Entrevista com o graduando Dirceu Medeiros que foi premiado no Claro Campus Mobile 2013, realizado em São Paulo neste mês de Julho.
Por Ana Luiza Motta Gomes
(ana.gomes@ccc.ufcg.edu.br)
Na entrevista deste mês, Dirceu Medeiros conta um pouco mais da sua experiência no Campus Mobile 2013 e também revela como será a viagem ao MIT que recebeu como premiação pela sua conquista.

Grupo PET - Olá, Dirceu. Primeiramente, conte-nos um pouco mais sobre sua você.

Dirceu - Tenho 26 anos e atualmente sou graduando em Ciência da Computação pela UFCG.

Grupo PET - Como surgiu a ideia do SaveMe?

Dirceu - A ideia surgiu a partir de uma reportagem que eu li no G1(site de notícias da globo). Na matéria estava escrito que uma mulher havia sido morta por engano ao entrar numa favela seguindo as orientações do GPS. Então eu pensei que deveria ter uma aplicativo que ajudassem as pessoas a se moverem de forma mais segura. Se você não conhece uma cidade é muito provável que em algum momento você possa estar entrando numa área que não devia.

Dirceu apresentando o seu aplicativo no Campus Mobile

Grupo PET - Quais são os seus planos para o futuro do SaveMe?

Dirceu - Bem, por enquanto o objetivo é fazer melhorias no protótipo e conseguir aumentar a base de dados do app(o que não está sendo fácil). Os próximos passos em relação ao app eu ainda estou analisando o que fazer, mas a ideia é que brevemente ele possa estar disponível no Google Play e futuramente em outras apps stores.

Grupo PET - De que forma surgiu a ideia de participar do Campus Mobile? E como foi participar do evento?

Dirceu - Bem, eu fiquei sabendo do Campus Mobile através de um email que o professor Nazareno mandou para a graduação.Depois disso eu soube que na edição anterior do Campus Mobile alguns alunos de Computação(Daniel Leite e Júlio Henrique) haviam participado com o projeto deles 'Busão' e comecei a achar interessante participar.O evento foi uma experiência única, lá você aprende bastante ouvindo palestras de grandes desenvolvedores como Qualcomm e Movile.Eles apresentaram novas tecnologias para dispositivos móveis, dicas de mercado, entre outras coisas. Por exemplo, a Qualcomm montou um mini-laboratório ao lado de onde ela realizado o hackathon e assim podíamos testar o desempenho dos nossos apps e eu particulamente achei isso muito legal. Também tive a oportunidade de conhecer estudantes de várias partes do país e você acaba trocando experiências e fazendo muitas amizades também.

Grupo PET - Você já sabe como serão as visitas aos laboratórios do MIT?

Dirceu - Na verdade eu ainda não sei muitos detalhes, mas o que nos foi passado é que inicialmente iremos visitar o Media Lab. Leo Burd é o contato que a professora Roselí de Deus Lopes( Coordenadora do Programa Campus Mobile) tem lá no MIT e ele irá nos guiar pelo laboratório e avaliar não apenas questões técnicas dos nossos aplicativos mas também viabilidade. impacto social , entre outros.

Dirceu foi um dos 3 premiados com uma viagem a Boston, com direito a uma visita ao Media Lab do MIT

Grupo PET - De que forma você acha que essa experiência vai contribuir para sua formação profissional e pessoal?

Dirceu - Acho que vai ser muito importante. Mesmo que por pouco tempo , conhecer um pouco sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Media Lab, receber dicas e aprender um pouco com a experiência de pesquisadores renomados na área de tecnologia acho que isso não tem preço e com certeza é uma experiência que irei levar pro resto da vida.

Grupo PET - Quais conhecimentos da graduação você usou para construir o aplicativo? E quais foram além da graduação?

Dirceu - Acho que de um modo geral todas as disciplinas na graduação ajudaram de alguma forma na construção do aplicativo, desde programação I e II até as disciplinas que estou cursando atualmente. Não falo apenas do conteúdo em si mas também a experiência profissional que cada professor compartilha é muito importante.Atualmente estou cursando SIG(Sistema de Informações Geográficas) é uma disciplina optativa ministrada pelo professor Cláudio Baptista e pra quem deseja desenvolver aplicativos nessa área de geolocalização eu aconselho cursar pois você irá conhecer algumas tecnologias bem interessantes.Fora da graduação eu pesquisei bastante em livros, fóruns, tutoriais e em algumas vídeos aulas para aprender sobre Android. Então o desenvolvimento e o aprendizado foram meio que intensivos.

Grupo PET - Dirceu, muito obrigado pela sua entrevista. O PET Computação deseja muito sucesso.

Dirceu - Eu que agradeço pela oportunidade.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.