A Cidade do Leão” agora é a “Cidade do Leão da Juventude”
Os Jogos da Juventude de 2010 vão começar. Na matéria Mundo desde mês vamos conhecer um pouco mais sobre Cingapura, sede do evento, país que em apenas 40 anos entrou na lista dos mais importantes do mundo.

Antes de qualquer coisa, temos que remover uma dúvida comum a muitas pessoas. O correto é Singapura ou Cingapura? Em português do Brasil, o certo é Cingapura. Com “s”, só em português de Portugal.

Agora, podemos conhecer um pouco mais sobre esse País que possui a segunda maior densidade populacional do mundo (6.814 hab./km², com, aproximadamente, 5 000 000 de habitantes).

Estátua da "Cidade do Leão".

Conta a lenda malaia que um príncipe sumatra encontrou um leão em Temasek (região da Cingapura) que lhe ordenou que encontrasse Cingapura.

O nome do país também surgiu dessa lenda, o príncipe Sang Nila Utama do império Sri Vijaya descobriu a ilha no século XI d.C. Quando ele pisou em terra viu o leão, um grande e feroz animal. O animal, pelo seu tamanho, porte e ferocidade intrigou o príncipe que batizou a ilha de “Cingapura”, do sânscrito cinga (“leão”) e pura (“cidade”). Na realidade, em Cingapura nunca existiram leões.

A cidade-estado de Cingapura é composta pela ilha de mesmo nome e por 54 outras pequenas ilhas, abrangendo uma superfície de 64 km². A população é formada por chineses (80%), hindus, malaios e euro-asiáticos que convivem em uma sociedade que apresenta um caráter aberto e cosmopolita.

Situada na saída do estreito de Malaca, Cingapura é uma nação independente desde 1965, ano em que se separou da Federação da Malásia. Desde então, a sua capital não parou de crescer, sendo considerada uma das cidades asiáticas mais prósperas e um dos termômetros econômicos de seu continente.

A cidade situa-se muito perto da linha do Equador e, por esse motivo, desfruta de um clima quente, com uma temperatura média anual de 30°C, o que permite visitá-la em qualquer época do ano. As chuvas podem ser abundantes durante a época das monções, entre novembro e janeiro, mas normalmente não duram mais do que algumas horas.

A data mais importante para a Cingapura é o dia da independência do país (sendo mais comemorada inclusive que o Natal e o Ano Novo). A figura de Sir Stamford Raffles, que em 1819 reivindicou a ilha como porto franco britânico, circunstância que permitiu o seu posterior desenvolvimento econômico, é muito prestigiada por todos os habitantes.

A capital do Cingapura é considerada uma das cidades mais limpas do mundo, já que, segundo a constituição em vigor no país, é expressamente proibido jogar papel no chão ou mascar chiclete em locais públicos (os infratores estão sujeitos a multas pesadas). Além disso, o vandalismo é extremamente condenado pela cultura local que continua muito conservadora.

Os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010, oficialmente conhecidos como Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, serão um evento multiesportivo realizado pela primeira vez e celebrado na tradição dos Jogos Olímpicos, para jovens com idade entre 14 e 18 anos, de 14 a 26 de agosto de 2010.

Até fevereiro de 2008, onze cidades tinham planos de serem candidatas aos Jogos da Juventude, destas nove se candidataram oficialmente. Apenas cinco se tornaram postulantes: Atenas (Grécia), Bangkok (Tailândia), Cingapura, Moscou (Rússia), e Turim (Itália). A lista foi reduzida novamente para duas finalistas, Moscou e Cingapura.

Os Jogos serão disputados em Cingapura, numa decisão anunciada em 21 de fevereiro de 2008. Depois do voto por correio de 105 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), o país ganhou o direito de ser sede, após um anúncio em Lausanne, Suíça, pelo presidente do COI, Jacques Rogge, com 53 votos contra 44 votos para Moscou. Estima-se que o evento contará com 3600 participantes de, aproximadamente, 170 países.

Interessante a história da Cingapura? Interessante também vão ser os Jogos da Juventude, uma ótima oportunidade para vermos os nossos atletas brasileiros antes de 2016.

Márcio de Carvalho Saraiva
(marcio@dsc.ufcg.edu.br)