Entrevista com o presidente do CAESI.
Renato Miceli Costa Ribeiro, presidente do CAESI - Centro Acadêmico dos Estudantes de Informática dá entrevista ao grupo PET, fala sobre as atividades realizadas pelo CAESI durante a sua gestão, fala sobre metas alcançadas e dá conselhos aos alunos.

Este mês, o Grupo PET entrevista Renato Miceli Costa Ribeiro, presidente do Centro Acadêmico dos Estudantes de Informática. Muitos já o conhecem pessoalmente, mas não conhecem o seu trabalho. Nesta entrevista, concedida ao PETNews vamos saber um pouco mais sobre os seus afazeres que contribuem para o dia-a-dia dos estudantes de Ciência da Computação.

Grupo PET – Você cursa que período?

Renato – Estou no quinto período, entrei em 2006.1.

Grupo PET – Há quanto tempo você participa das atividades do CAESI?

Renato – Eu estou no CAESI desde o primeiro período. Na verdade, eu não estava oficialmente, eu estava auxiliando Júlio Zinga, que era integrante da chapa passada. Júlio estava precisando de ajuda e como eu e meus amigos estávamos com tempo disponível, éramos Feras (risos), daí a gente começou a ajudar o Júlio, especialmente na recepção aos feras, informes em sala de aula e assim se sucedeu. A gente freqüentava bastante o CAESI nessa época, era divertido.
 

Grupo PET – E como presidente?

Renato – A gente foi eleito em setembro de 2007, ganhamos por 3 votos da chapa concorrente, e desde então eu sou presidente do CAESI. Foi bem disputado. Mas de 2006.1 até 2007.1 estava aqui como voluntário.

Grupo PET – Quais são as atividades que você anda desempenhado na presidência do Centro Acadêmico dos Estudantes de Informática?

Renato – Na presidência, a gente tenta auxiliar um pouco cada atividade, é uma atividade maior de coordenação. Claro que tem o envolvimento do presidente em cada uma das atividades, mas em geral é mais superficialmente, mais para guiar o estudante que está desempenhando aquela atividade. Atividades como a Taça Caesi, que é uma atividade amplamente divulgada e tem a participação de quase toda a graduação; o CineCaesi, uma atividade que vem desde muito tempo... da época do professor Dalton. Temos também a avaliação de disciplinas, o estudante tem o direito a uma avaliação dos professores, das disciplinas. Além das Calouradas, que é a parte boa (risos).
           

Grupo PET – Quais são as diferenças que podemos notar no CAESI desde que você se tornou presidente?

Renato – O CAESI da minha época estava bastante desgastado, já não tinha uma força estudantil tão forte para trazer o CAESI para mais perto da vida do estudante. Júlio Zinga e Demétrio eram os últimos integrantes do CAESI que permaneciam ativos. Na época, Júlio era a “cara” do CAESI, se falava no CAESI você pensava em Júlio Zinga, pois ele era a única pessoa que mantinha forças pra erguer o nosso Centro Acadêmico. Mas ele e Demétrio não tinham como dar conta sozinhos de uma organização grande como é o CAESI, de todas as atividades e dos seus estudos. Como nós gostamos da atividade desde que éramos Feras, de lá para cá estamos aumentando o empenho em todas as nossas atividades para a melhoria do CAESI. É tanta a nossa dedicação, que assim que o Júlio saiu a gente logo montou um chapa para concorrer à diretoria executiva do CAESI e nós fomos eleitos. Hoje, o CAESI é muito mais ativo, empenhado, do que antigamente. Os estudantes vêm visitar o CAESI, vão assistir ao CineCaesi, a Taça Caesi nunca teve tantas equipes participantes quanto na edição passada, o nosso espaço físico está melhor, mais movimentado e limpo.

Grupo PET – Além das atividades aqui realizadas, você participa de outras atividades na UFCG?

