Os Laboratórios Bell e você
Veja porque você não pode viver sem ele...

Antes de qualquer coisa, pense um pouco nos dados seguintes:

  • existem 820 milhões de computadores;
  • 1,5 bilhão de televisores;
  • e 2,5 bilhões de celulares.

Reflita mais um pouco e pense no mundo sem toda essa parafernália. Uns achariam uma maravilha, outros um inferno. O que não passa despercebido é o impacto disso tudo na vida de grande parte dos mais de seis bilhões de habitantes do planeta.

A grande culpa de tudo isso é dos Laboratórios Bell, mais conhecidos como Bell Labs. Um dos maiores e mais importantes laboratórios de pesquisa tecnológica do mundo, lá surgiram os transistores, componentes fundamentais para a evolução dos computadores, foram fomentadas as primeiras transmissões de televisão e inventou-se a tecnologia celular (que está completando 60 anos).

O que seria da nossa caminhada hoje se não fossem os primeiros passos dados no passado? Aliás, como diz a cançãomake communications for the next generations – os passos do Bell Labs são sempre à frente.

Só para citar algumas inovações no âmbito da computação, o sistema operacional UNIX e as linguagens de programação C e C++ foram inventadas lá.

A raiz dessa grande árvore revolucionária de conhecimento, inovação e sucesso está em Alexander Graham Bell, inventor do telefone e fundador da primeira companhia telefônica dos EUA, junto com Thomas Edison. A companhia de Bell foi o embrião do que seria fundado formalmente, em 1925, com o nome de Bell Telephone Laboratories Inc, em Murray Hill . Ao longo da história a instituição tem recebido muitos prêmios e honrarias por seus feitos tecnológicos e descobertas científicas. Onze de seus pesquisadores já dividiram seis prêmios nobeis em Física:

  • Efeito Hall Fracionário(1998);
  • Armadilha óptica(1997);
  • Radioastronomia(1978);
  • Entendimento melhorado de estados eletrônicos em sólidos(1977);
  • Transistor(1956);
  • Natureza Ondulatória da Matéria(1937).

Hoje, o Bell Labs pertence à Lucent Technologies e está trabalhando, entre outros projetos, na elaboração de dispositivos que dêem suporte a uma rede universal e onipresente no futuro. São dispositivos da ordem de nanômetros. Alguns, como microfones da espessura de um fio de cabelo, já são usados em transmissões entre pilotos e suas equipes de automobilismo. São mais de 40.000 patentes em toda história do laboratório, então, lembre-se, a partir de agora, de que grande parte dos aparelhos eletrônicos que você usa tem uma significativa contribuição deles e de que grande parte do que você sonha usar daqui a 15 anos já está sendo testado.

Links:

http://www.alcatel-lucent.com/wps/portal/BellLabs

Por Anderson Ledo