Tecnologia 3G enfim chega à Paraíba |
Chega a Paraíba a tão falada rede 3G – a 3ª geração de celulares. Saiba o que ela nos traz de novo. |
No último dia 10 de agosto (Dia dos Pais), após nove meses de espera, foi anunciado o lançamento da rede 3G na Paraíba. A tecnologia de celulares mais esperada do ano foi lançada inicialmente em quatro cidades paraibanas: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Bayeux. Com isso, os paraibanos agora contam com tecnologia de ponta e têm uma oportunidade única de adquirir uma nova experiência em comunicação móvel. 3G é a sigla para Terceira Geração, padrão de telefonia celular que sucede o 1G (geração analógica) e o 2G (geração digital – a que conhecemos atualmente). A primeira rede 3G do mundo foi inaugurada em 2001 pela japonesa NTT DoCoMo. No Brasil, a pioneira no setor foi a operadora Vivo, que oferece serviços de terceira geração desde 2004. E na Paraíba, quem deu o primeiro passo para a inovação no setor foi a operadora de telefonia móvel Claro, mas a TIM já anunciou que estará trazendo seus serviços de terceira geração em outubro deste ano e a Vivo avisou que estará chegando a Paraíba com a 3G, em dezembro de 2008. Apenas a operadora Oi não informou ainda quando disponibilizará da tecnologia, pois seu foco continua sendo o serviço.
Claro – primeira operadora com
3G da Paraíba A chegada da 3G traz uma tendência inevitável que, em pouco tempo, será vital para a comunicação pessoal móvel: a banda larga. A tecnologia permite o uso do celular ou computador para transferência de dados com velocidade de banda larga. Dessa forma, a banda larga móvel oferecida pela 3G coloca em outro patamar a utilização de serviços no celular como:
Com as redes 3G, novos serviços se tornam possíveis no celular, tais como:
Além disso, a TV Digital permite a todos os celulares, com a tecnologia 3G, se conectar em qualquer sinal digital proveniente de qualquer emissora de TV, como a Rede TV! HD, Rede Globo HD, Record HD, SBT HD e outras.
iPhone – um dos aparelhos
com suporte à tecnologia 3G Mas como nem tudo é tão bom quanto parece, para usufruir dessa tecnologia, os usuários precisam desembolsar uma boa quantia de dinheiro, pois os aparelhos celulares mais avançados e os pacotes mais completos saem por algumas centenas de reais. Além disso, os planos de voz das operadoras têm limites de tráfego e a qualidade do serviço no Brasil ainda deixa a desejar, como podemos ver em resultados dos testes realizados pela Folha em junho deste ano. Algumas pessoas também reclamam que a 3G vem tirar ainda mais a privacidade dos usuários de telefonia celular. Exemplo disso é o vídeo bem-humorado que circula na Internet com relação à polêmica da videoconferência: Com todos os prós e contras, o que se espera é que a tecnologia seja ampliada e, cada vez mais, aperfeiçoada. Assim, será possível promover ainda mais a inclusão digital pelo celular e permitir o acesso à informação cada vez mais democrático, interativo e integrado. Quem desejar saber mais sobre a rede 3G, pode acessar o portal brasileiro dessa tecnologia. Mas nada que uma rápida busca no Google e Youtube não possa apresentar ao leitor um leque enorme de matérias e comentários a respeito do assunto. |
Diego T. Cavalcanti |