Papai Noel e a Coca-Cola, o que esses dois teriam haver?
Existem versões sobre a disseminação do Papai Noel que conhecemos hoje, uma delas é que tenha sido feita pela grande empresa multinacional Coca-Cola.

      O Papai Noel é uma figura que está altamente ligada com o natal, às vezes mais do que o próprio nascimento de Jesus Cristo. Mas como isso aconteceu? Quem proporcionou esta mudança? Como o Papai Noel entrou nas nossas vidas? Existem duas versões para a disseminação desse personagem que está presente em nossos natais: a primeira é que o Papai Noel foi uma jogada de marketing da Coca-Cola no começo do Século XX, a segunda é que ele já existia antes da Coca-Cola usá-lo como propaganda. Mas em uma coisa todos concordam, é que a pessoa que deu a inspiração a tudo foi o arcebispo de Mira, São Nicolau Taumaturgo, nascido em 280 em Patara, na atual Turquia, que morreu aos 41 anos. Ele era muito bondoso e generoso. Entre as várias histórias ao seu respeito, contavam que ele sempre oferecia presentes aos pobres e salvava marinheiros vítimas de tempestades. A ele foram atribuídos muitos milagres, até que se tornou o padroeiro das crianças e dos marinheiros.

      Sua fama se difundiu na Europa até chegar nos Estados Unidos onde ficou conhecido como Santa Claus. Os que declaram que a figura do Papai Noel que conhecemos hoje é proveniente de uma campanha de marketing da Coca-Cola, afirmam que um sueco beberrão chamado Haddon Sundblon, fez o trabalho para a empresa numa tentativa extremamente bem sucedida de conquistar o público infantil. A história do Pólo foi atribuída ao cartunista americano Thomas Nast, pois o bom velhinho precisava de um lugar calmo, isolado, para poder fazer os presentes. O trenó e as renas são, provavelmente, contribuições escandinavas. O cachimbo e a chaminé, idéias finlandesas. Agora, o que ninguém consegue explicar é de onde vieram os duendes que ajudam o Papai Noel...

      A outra versão é que o mesmo Thomas Nast citado acima teria criado a imagem do Papai Noel com roupa vermelha e branca, gorducho, nórdico para a revista Harper's Weekly, e este mesmo personagem foi usado em várias outras campanhas publicitárias para várias empresas como Michelin, Colgate, antes de ser usado pela Coca-Cola no ano de 1930. No que acreditar? Bem, na Internet existem muitas especulações sobre esses fatos. Quem tiver curiosidade é só dar uma procurada que sites sobre isto não faltam. Entretanto, o mais importante é que um dia o mundo não esqueça que no Natal se comemora o nascimento de Jesus Cristo e não a vinda de um velhinho que traz presentes.

Nome do Papai Noel em outros países :
  • Alemanha: Weihnachtsmann (ou Nikolaus)
  • Dinamarca: Julemanden
  • Espanha e Argentina: Papá Noel
  • Estados Unidos: Santa Claus
  • Finlândia: Joulupukki
  • França: Père Noël
  • Inglaterra: Father Christmas
  • Itália: Befana
  • Países Baixos: Sinterklaas
  • Rússia: Babouschka
Por Lucas Albertins de Lima