Dinossauros na Paraíba

A cidade de Sousa no Sertão Paraibano já foi reduto de vários Dinossauros.

 

      0 estudo dos dinossauros - a origem e diversidade de espécies, o seu habitat, o modo de vida e as causas de sua extinção, sempre atraiu a atenção de muitas pessoas em todo o mundo. Os vestígios desses animais foram encontrados no "Vale dos Dinossauros", município de Sousa, Estado da Paraíba. O Vale dos Dinossauros/PB, internacionalmente conhecido em virtude das pegadas e fósseis de dinossauros, é um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo.

      As primeiras pegadas de dinossauros foram encontradas no Brasil, em 1897, na localidade de Passagem das Pedras (Sousa - PB), pelo agricultor Anísio Fausto da Silva, que com espanto denominou-as de "rastro do boi e rastro da ema". Mas, já em 1920, um geólogo que visitava o local soube desta história e desconfiado, foi e descobriu que na verdade se tratavam de dinossauros.

      Foram descobertas a existência e as características de duas pistas de dinossauros, diferentes entre si, encontradas no leito rochoso do Rio do Peixe. Apesar da sua importância, o material, no entanto, ficou esquecido por um longo tempo, ora submerso pelas inundações desse rio, temporário, ora coberto por grandes camadas de areia e cascalho.

      Giuseppe Leonardi - padre, geólogo, paleontólogo e pesquisador, acabou por descobrir cerca de vinte localidades com pegadas de dinossauros, sendo que treze destas no Município de Sousa, sete no município de São João do Rio do Peixe (antiga Antenor Navarro) e mais em outras áreas dos municípios do Oeste-Paraibano, numa extensão aproximada de 700 Km2, região que veio receber o nome sugestivo de Vale dos Dinossauros. Em 20 de novembro de 1996, um grupo de sousenses decidiu fundar uma ONG, a MOVISSAUROS - Associação Comunitária "Movimento de Preservação do Vale dos Dinossauros". A partir de então, foram realizadas várias buscas de novas pistas "dinossáuricas" nos municípios de Sousa e de São João do Rio do Peixe, ambos na Paraíba. Até o momento foram descobertas mais de 150 novas pegadas de dinossauros - herbívoros e carnívoros.

Por Lucas Albertins