PhotoGeo: uma biblioteca para fotos digitais com suporte espacial-temporal e auto-anotação.
Por Márcio de Carvalho Saraiva
(marcio@dsc.ufcg.edu.br)
A recente popularização das câmeras digitais criou um novo problema: como armazenar e recuperar o grande número de fotos digitais capturadas e caoticamente armazenadas em vários locais, sem qualquer anotação, de forma eficiente? O PhotoGeo visa ajudar os usuários a solucionar esse problema com anotação de fotos de pessoas e eventos, armazenamento e recuperação de fotos digitais pessoais.

Com a popularização de máquinas fotográficas digitais e o surgimento de diversos dispositivos que também são capazes de registrar fotos, muitas redes sociais, sites e vários programas – como  Picasa (Google), Flickr (Yahoo!) e iPhoto (Apple) – tentam auxiliar o usuário em uma ou mais atividades do atual ciclo de vida de uma foto (captura, upload, organização, compartilhamento, anotação e recuperação).

Pesquisas têm mostrado que os principais atributos de uma foto que ajudam as pessoas a lembrar dessa foto são: as pessoas mostradas na foto (quem), o lugar onde ela foi capturada (onde), a data e a hora da captura, e o evento que foi capturado (quando). Realmente, é muito comum procurarmos fotos pensando: “Onde está aquela foto minha com fulano? (quem)” ou “Onde estão as fotos de Fortaleza?” (onde) e “Onde estão as fotos do carnaval?” (quando).

Pensando nisso, o Grupo de Sistemas de Informação e Banco de Dados (SINBAD/UFCG), que atua no Laboratório de Sistemas e Informação (LSI)/DSC/UFCG, a partir da pesquisa do mestrado de Yuri Almeida Lacerda, propôs a criação do PhotoGeo, uma biblioteca para fotos digitais com suporte espacial-temporal e auto-anotação, disponível para dispositivos móveis ou para computadores desktop, atualmente Hugo Feitosa dá continuidade a pesquisa em seu Doutorado.

Com o PhotoGeo, o usuário poderá realizar a anotação de fotos de pessoas e eventos, além de armazenamento e recuperação de fotos digitais pessoais de forma mais rápida e eficiente. A principal contribuição do PhotoGeo é o uso de  algoritmos que permitirão ao usuário fazer anotações em fotos com metadados, seguindo os principais atributos (“quem”, “onde” e “quando”) das fotos de forma a facilitar a recuperação dessas.

Interface do PhotoGeo para dispositivos móveis durante a anotação de pessoas em fotos.

Resultado de uma consulta.

A pesquisa teve um artigo publicado este ano no periódico MULTIMEDIA TOOLS AND APPLICATIONS da editora Springer; em 2009 foi apresentada na The 7th International Conference on Advances in Mobile Computing & Multimedia (MoMM 2009) na Malásia e foi apresentada no IEEE International Symposium on Multimedia (ISM2008) nos EUA.

Gostou dessa pesquisa? Gostaria de saber mais? Visite o Laboratório de Sistemas e Informação (LSI) ou acesse: www.lsi.dsc.ufcg.edu.br. Você poderá obter mais informações e conhecer outras pesquisas desse laboratório.

Link para alguns artigos sobre o tema aceitos em eventos: http://sites.google.com/site/photogeoufcg/publications