Expansão da UFCG e interiorização do Ensino Superior
A UFCG começa a pôr em prática o seu Plano de Expansão com a implantação do Campus de Cuité
       
       Conforme a execução do Plano de Expansão Institucional da UFCG - Planexp - que está sendo implementado sob a responsabilidade da Secretaria de Projetos Estratégicos (SPE), haverá a implantação de 4 novos campi da UFCG. Trata-se do Campus de Cuité, no Curimataú, de Sumé, no Cariri, e os de Pombal e Itaporanga, no Sertão. Segundo a Reitoria da UFCG, esse é mais um passo que atende à política nacional de interiorização das instituições federais de ensino superior. Nas palavras do Reitor da UFCG, Thompson Mariz, "o Plano de Expansão da Universidade prevê a abertura de 1.900 novas vagas até o próximo ano, em 37 novos cursos, a criação do campus de Cuité, Pombal, Sumé e Itaporanga e a ampliação dos campi de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, com novos cursos". A concretização do plano inicia-se com a rápida implantação em Cuité, primeiro dos quatro campi a entrar em funcionamento, e com a autorização pelo MEC da criação do Campus de Pombal.
       
         A implantação da UFCG em Cuité irá beneficiar as regiões do Curimataú, Seridó e Trairí, as duas primeiras na Paraíba e a última no Rio Grande do Norte, através da melhoria do ensino nessas regiões e no oferecimento do ensino público superior. A cidade de Cuité foi estrategicamente escolhida pelo MEC, visto sua localização entre a fronteira da Paraíba com o Rio Grande do Norte.

        O Campus de Cuité será composto pelo Centro de Educação e Ciências da Saúde - CECS, composto pela Unidade Acadêmica de Educação, onde serão oferecidos os cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, e pela Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, que abrigará os cursos de Bacharelado em Enfermagem e Terapia Ocupacional. Até agosto deste ano, mês em de início das aulas, O Centro de Educação e Ciências da Saúde estará em pleno funcionamento, resultado dos recursos que somam quase R$ 7.000.000, disponibilizados pelo MEC em dezembro de 2005.

        De início, a UFCG ofereceu 29 vagas para professor no campus de Cuité, mas a previsão é que sejam contratados ao todo 120 professores, 60 funcionários para a área técnica e administrativa e que sejam oferecidas anualmente 500 vagas aos cursos, que funcionarão nos três turnos.
        
        Já o Campus de Pombal, denominado Campus Celso Furtado em homenagem ao economista pombalense de renome nacional, cuja criação foi autorizada no dia 11 de abril do corrente ano, irá oferecer 240 novas vagas por ano, nos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Economia Rural e Administração Agrária, sendo que os dois primeiros devem ser implantados ainda este ano.
        O Plano de Expansão da UFCG alia-se a outros movimentos de interiorização de instituições universitárias ocorridos na Paraíba, a exemplo da criação da Universidade Estadual da Paraíba em 1966, nativamente interiorana, e da autonomia do Campus de Campina Grande em 2002, que resultou na criação da própria UFCG. Movimentos estes que aos poucos estão permitindo a difusão de núcleos de formação superior (estadual ou federal) pelo território paraibano.
Por Edigley Fraga