Como são escolhidos os esportes olímpicos?
Existem inúmeros esportes, porém apenas 35 esportes estão presentes na Olimpíada de Pequim. Nessa matéria você vai ficar sabendo o porquê disso.
Foto basquete

São muitos os esportes presentes na Olimpíada de Pequim, dentre os quais o futebol, tênis, basquete, judô. Mas porque eles estão incluídos no programa dos Jogos Olímpicos e outros não estão como, por exemplo, o kung fu?

O órgão encarregado de decidir se um esporte entra ou não no programa olímpico é o COI – Comitê Olímpico Internacional.

Basicamente, um esporte é considerado olímpico se for praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes. Já no caso das mulheres, se é praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes. Porém, mesmo que um esporte atenda a esse requisito, o esporte pode não ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos, pois o número de esportes não pode ser muito grande, já que aumentando o número de esportes olímpicos, aumentaria também o número de atletas, o que poderia tornar inviável a organização de uma Olimpíada.

Logo, o COI definiu que para um esporte entrar no programa olímpico, outro esporte tem que sair. Essa decisão de quem entra ou sai é realizada pelo Comitê Olímpico Internacional, que analisa cada modalidade.

Depois de tudo decidido, o esporte só poderá ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos de uma Olimpíada, com no mínimo sete anos de antecedência dos Jogos dessa Olimpíada.

Foto beisebol

Depois das Olimpíadas de Pequim, o beisebol e o softbol (a versão feminina do beisebol) vão passar a não fazer mais parte do programa olímpico, logo vão ficar fora da próxima Olimpíada, que vai ser em Londres no ano de 2012.

Os dois foram excluídos no 117º Congresso do Comitê Olímpico Internacional, realizado em julho de 2005. Um motivo para a exclusão do beisebol, que foi introduzido em Barcelona em 1992, e o softbol, em Atlanta-1996, são a falta de popularidade e o baixo interesse da imprensa mundial.

Outro motivo para a exclusão do beisebol foi, principalmente, o fato de o esporte não conseguir atrair para os jogos os seus grandes astros, que em sua maioria joga nos grandes times americanos, além da grande quantidade de escândalos de doping.

Apesar de terem sido excluídos, nada impede que o beisebol e o softbol voltem a ser esportes olímpicos, fato que já aconteceu com o Tênis, que foi esporte olímpico de 1896 à 1924 e no ano de 1968 transformou-se em esporte de exibição, voltando a fazer parte do programa olímpico em 1988.

Mesmo que um esporte não esteja incluso no programa olímpico, ele ainda pode ser “reconhecido” pelo Movimento Olímpico, que é o grupo de organizações, atletas e outras entidades regidas segundo os Estatutos Olímpicos e que reconhecem a autoridade do Comité Olímpico Internacional. Esse é o primeiro passo para a inclusão de um esporte no programa. Para o esporte conseguir esse reconhecimento, a sua Federação Internacional deve existir a dois anos no mínimo, além de ter que provar para o Movimento Olímpico, que o esporte possui um caráter olímpico e um estatuto.

Foto futsal

O futsal ainda tem um longo caminho para se tornar um esporte olímpico, já que ainda não é  reconhecido pelo Movimento Olímpico. Infelizmente,  Falcão e o Brasil vão ter que esperar por essa medalha, por enquanto.

Por Márcio de Carvalho Saraiva