Premiação da Olimpíada Paraibana de Informática 2008
A Olimpíada Paraibana de Informática premia os vencedores da primeira edição.

No dia 22 do mês anterior, foram aplicadas, em Campina Grande e na capital paraibana, as provas da primeira edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI). Esse evento é organizado pelo PET Computação, Grupo de Métodos Formais (GMF) e Departamento de Sistemas e Computação, é apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), TV Itararé e Data Shop, tem como objetivo despertar o interesse de alunos paraibanos, do ensino médio e fundamental, para a área da computação e também é um preparatório para um evento maior, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Duas modalidades de provas foram aplicadas: iniciação, que consiste em uma prova de raciocínio lógico e analítico, voltado para os alunos das três séries finais do ensino fundamental; e programação, abordando conhecimentos básicos de programação, estruturas de dados básicas e algoritmos, que poderiam ser implementados usando Pascal, C/C++ ou pseudocódigo.

No primeiro dia de dezembro, foram anunciados os alunos e escolas premiados, e a cerimônia de premiação ocorreu no dia 03/12 no auditório do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), às 18h30min.

Os alunos que levaram a medalha dourada na categoria iniciação foram: Árysson Cavalcanti Figueiredo (Djanira Tavares - Campina Grande), Gustavo Daniel dos Santos (Motiva Jardim Ambiental - João Pessoa) e Gustavo Souto Henriques Campelo (GEO - João Pessoa). No pódio dos colégios com maior pontuação agregada, dentre os representantes medalhistas, a primeira colocação foi do colégio Motiva Jardim Ambiental – João Pessoa com uma pontuação expressiva, já que conseguiu medalhista de ouro, os dois representantes medalhistas de prata, além de quatro dos seis medalhistas de bronze. O colégio seguinte foi o Djanira Tavares – Campina Grande, e o bronze ficou com o GEO – João Pessoa.

Na categoria programação, o grande vencedor foi Felipe Abella Cavalcante Mendonça de Souza (GEO - João Pessoa), que ganhou com uma grande diferença dos concorrentes. O colégio campeão também foi o GEO – João Pessoa devido à pontuação do vencedor.

No mais, o maior vencedor é o evento que na primeira edição contou com uma grande participação e interesse dos alunos e uma organização eficiente que traz ainda mais e melhores expectativas para a próxima edição.

por Clerton Ribeiro de Araujo Filho