SITUAÇÃO PENOSA
Ajude os caipiras a fazer contas.

O PETNews agradece a todos os leitores que enviaram respostas para o desafio do mês passado. Por ordem de recebimento do editor, eis os acertadores:

Pedro Henrique

Resposta da edição passada (CONTAS DE PESCADOR):

RESPOSTA: Como Bernardo e Ciro, em conjunto, pescaram 20 peixes, e Ciro e Diego, juntos, pescaram 18 peixes, na soma 20 + 18 = 38 entra duas vezes o número de peixes pescados por Ciro. Subtraindo de 38 o número de peixes por Ciro, teremos o total de peixes pescados por Bernardo, Ciro e Diego, que precisa ser divisível por 3, já que nenhum peixe foi cortado.

O número de peixes fisgados por Ciro precisa estar entre 7 e 17. Tem que ser maior ou igual a 7 porque Diego não pode ter pescado mais que 11 peixes e o total de Ciro e Diego é 18.; tem que ser menor ou igual a 17 justamente por causa desse total. Assim, Ciro só pode ter pescado 8, 11, 14 ou 17 peixes, números que, subtraídos de 38, resultam em múltiplos de três.

Testando todas essas possibilidades, conclui-se que somente 14 permite que as outras divisões sejam feitas sem que nenhum peixe seja cortado. Feitos os cálculos restantes, o resultado da pescaria foi o seguinte:

Álvaro: 8 peixes

Bernardo: 6 peixes

Ciro: 14 peixes

Diego: 4 peixes

Eduardo: 8 peixes

 

Desafio desse mês (SITUAÇÃO PENOSA):

Os irmãos granjeiros Tércio e Tibúrcio estavam em dificuldades financeiras e precisavam tomar algumas decisões importantes a respeito do seu galinheiro. Tércio, pessimista, pretendia vender 75 aves - assim, a ração duraria 20 dias a mais que o normal. Já Tibúrcio propunha a compra de mais 100 galinhas, confiando na obtenção de uma linha de crédito e argumentando que isso reduziria em apenas 15 dias o tempo que poderiam alimentar os animais. Quantas galinhas têm Tércio e Tibúrcio?


Desafios pendentes: