Uma breve história de Simon & Garfunkel
Um breve resumo sobre a ascensão, queda e retorno de uma das melhores carreiras musicais de todos os tempos.
Foto do albúm Bookends (1968)

Nascidos e criados no bairro do Queens em New York, Paul Simon e “Art” Garfunkel se conheceram aos 11 anos quando encenaram a peça Alice no País das Maravilhas na escola. Cinco anos depois, decidiram formar uma dupla musical adolescente chamada Tom and Jerry, que não teve muita repercussão. A parceria musical foi interrompida quando ambos entraram na faculdade. Mas logo após concluírem-na, voltaram à dupla adotando outro estilo - o folk rock - e outro nome: Simon & Garfunkel.

O sucesso veio rápido com seu primeiro LP Wednesday Morning, 3 A.M. lançado em 1964 e que tinha, entre outras, as músicas Sparrow e The Sound of Silence (esta possui pelo menos duas versões em português). Logo foram chamados para gravar a trilha sonora de A Primeira Noite de um Homem (The Graduate, em inglês) que ajudou a cunhar a música Mrs. Robinson como outro sucesso da dupla.

Show no Central Park, Nova York (1981)

Simon & Garfunkel vinham tendo uma ascensão incrível. Haviam lançado dois álbuns em 1966 - Sounds Of Silence e Parsley, Sage, Rosemary and Thyme - ganhando dois prêmios Grammy em 1969, lançando mais dois em 1968 - The Graduate e Bookends - sempre muito bem recebidos pelo mercado e pela crítica, quando surgiram os primeiros conflitos devidos à divergência artística entre ambos. O desgaste que tomou conta da dupla, assim como sua ascensão, foi muito rápido.

Foi aí que decidiram lançar o que seria o último álbum da parceria, o Bridge Over Troubled Water (contendo o já consagrado single The Boxer, gravado, em português, pela banda Limão com Mel) que passou 6 semanas na posição de primeiro lugar de vendas nos E.U.A. e ainda permaneceu nesta lista entre os primeiros por muito tempo depois. A dupla decidiu acabar logo após ganhar os prêmios Grammy de Melhor Música Contemporânea, Melhor Canção do Ano, Melhor Álbum do Ano, Melhor Arranjo de Vocais de Acompanhamento, Melhor Gravação e Melhor Engenharia de Gravação em 1971.

Turnê "Old Friends" (2003)

Trinta anos se passaram e após se suspeitar que as tentativas de retorno haviam sido esgotadas, ambos aparecem anunciando uma volta tímida em 2002, que foi ganhando força e culminou numa das maiores obras do folk rock americano, o DVD: Old Friends - Live on Stage. O show gravado ao vivo em New Yorkem 2004 apresenta ambos com um visual completamente maduro e um arranjo especial para regravar sucessos que marcaram época na cultura americana dos anos 60, 70 e 80.

A turnê que vinham fazendo recentemente, a Old Friends In Concert, encontra-se parada devido a um tratamento para um problema nas cordas vocais de "Art" Garfunkel. O site oficial da dupla informa que eles voltarão à turnê assim que Art recuperar sua voz completamente, para que a apresentação não deixe a desejar. Tomara que ocorra tudo bem para que este problema não culmine, de fato, no fim da carreira musical de ambos.

 
Por Tales Tenorio de Souza Pimentel
tales.tsp@gmail.com