Homem grávido?
Conheça um pouco mais da Síndrome de Couvade

Assistindo ao filme Júnior, estrelado por Arnold Schawzenegger e Danny DeVito, você certamente deu muitas risadas com as situações e trapalhadas cometidas por um homem que engravidou depois de tomar uma droga experimental. O filme tenta, em ritmo de comédia, descrever os percalços do que seria uma gravidez masculina.

Atualmente, a medicina ainda não conseguiu transpor os obstáculos naturais e sociais e possibilitar uma gravidez masculina. Mas, um estudo recente realizado pelo hospital universitário londrino St George's verificou que determinados homens podem desenvolver diversos sintomas relacionados à gravidez, a exemplo de alterações no humor, enjôos, inchaços, etc. A pesquisa foi realizada com dois grupos de homens: um que estava casado com mulheres grávidas e outro com mulheres que não estavam grávidas. Para o primeiro grupo, a maioria deles sentiu enjôos, apetites por comidas exóticas, etc. Tal observação visava verificar a veracidade da Síndrome de Couvade.

Couvade, do francês "incubar", é o nome que se dá a "gravidez" psicológica que os homens têm, mais especificamente, das sensações masculinas similares às de mulheres grávidas. Na verdade, acredita-se que a Síndrome de Couvade seja uma condição psicossomática, uma espécie de resposta física a um estímulo emocional. Esta condição emocional costuma ser provocada pelo envolvimento emocional que o homem tem quando sua parceira está grávida. Mas, existem outras teorias que afirmam que esta síndrome pode ser uma "declaração de paternidade", uma espécie de inveja da posição de importância que a mulher assume em uma gravidez ou ainda uma questão hormonal.

Os principais sintomas dos "pais grávidos" são os seguintes:

  • Variações de apetite;
  • Aumento de peso;
  • Enjôos;
  • Insônias;
  • Indigestão;
  • Diarréia e prisão de ventre;
  • Flutuações de humor;
  • Dores nas costas; e
  • Desejos por comida.

A medicina registra também casos, inclusive, de dores similares às do parto. Existe também a possibilidade de desenvolvimento de pseudociese - um inchaço na região abdominal sem causa aparente. Além destas sensações, existem estatísticas de depressão pós-parto afetando 3,6% dos homens. Esta depressão é causada pela substituição da atenção, que passa a ser direcionada para o bebê, e possui como características as mudanças de humor, constante irritabilidade, afetando, inclusive, a vida sexual do casal.

Apesar de ser um objeto de estudo da medicina, cujas causas e conseqüências para a saúde humana estão pouco esclarecidas, a Síndrome de Couvade enfatiza um termo que durante muito tempo foi encarado como brincadeira: "casal grávido". De fato, uma gravidez não é apenas a geração uterina de um novo indivíduo, é uma modificação que começa no corpo e prolonga-se por toda a vida: é a chegada de um novo membro para a família, que cada vez mais precisa ser encarada num conjunto maior de aspectos emocionais, físicos, financeiros, dentre muitos outros, afetando não só a gestante, mas todos aqueles que a cercam.

Por Elloá B. Guedes