Conquistas do DSC
Por Jéssika Renally
(jessica.rodrigues@ccc.ufcg.edu.br)
O ano de 2011 foi repleto de conquistas para o Departamento de Sistemas e Computação (DSC), obtivemos êxito no nível de graduação, pós-graduação e nas demais atividades de pesquisa. Foram inúmeras as conquistas que vieram enriquecer o nosso Departamento.

O DSC/UFCG está de parabéns. Pelo quinto ano consecutivo, o curso de Ciência da Computação obteve nota máxima na avaliação da Editora Abril, os programas de pós-graduação “sanduíche” e intercâmbio da graduação estão sendo intensificados, destacando também a contratação de novos professores.

Os graduandos trouxeram ao DSC várias conquistas. No âmbito das atividades de competição em programação, pode-se ressaltar:

  • Medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Informática;
  • Medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática;
  • Primeiro lugar na Maratona da USP;
  • Medalha de ouro na Maratona da SBC 2011;
  • Vaga para a Maratona de Programação que ocorrerá em maio de 2012 na Polônia.

Outra conquista importante para o DSC foram as notas do POSCOMP. Uma pesquisa informal realizada pelos alunos da graduação mostra que a média da UFCG é superior em 7 pontos à média nacional.

Quanto à pós-graduação, o programa de Mestrado e de Doutorado do departamento está a cada dia mais consolidado. O programa é avaliado com o conceito 4 pela Capes e disponibiliza 30 vagas para Mestrado (serão estendidas para 35 em 2012) e 10 para Doutorado. Entre os alunos da pós-graduação, alguns trabalhos receberam destaque em eventos, como:

  • O artigo de Adabriand Furtado, aluno de mestrado orientado pelo professor Nazareno Andrade, foi escolhido como o segundo lugar entre os melhores do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.
  • O aluno Francisco de Oliveira Neto e a professora Patrícia Machado receberam o prêmio de melhor artigo no Brazilian Workshop on Systematic and Automated Software Engineering (SAST) 2011.
  • O artigo dos professores Rohit Gueyi e Tiago Massoni e dos alunos Gustavo Soares, Bruno Catão, Catuxe Varjão e Solon Aguiar foi escolhido como melhor artigo do SBES 2011.
  • O artigo do aluno de doutorado Rostand Costa (UFCG) e dos professores Francisco Vilar Brasileiro (UFCG), Guido Lemos de Souza Filho (UFPB) e Dênio Mariz Sousa (IFPB) foi selecionado entre os 5 melhores artigos do XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

Mais informações sobre essas e outras conquistas, podem ser acessadas por meio do site da pós-graduação.

Destaca-se, também, que o departamento de computação possui diversos laboratórios de pesquisa. Cada um deles agrega professores, graduandos, pós-graduandos, além de possuir parcerias com empresas e instituições.

À medida que as pesquisas nesses laboratórios vão sendo desenvolvidas, os resultados vão sendo acrescentados às conquistas do departamento.

A exemplo da eficácia dos laboratórios, pode-se citar, por exemplo, o Laboratório de Visão Computacional, cujo integrante, pesquisador Nivaldo Vasconcelos teve alguns resultados da sua tese de Doutorado utilizados na elaboração de uma artigo para a revista oficial da Academia Norte-Americana de Ciências (PNAS). Resultados dessa mesma pesquisa foram incluídos em um capítulo do livro "The Relevance of the Time Domain to Neural Network Models", publicado pela editora Springer em 2011.

Além do sucesso nas pesquisas desenvolvidas por alunos de graduação ou de pós-graduação, alguns projetos existentes nos laboratórios ganham uma grande repercussão. O Brisa-QT, projeto desenvolvido pelo doutorando Leandro Sales no Embedded é reconhecido como um SDK (plataforma de desenvolvimento padrão) padronizado e compatível com a especificação UPnP (Universal Plug and Play), gerando um impacto positivo na indústria no nível mundial.

O Smart Alarms ganhou o prêmio inovação da Chesf. Projeto do Prof. Jacques Sauvé e de Eloi Rocha, presidente da Smartiks.

Existem vários outros projetos de grande sucesso no DSC como o OurGrid, desenvolvido no LSD; o EPol, desenvolvido no SPLab; o SmartView, no LSI; entre outros. Vale salientar, que são inúmeros os projetos desenvolvidos no departamento, mesmo porque existem seis grandes laboratórios, que desenvolvem pesquisas nas mais diversas áreas.

Além das pesquisas e dos projetos, o DSC tem parceria com grandes instituições públicas e multinacionais, que junto aos laboratórios desenvolvem vários mecanismos para melhorar e evoluir a tecnologia que já dispomos.

Enfim, muitas outras conquistas ainda podem ser relatadas: aumenta cada vez mais o número de estudantes pesquisadores, as parcerias com as empresas ficam cada vez mais consolidadas, os laboratórios têm diversos projetos de referência no nível internacional. Mas, ficamos por aqui, na certeza de que a cada ano o DSC melhorará mais, oferecendo aos estudantes e professores que compõem esse departamento subsídios para estender as atividades desenvolvidas.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.