Retrospectiva Acadêmica
Por Yuska Paola
(yuskapaola@gmail.com)
Yuska, doutoranda em Computação/Engenharia Elétrica pela UFCG e pela Université Paul Cézanne em Marseille, conta sua retrospectiva na graduação e como está sua vida acadêmica e profissional.

Eu sou péssima com datas! Mas acredito que fiz parte do PET durante os anos de 2001-2002 até o final da minha graduação, em 2004. Parando agora para pensar, já faz um tempinho, mas, de fato, ainda não saí da faculdade... Entrei no PET no tempo em que ainda se chamava Programa Especial de Treinamento e que enfrentava uma crise para se manter como um programa do Governo Federal.

Se não me engano, passei no último lugar, como já estava acostumada. No vestibular, fiquei no décimo quarto lugar na lista de espera, e adivinhem, chamaram 14! No PET, tive contato com movimentos estudantis que lutavam pela permanência do programa, assim como tive contato com a conhecida poupança forçada, super conhecida na época, em que as bolsas atrasavam e recebíamos 4, 5, até 6 bolsas de uma única vez (ficávamos ricos!)... Fiz amigos, desenvolvi pesquisa acadêmica (o primeiro deles o easYProcess, vocês não devem conhecer), apresentei trabalhos em congressos, participei das plenárias finais de ENE e ENAPET! Trouxemos o ENEPET para Campina e eu, encarregada dos certificados, enviados pelos Correios, virei noites endereçando os envelopes com o endereço da UFCG que sei decorado até hoje! Muitas lembranças, ótimas recordações...

Aprendi, embora tenha muito a melhorar, a escutar e refletir sobre as críticas dos colegas nas reuniões de final de ano. Horas e horas de conversas e como consequência: semanas de reflexão e algumas mudanças visíveis, outras em amadurecimento até hoje. O PET me proporcionou não apenas ter contato com a tríade Pesquisa, Ensino e Extensão, mas a me tornar um ser pensante, crítico e capaz de interagir com o meio no qual eu vivo. Indignando-me às vezes, me calando quando necessário e buscando melhorar a cada dia! Muitas as risadas, algumas lágrimas.... momentos inesquecíveis! O PET passou no tempo, no momento, mas ficou na lembrança e na minha formação...

Depois, continuei, na faculdade... são quase 12 anos que entro e saio da UFCG quase todos os dias! É muito tempo! Mas acredito que esteja perto do fim! Uffa! Já não era sem tempo! Final da graduação tentei mestrado para a UFPE e UFCG, optando por ficar em Campina Grande. Meu orientador, Bernado Lula Junior! Um professor mais do que admirável! Um mestre com uma capacidade extraordinária... horas e horas lendo e relendo (comigo do lado) minha dissertação! Quem faz isso?? Me pergunto e não encontro outro nome que não seja o dele! Minha dissertação foi na área de Interface Homem Máquina, mais precisamente na concepção de interfaces do usuário baseado em múltiplos protótipos. Como resultado, uma ferramenta que se chama SMILE :D! Durante o mestrado, coordenei, junto com outras colegas, o desenvolvimento do SMILE no CEFET-PB, em João Pessoa. Os alunos, estagiários, tiveram contato com o desenvolvimento do software de fato, com processos, artefatos, inspeção de código, etc. É um aprendizado para nós, estando à frente de uma equipe de desenvolvimento, e para eles, alunos colocando em prática a teoria vista em sala de aula...

Mais uma etapa concluída! Mestrado defendido! O que fazer?? Participei de um projeto com a professora Patrícia Machado, na geração de casos de teste para a TV Digital. O período do projeto deu super certo com o intervalo que eu tinha entre a defesa da dissertação e a seleção para o doutorado (só o PET mesmo para me fazer escrever essa minha retrospectiva!) . Projetos de doutorados submetidos na UFCG, COPIN e COPELE. Optei pela COPELE e estou trabalhando no LIHM (Laboratório de Interface Homem-Máquina) sob a orientação de Professora Fátima Vieira. Meu trabalho de tese ainda é em computação, quer dizer, na verdade é uma grande salada que envolve: sistemas críticos, erros humanos, avaliação de interfaces do usuário, análise da interação, comportamento humano e psicologia cognitiva. Ahhh Computação e Engenharia Elétrica! Falando assim parece complicado (e é), mas está perto do fim (espero!).

Devo defender a tese ainda este ano com dupla titulação, pois passei um ano e meio fazendo um estágio co-tutela na França, como bolsista da CAPES pelo Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro, na Université Paul Cézanne Marseille. Estou na correria entre escrever os artigos e relatórios, analisar os dados coletados com o experimento e estruturar e escrever a tese. Nesse meio tempo, estou também lecionando. Parece difícil sair desse meio depois que se entra – embora eu já tenha tido algumas decepções que me fazem pensar sobre continuar ou não.... Fui professora substituta por dois anos na UEPB e agora estou na Facisa, no curso de Sistemas de Informação.

Agora que percebi como escrevi muito! Será que alguém chegou até o fim?? Pois bem... o PET foi um dos passos dados para minha caminhada... errei, aprendi, acertei, errei de novo... e assim continuo a cada dia... Obrigada ao PET pelo que foi para mim e pela oportunidade de rememorar partes da minha vida!

Qualquer coisa, estou disponível para conversarmos....

Beijos

Yuska

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Savyo Nóbrega e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.