Gerente de Contas TI
Por Rafael da Silva
(crafards@gmail.com)
Nesta edição, entenda o que faz o Gerente de Contas TI e sua atuação no relacionamento com os clientes de uma empresa de TI.

O gerente de contas é o responsável por identificar as necessidades de TI em uma empresa e, em seguida, elaborar ou ajudar no processo de elaboração de um projeto para solucionar os problemas encontrados, vendendo as soluções.

No nome do profissional, o termo “contas” refere-se à carteira de clientes corporativos, com os quais o profissional vai estabelecer e reforçar contatos comerciais, a fim de explorar melhor as dificuldades da empresa, auxiliando a definir as soluções mais adequadas para cada problema.

O bom gerente de contas deve procurar ter uma formação de nível superior em uma área de TI, como Ciência da Computação, e ter, preferencialmente, uma pós-graduação em TI ou administração. Também é desejável que tenha cursos de técnicas de vendas e marketing.

Alguns conhecimentos úteis ao Gerente de Contas TI:

• CRM (Customer Relationship Management);

• Técnica de venda;

• Gerenciamento de banco de dados;

• Relacionamento interpessoal;

• Negociação;

• Domínio dos produtos e tecnologias para soluções de TI.

O profissional terá um mercado muito amplo à sua disposição, haja vista que desde empresas que trabalham no setor primário até empresas que usam tecnologia de ponta necessitam de auxílio no relacionamento com o cliente, bem como de soluções de TI eficientes. Certamente, o relacionamento com o cliente e as soluções de TI são duas fortes ferramentas para aumentar a produtividade corporativa da empresa.

Frente às novas tecnologias, o profissional deve estar sempre bem atualizado e a frente das inovações, desta forma, garantindo uma performance profissional eficiente e reservando seu lugar no mercado, que é cada dia mais concorrido.

As principais atividades do Gerente de Contas TI são:

• Formar e gerenciar carteiras de clientes;

• Detectar necessidades de TI das empresas;

• Auxiliar na personalização das soluções encomendadas;

• Fechar vendas de produtos e soluções para a corporação.

O Gerente de Contas TI deve ter as seguintes qualificações:

• Boa comunicação e ser extrovertido;

• Capacidade de liderança;

• Possuir bom relacionamento interpessoal;

• Ser uma ponte no relacionamento entre empresa e cliente;

• Ser observador, planejador e possuir raciocínio rápido.

Algumas ferramentas necessárias ao profissional:

• Softwares de contato e agenda;

• Hardwares para comunicação (PDAs, celular, notebook);

• Aplicativos de gerenciamento de contato com o cliente (GoldMine, Vantive, Siebel, Clarify).

Também é importante que o Gerente busque certificações nas áreas de vendas, como a MS Certified Sales Professionals (MCSP). A IBM também possui certificações importantes na área de vendas de TI como a IBM Social Business Solution Sales Mastery e a IBM WebSphere Sales Mastery.

A experiência também conta bastante na profissão. O gerente de contas TI deve ser bastante dedicado e experiente em suas funções para garantir um bom salário.

Segundo a Info, um gerente Junior tem o salário médio de 15 mil reais, enquanto um pleno tem o salário médio de 18 mil e um sênior de 22 mil. Segundo a oferta de uma empresa privada em São Paulo, é oferecido um salário entre 160 e 200 mil para o gerente de contas TI. Segundo a Ceviu, em São Paulo, a média salarial está em 7,2 mil reais. Os mais experientes são remunerados com cerca de 14,4 mil reais.

Gerência de Contas TI é, com certeza, uma excelente área profissional para aqueles com boa capacidade de liderança, facilidade e aptidão para lidar com negócios. Quem sempre busca estabelecer novas metas de conquistas e é apaixonado por TI, além de ter ambição por altos cargos na empresa, certamente se sentirá atraído pela área.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.