15 anos do Grupo PET-Computação da UFCG
Arrumamos a casa, convidamos tias, tios, primos e amigos para se juntarem a nós numa comemoração muito especial.

O Grupo PET-Computação nasceu no ano de 1992 e ao completar 15 anos resolvemos realizar um evento que aproximasse a graduação do grupo, representasse uma oportunidade de discussão sobre questões interessantes para a Universidade, divulgasse as atividades que realizamos e conhecêssemos/reencontrássemos petianos da época da criação do grupo.

Inicialmente, o PET era denominado Programa Especial de Treinamento e estava vinculado à Universidade Federal da Paraíba. Para a criação do grupo foi feita uma solicitação à CAPES, segundo a qual o curso já dispunha de recursos suficientes e objetivos promissores que justificavam a implantação do grupo. Como tutora foi designada a professora Maria de Fátima Câmelo e o grupo foi formado com quatro bolsistas. A partir de então sucederam a professora Fátima, na tutoria do grupo, o Prof. Dr. Jacques Philippe Sauvé, a Profa. Dra. Francilene Procópio Garcia e a atual tutora do grupo Profa. Dra. Joseana Macêdo Fechine. Quanto aos petianos, estima-se que já passaram pelo grupo cerca de 50 pessoas, sem contar os 12 bolsistas que formam o grupo hoje.

O evento PET-Computação 15 anos foi realizado entre os dias 03 e 05 de dezembro, no Centro de Extensão José Farias Nóbrega. No primeiro dia tivemos a primeira parte dos mini-cursos “Conceitos Básicos de Programação Orientada a Aspectos com AspectJ” e “Uma Introdução à Linguagem Python”, ministrados pelos mestrandos Amanda Saraiva (Ciência da Computação) e Diego Bezerra e Yuri Gomes (Engenharia Elétrica), respectivamente. Para marcar a abertura do evento, contamos com a presença do Coral da Universidade Federal de Campina Grande. Além disso tivemos a mesa-redonda “A Experiência Tutorial no PET”, composta pelos ex-tutores e pelo Prof. Vicemário Simões, Pró-Reitor de Ensino da UFCG, e presidida pela tutora Joseana. Os ex-tutores e a atual tutora puderam conversar sobre as atividades desenvolvidas em suas épocas, as dificuldades encontradas na tutoria do grupo, dentre outros pontos.

No dia 04, as comemorações continuaram com a segunda parte dos mini-cursos e com uma discussão interessante sobre o REUNI na mesa-redonda: “O REUNI no Âmbito da UFCG e do Curso de Ciência da Computação”. A mesa foi composta pela Profa. Dra. Vânia Sueli Guimarães Rocha, membro da comissão institucional REUNI/UFCG, pelo Prof. Msc. Camilo de Lelis Gondim, Vice-diretor do CEEI, pelo Prof. Dr. Dalton Serey Guerrero, Coordenador do Curso de Ciência da Computação e tendo como presidente da mesa a Profa. Dra. Joseana Macêdo Fechine. Em seguida, o Prof. Marcelo Barros fez uma pequena amostra do que será a sua oficina de música, organizada em breve pelo grupo PET-Computação.

O último dia do evento foi marcado por uma competição de Robocode, que envolveu a construção dos robôs no Laboratório de Ciência da Computação (LCC) e as batalhas, que ocorreram no Centro de Extensão José Farias Nóbrega. O vencedor da competição foi o aluno Paolo Victor que ganhou um MP4 player e o vice-campeão, Damyhonn Paulino, que recebeu uma câmera digital, ambos fornecidos pela Datashop Informática. À tarde, o Prof. Jacques Philippe Sauvé fez uma palestra, mostrando “As Profissões em Computação ”, que lotou o auditório do Centro de Extensão.

Às 18h, aconteceu a mesa-redonda: “A Experiência no PET, uma Visão dos Petianos Egressos”, reunindo petianos de diversas épocas, que contaram histórias, falaram sobre o quanto o PET acrescentou em suas vidas. Contamos com a presença dos sempre petianos: Álvaro, Wladimir, Raquel, Eliane, Guilherme, Yuska, Amanda, Marcus, Welimisson, Neto, Ianna, Ana Esther e Larissa. Foi um encontro de irmãos que consideram o programa como um elemento de grande contribuição para os caminhos que seguiram após se desligarem do PET.

Para encerrar o evento, a banda Kriri Jazz Band apresentou um repertório maravilhoso que deixou a todos os que estavam assistindo com gostinho de quero mais.

Como não poderia faltar em nenhuma festa de aniversário, cantamos os parabéns ao estilo do grupo PET-Computação. Os 15 anos do PET-Computação da UFCG foi um momento importante na história do grupo. Agradecemos a presença e a participação de todos e aguardamos as comemorações dos 20 anos do grupo.

Por Mariana Romão