Militar da Computação
Abril é o mês do alistamento militar. Muitos jovens depois que servem ao país, ou até mesmo antes, sentem vontade de seguir uma carreira militar. No PETNews desse mês você ficará sabendo como rapazes e moças podem se incorporar ao Exército e continuar exercendo atividades na área da Computação.

Inúmeras são as oportunidade de trabalho no mercado para os estudantes de Ciência da Computação.

Podemos, nesta matéria, verificar que um dos campos de atuação de um graduado em Computação é o Exército Brasileiro.

Em Salvador – Bahia, encontra-se a Escola de Administração do Exército, a EsAEx, que prepara os alunos (já graduados em alguma outra faculdade) para ingressar no Quadro Complementar de Oficiais (QCO).

O QCO é composto por oficiais que já possuem um curso superior, cursado em uma universidade civil, em diversos campos do conhecimento e especializações necessárias ao Exército. Esses são formados na EsAEx, que incorpora por ano mais de cem novos alunos.

 

O Quadro Complementar de Oficiais foi criado em 1989, trazendo para o Exército profissionais de ambos os sexos e de diferentes especializações para serem empregados em atividades de natureza complementar e administrativa, aumentando assim a eficiência da atividade-meio do Exército.

Um oficial do QCO trabalha em diversas unidades do Exército espalhadas em todo o território nacional.

Oficial QCO ensinando
em um colégio militar.

São administradores; estatísticos; professores, que educam os jovens das escolas militares; os comunicadores sociais; enfermeiros; veterinários; advogados, psicólogos, contadores; profissionais da área da informática, que implementam sistemas de computação na Força Terrestre etc, que no decorrer dos anos vêm compartilhando, com os demais integrantes da Força, os esforços desenvolvidos em prol do cumprimento da missão constitucional do Exército.

Atualmente, a Escola de Administração do Exército e o Colégio Militar de Salvador (CMS) constituem uma única Organização Militar (OM).

O aluno termina o curso da EsAEx dentro de um ano, e recebe como patente o cargo de Primeiro-Tenente, podendo chegar ao longo da carreira até o posto  de Tenente-Coronel. Durante o curso, o aluno recebe um salário perto de R$ 4.000,00 fora os salários indiretos, como o plano de saúde (FUSEX), alimentação no quartel, disponibilidade de alojamento no quartel, auxilio fardamento etc. Esse salário aumenta quando o oficial sobe patentes e adquire novos cursos.

Ao concluir os estudos na EsAEx, o oficial será transferido para uma OM, na qual colocará os conhecimentos adquiridos em prática.

A seguir, serão vistos alguns exemplos de locais de trabalho para oficiais da área da Computação, situados em Brasília.

O oficial pode exercer sua profissão no Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), que tem por finalidade organizar, planejar, controlar e dirigir, no nível setorial, as atividades tecnológicas e científicas no âmbito do Exército Brasileiro.

No Centro Tecnológico do Exército (CTEX), o oficial realiza pesquisas científico-tecnológica, desenvolve e aplica os conhecimentos adquiridos visando à obtenção de Materiais de Emprego Militar, armas (mísseis, morteiro, fuzil), aparelhos de proteção (aparelhos de visão noturna, escutas, rádios) e veículos.

 

Os profissionais do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) têm como objetivo realizar o desenvolvimento de sistemas pertinentes às áreas de comunicações estratégica e tática, guerra eletrônica, informática e de informações e a prospecção (criar uma compreensão maior sobre forças que moldam o futuro) de interesse da Força. O CDS é um local muito bom para aqueles que querem ser desenvolvedores e também gostam de trabalhar como Analistas de Sistemas.

O último exemplo é o Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), que é uma OM diretamente subordinada ao DCT. Na atualidade, o CITEx  dispõe de inúmeros recursos materiais de valor, tanto na área das Telecomunicações quanto na área de Informática.  O CITEx localiza-se em Brasília, porém possui organizações militares de apoio a outros quartéis do Exército em diversos locais do Brasil, podendo o militar da área de informática, após a conclusão do curso da EsAEx, servir em uma dessas Unidades, a saber:

Unidades do CITEX.

Se você ficou interessado e quer conhecer mais sobre como ingressar no Exército clique aqui. A carreira militar é muito gratificante e pode muito bem ter interseção com a nossa carreira na área da Computação, nos proporcionando participar do Braço Forte e a Mão Amiga que a sociedade tanto precisa.

Último quadro da concorrência do concurso para EsAEx.
Por Márcio Saraiva
(marcio@dsc.ufcg.edu.br)