos de 1930, 1938 e 1950.

A partir de então, a camisa amarela foi usada nos anos seguintes, variando o modelo conforme os anos se passavam.  Em 1994, por exemplo, a camisa tinha patrocinador (a empresa Umbro) e três grandes escudos em relevo. Em 2002, a camisa passou a ter a gola amarela e o verde ganhou espaço em detalhes na frente da camisa, além do símbolo da Copa disputada no Japão e Coréia do Sul. Para a Copa de 2010, a camisa do Brasil adotou um estilo mais clássico, sem grandes detalhes. A gola lembra a do modelo de 70 e em cada manga há uma listra verde. A seguir, são mostradas as camisas “canarinho” da seleção brasileira de 1994, 2002 e 2010.

No infográfico abaixo, estão descritas todas as camisas usadas pela seleção brasileira em Copas do Mundo.

A seguir, algumas curiosidades sobre a história das camisas da seleção brasileira na Copa.

  • Após a derrota de 1950, um concurso foi feito para a escolha do novo uniforme da seleção. O vencedor foi o jornalista gaúcho Aldyr Garcia Schlee. O novo uniforme, em verde e amarelo, estreou nas eliminatórias da Copa de 1954, no jogo em que o Brasil venceu o México por 2 a 0;
  • Na final da Copa de 1958, o Brasil enfrentou a Suécia, que também jogava de amarelo. Não tendo preparado um uniforme reserva, o Brasil recortou os escudos de suas camisas amarelas e os costurou sobre um jogo de camisas azuis compradas de última hora em uma feira livre de Estocolmo. Nascia, assim, o uniforme azul número dois da seleção brasileira;
  • A Nike, fornecedora de material esportivo da seleção, divulgou uma linha de casacos, shorts, agasalhos e bonés nas cores negras. Com o nome de “Black Pack”, o kit já é usado pelos jogadores e comissão técnica em viagens. De acordo com a empresa, a ideia de “escurecer” o verde e amarelo foi um modo radical e inovador de criar um visual ainda mais amedrontador para a seleção mais temida do planeta.

Agora, cabe à população brasileira torcer muito, para que a seleção “canarinho” faça bonito na África do Sul e que a camisa 2010 traga muita sorte.

Por Savyo Nóbrega
(savyo@dsc.ufcg.edu.br)