Renato – Participo. Sou integrante da equipe do LSD no projeto OurGrid, e sou monitor da disciplina Teoria da Computação, do terceiro período.

Grupo PET – Quando e para o que os alunos devem procurá-lo? Onde?

Renato – Além das atividades que são mostradas ao público, como as atividades que eu já comentei, também realizamos atividades administrativas, como a representação do colegiado, representação na reunião do departamento, e nas reuniões do centro. Essas reuniões são bastante decisivas para o futuro da graduação: foi na reunião do departamento que a gente discutiu a alocação dos professores, que discutiu qual seria a nova organização do  bloco CN; é na reunião do colegiado que a gente discute questões sobre o trancamento de disciplinas, dilatação de curso. É nas reuniões do centro que a gente discute questões como a segurança na UFCG. Então, se os alunos tiverem alguma opinião, sugestão de como poderíamos proceder nesses casos, ou mesmo em uma parte que não seja administrativa... se o aluno tem vontade de ajudar no CineCaesi, dar uma sugestão de um filme legal, ajudar na organização da Taça Caesi, tudo isso é muito bem-vindo. Basta falar comigo por e-mail, telefone, eu estou sempre acessível... tenho msn, gtalk, orkut... (risos), daí podemos até marcar para nos encontrar onde for melhor para o estudante e conversar.

Grupo PET – O seu mandato termina quando?

Renato – O nosso mandato tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos. Como fomos eleitos em setembro de 2007, no máximo, minha presidência vai até setembro de 2009, não só minha presidência, mas todos os outros cargos.

Grupo PET – Como funciona “o mínimo e o máximo” que você comentou?

Renato – É optativo, a gente pode escolher uma data. Os alunos podem saber mais lendo o nosso Estatuto disponível no site http://www.dsc.ufcg.edu.br/~caesi/. Agora temos uma página atualizada regularmente, algo que o antigo CAESI, antes do meu mandato, não tinha. No site, também temos informações de todas as atividades que o CAESI realiza, entre várias outras coisas. Ainda vamos discutir qual será o nosso período para o fim de mandato.

Grupo PET – Até o fim do seu mandato, o que você pretende realizar a mais?

Renato – A gente vai continuar erguendo o CAESI, trazendo novas atividades, mantendo as atividades atuais, que estão bem sucedidas. Iremos realizar nossa primeira edição da avaliação de disciplinas nessas próximas duas semanas, e pretendemos realizá-la todos os períodos. Também pretendemos reformar nosso espaço físico, para fornecermos melhores acomodações aos graduandos. Lembrando que temos a atividade de recepção dos Feras, realizada junto com o Grupo Guardians e com o Grupo PET, e vamos continuar realizando.

Grupo PET – Quantos integrantes o CAESI possui?

Renato – A diretória executiva é composta por 17 integrantes, divididos em 3 cargos superiores e 4 secretárias, tudo isso definido no Estatuto que pode ser visto no site.
       Os cargos superiores são: o Presidente, o Vice-Presidente, Pedro Henrique, e o Secretário Geral, Marcos Célio.
        As secretárias: Educação e Cultura, Divulgação, Fazenda, Esportes e Recreação.

Grupo PET – Para terminar, você tem algum recado, reclamação ou conselho para passar para os alunos?

Renato – Eu espero o melhor para a graduação, e é pra isso que estamos aqui. Fomos eleitos democraticamente para representar os alunos de Ciência da Computação frente à toda a UFCG e nós queremos ser cobrados disso. Lembro também que todos os alunos da graduação fazem parte do CAESI, e nós somos a diretoria executiva, seus representantes perante a coordenação, o departamento, o centro, a reitoria... E como todos os alunos são parte do CAESI , eles sempre são bem-vindos para auxiliar nas nossas atividades. Nossas reuniões são abertas, e todos podem participar.

Grupo PET – Muito obrigado presidente Renato pela entrevista para o PetNews.

Renato – Valeu pessoal!

Por Márcio de Carvalho Saraiva