O curso para nas férias?
Por Jéssika Renally
(jessica.rodrigues@ccc.ufcg.eu.br)
Não há estudante que não fique imensamente feliz com a chegada das férias. Mas será que todos os graduandos e pós-graduandos em Ciência da Computação conseguem e podem se esquecer da universidade nesse período?

Férias é uma palavra que designa um período de descanso após uma atividade contínua de trabalho ou aulas. Essa palavra provém do original em latim "feriae, -arum", que significava, na cultura romana, o dia em que  não se trabalhava por prescrição religiosa.

A palavra férias foi incorporada à nossa gramática pelos portugueses, e, sem dúvida, é um dos períodos mais aguardados do ano. Mas, para muitos, esse período não é só de descanso. Existem muitas pessoas que durante essa época precisam desempenhar certas atividades ou até mesmo se inscrevem em cursos extras, conhecidos como "Cursos de Férias".

Diferente das atividades da graduação, ao menos no nosso departamento, em que o curso é dividido em dois períodos por ano, os alunos da pós-graduação passam o período de dezembro, janeiro e fevereiro em "atividade" - esses meses integram o "Período especial de verão" ou 4º trimestre. Durante esse período, os alunos normalmente não têm aula, mas devem continuar atuando em seus projetos de pesquisa e trabalhos de tese e dissertação.

Logo, durante uma pós-graduação, esse período de férias perde um pouco o significado comum. Muitos alunos da graduação também não estão completamente desligados do departamento nas férias. Em virtude dos projetos, nessa época, existe um número significativo de estudantes circulando no DSC para dar continuidade às suas atividades de pesquisa.

Vale ressaltar, também, a presença dos professores, que facilmente podem ser encontrados, fazendo-se um rápido passeio pelos corredores do departamento ou pelas salas dos laboratórios.

Apesar do significativo período de férias, (final de dezembro, janeiro e parte de fevereiro), muitas pessoas aproveitam esse tempo extenso para estudar. Durante o mês de janeiro, o Departamento de Matemática e Estatística (DME) ofereceu cursos de férias para alunos que perderam disciplinas, ou que quiseram adiantar alguma. Neste ano, foram ofertadas 3 disciplinas à graduação em Ciência da Computação: Cálculo 1, Cálculo 2 e Álgebra Vetorial.

Outros alunos também aproveitam as férias para estudar o assunto do próximo período, inclusive foi divulgado, com antecedência, o horário das disciplinas para o período 2012.1. Há ainda alguns que se dedicam a conhecer novas tecnologias, novas linguagens de programação e o desenvolvimento para diversos aplicativos. Muito possivelmente, o que está em alta nessas férias é conhecer um pouco mais sobre Android, o sistema operacional móvel da Google.

De certo que o que a maioria dos graduandos está mesmo é aproveitando suas férias. Só quem faz Ciência da Computação na UFCG sabe o quão desgastante pode ser um período. Existe até uma teoria difundida no DSC de que os períodos no segundo semestre do ano são mais difíceis. Mais difíceis ou não, é bom perceber que as férias estão acabando. Quem decidiu estudar algum assunto e ainda não começou, ainda está em tempo, quem acha que ainda não descansou o suficiente, aproveite, faltam poucos dias para o inicio das aulas.

As férias têm que ser uma época de relaxamento e reordenação de cada pessoa, afinal de contas elas demarcam um período importante de desligamento da tensão e do estresse adquiridos ao longo do período que passou e nos prepara para o que há de vir.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.