Pesquisas do PET
Por Eder Andrade
(eder.rodrigues@ccc.ufcg.edu.br)
Nesse mês, conheça um pouco mais sobre as pesquisas do pet computação ao longo dos seus 20 anos de existência.

O grupo PET computação trabalha com base em três pilares: Pesquisa, Ensino e extensão, como a maior parte do tempo de um petiano é dedicada à pesquisa, vários trabalhos já foram desenvolvidos ao longo desses 20 anos, vamos relembrar de alguns que foram destaque durante todo o tempo de existência do programa:

Matraca: Ferramenta open source para auxilio de deficientes visuais no uso de computadores, como por exemplo: edição de um texto, uso de uma calculadora ou envio de um e-mail. O software é implementado em Java e o sintetizador é o FreeTTS.

Lince: Oralização de surdos. Esse projeto promove o ensino da língua falada para surdos não mudos. O projeto consiste em criar uma animação que interaja com surdos, ensinando-lhe a controlar a intensidade da sua voz, para que se adeque aos padrões normais, e com isso, contribuir para sua inclusão social.

iCall: Sistema biométrico para registro da presença do aluno em sala. Com o objetivo de reduzir o tempo com o registro de presença dos alunos de ciência da computação e automatizar esse processo, foi posto em prática o desenvolvimento de um sistema biométrico para registro de presença do aluno em sala.

ITWoL IT for Improving Women`s Live.Contando com a participação de instituições como: UFCG, Universidade Eduardo Mondlane UEM e Banco de Moçambique, visam a pesquisa pesquisar a adequação e aplicação de soluções de TI para amenizar os problemas de desigualdades sociais e econômicas e de violência contra a mulher.

PERSEU Projeto em parceria com o curso de fisioterapia da UEPB. O projeto busca, com auxilio da tecnologia, combater o DORT, que são distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho.

SIGAPET Sistema para Gestão Automatizada de Grupos PET.O SIGAPET é um sistema web para gerenciamento de atividades dos grupos PET através de geração de gráficos e relatórios ele promove uma forma simples e automatizada de gerenciar as atividades dos grupos, o SIGAPEt foi desenvolvido em 2011 como atividade de disciplinas da graduação do curso de computação.

YP - easYProcess.Utilizar-se das melhores práticas de desenvolvimento de software é essencial para a boa implementação em projetos oferecidos em algumas disciplinas, sendo isso muito importante para o sucesso nestas. Com o objetivo de auxiliar os alunos da graduação no gerenciamento do processo desenvolvimento dessas aplicações foi criado o easYProcess, idealizado pela Professora Drª Francilene Procópio Garcia, concebido no ambiente do grupo PET Computação no ano de 2003. Desde 2003.1 o EY vem sendo utilizado no Laboratório de Engenharia de Software, além de se tornar uma metodologia utilizada pelos alunos do curso e que seja também expandido sua utilização em projetos de pequeno e médio porte em empresas.

WebShell A necessidade de acompanhar o passo-a-passo da construção do código dos alunos, para possibilitar uma avaliação mais detalhada foi a principal motivação para o desenvolvimento da ferramenta WebShell. Esta possibilita a utilização de uma interface para que os alunos codifiquem um shell Python online usando apenas os browser, sem a necessidade de instalação de outros programas adicionais, fornecendo a equipe dados sobre as etapas de desenvolvimento. A equipe de desenvolvimento é formada pelo orientador Prof. Dr. Dalton Serey Guerreiro, Matheus Gaudêncio do Rêgo (co-orientador) e a petiana Jéssika Renally Ribeiro Rodrigues, e está sendo realizado no Splab.

Desenvolvimento de uma Ferramenta para o Gerenciamento da Rede Pesquisa orientada por um ex tutor do PET, o professor Jacques Philippe Suavé, realizada no grupo de pesquisa Botton Line do DSC, que visa o desenvolvimento de uma ferramenta para gerenciamento de rede, identificando erros e informando o significado de forma especifica pois, um técnico por exemplo, pode entender de forma diferente do engenheiro responsável.

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo PET computação podem ser encontradas no site do PET.

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.