Um "exame de DNA" na carreira de dois grandes cientistas para descobrirmos o "pai" da nossa profissão.
Muitos dizem que o pai da computação é Alan Turing, outros afirmam que é Charles Babbage. Mas, afinal, quem é o verdadeiro pai? Descubra no final da matéria!
Charles Babbage.

Em 1791, nasce na Inglaterra um dos maiores inventores da computação, Charles Babbage.

Babbage era muito inteligente e conquistou uma carreira de muito sucesso como professor de matemática da Universidade de Cambridge, uma das mais tradicionais da Inglaterra.

Máquina Analítica.

O inventor apresentou o projeto da sua primeira grande máquina no ano de 1822, chamada de Máquina Diferencial, que era capaz de resolver equações polinomiais, possibilitando a construção de tabelas de logaritmos, um dos maiores problemas da época. Graças a esta invenção, em 1823, Charles Babbage recebeu o financiamento do governo britânico para construir um dispositivo capaz de resolver qualquer tipo de cálculo, contanto que fosse devidamente programado para isso. A sua invenção mais ambiciosa viria um dia ser o nosso conhecido computador. O ancestral dos computadores de hoje foi batizado de Máquina Analítica.

Infelizmente, Babbage morreu em 1871, muitos anos antes de poder ver seu invento ser concretizado, uma vez que a tecnologia do seu tempo não permitiu que a Máquina Analítica fosse construída.  Charles Babbage era um inventor à frente do seu tempo.

Augusta Ada Byron.

Charles Babbage contou com a ajuda de Augusta Ada Byron no seu invento, conhecida como a Condessa de Lovelace. Nascida em 1815, em Londres, Ada era filha de um poeta, e após se casar com um barão em 1835, tornou-se condessa.

Em 1840, a cientista conheceu os estudos de Babbage e começou a ajudá-lo em suas pesquisas, principalmente na tradução dos documentos do francês para o inglês.

O contato entre eles aconteceu várias vezes, mas não existe nenhuma prova de que eles tiveram algum caso amoroso. Será ela a mãe da nossa carreira? E Grace Murray Hopper?  Não discutiremos isso agora, nosso foco é encontrar o pai!

Ada criou os primeiros fundamentos de programação e desenvolveu vários programas, o mais famoso era capaz de calcular a Seqüência Numérica de Bernoulli. Carinhosamente, Babbage a chamava de "Feiticeira dos Números".

Logo, podemos afirmar que o primeiro programador da história foi uma programadora. Muitos anos depois, em 1974, o Ministério de Defesa americano criou uma linguagem de programação chamada ADA, em homenagem a condessa.

Babbage se mostra um forte candidato à paternidade da computação. Agora, veremos Alan Turing.

Alan Turing.

Nascido em Londres no dia 23 de junho de 1912, Alan Mathison Turing foi um matemático britânico (matemático assim como Babbage. Não podemos esquecer a importância da matemática para a nossa formação acadêmica). Filho de um militar, logo cedo se interessou pela ciência. A maior parte do seu trabalho foi voltada para a área da espionagem.

Com, aproximadamente, 24 anos, criou uma máquina teórica capaz de indicar que sistemas poderosos poderiam um dia ser construídos (vemos essa máquina em Teoria da Computação). Sua máquina pode ser programada de tal modo que pode "imitar" qualquer sistema formal.

Turing também desenvolveu um teste para comprovar se um computador possuía ou não inteligência artificial. Esse teste consistia em um usuário não poder diferenciar se as respostas a perguntas elaboradas por ele mesmo eram vindas ou não de um computador. Caso afirmativo, o computador poderia ser considerado como dotado de inteligência artificial, contribuindo assim para o contexto da área da Inteligência Artificial.

Parte do computador Colossus.

Além de tudo isso, sob sua liderança, foi projetado o Colossus em 1943, computador britânico que foi utilizado na II Grande Guerra Mundial. Essa máquina tinha como objetivo "quebrar" códigos alemães secretos produzidos por uma máquina de codificação chamada Enigma. Ele venceu com cálculos as bombas de Hitler.

Turing também trabalhou nos Estados Unidos em um projeto de transmissão de dados transatlânticos de forma segura.

Durante esta matéria, vimos que Alan Turing e Charles Babbage seriam ótimos representantes para a nossa carreira. Felizes são os profissionais que possuem tão grandes exemplos em seu ramo de atuação. Porém, podemos concluir que:

  1. Devemos estudar bastante os conceitos vistos nas disciplinas Introdução à Computação (1º período, a partir da qual estudamos a história de grandes cientistas como Babbage e Turing), Teoria da Computação (3º período), Inteligência Artificial (6º período) e as disciplinas do Departamento de Matemática;

  2. Charles Babbage é considerado o pai do computador, pois criou a Máquina Analítica;

  3. A Alan Turing é atribuído o título de pai da informática, que veio a receber em 1975, graças aos seus estudos e grande contribuição para a área da Teoria da Computação;

  4. Juntos, eles podem ser considerados os pais da Ciência da Computação!
Por Márcio Saraiva
(marcio@dsc.ufcg.edu.br)