Thunderbolt - Transferências a 10Gbps
Por Caio Paes
(caiocmpaes@gmail.com)
A Intel lança a tecnologia de transferência de dados de entrada e saída mais rápida já existente, o Thunderbolt. A tecnologia tem velocidades de transferência de até 10Gbps e facilitará a sincronização entre equipamentos periféricos do computador que lidam com grandes quantidades de dados, como áudio e vídeo.
Logotipo da tecnologia Thunderbolt.

Durante o anos de 2009 e 2010, a Intel divulgou que estava desenvolvendo uma nova tecnologia, cujo projeto se chamava Light Peak. O projeto foi uma parceria com a Apple e, recentemente foi concluído. A Intel já anunciava, naquela época, que a nova tecnologia permitiria a transferência de dados com velocidades muito maiores do que as alcançadas atualmente, com os conectores USB 2.0 e até o recém nascido USB 3.0. No fim de fevereiro, a tecnologia foi lançada oficialmente junto ao lançamento da nova linha do Macbook Pro, da Apple. Essa tecnologia foi lançada com o nome Thunderbolt.

A velocidade de transferência chega à 10Gbps, que é o dobro da velocidade máxima do USB 3.0. Segundo a Intel, com essa velocidade, é possível transferir um filme em HD em menos de 30 segundos ou realizar backup de 1 ano de gravações no formato mp3 em 10 minutos.

Desempenho do Thunderbolt em comparação com outras tecnologias.

O Thunderbolt possui dois canais com 10 Gbps de banda por porta e permite o tráfego de dados ao mesmo tempo pelo mesmo cabo (full-duplex). A tecnologia pode operar com os protocolos DisplayPort e PCI Express e garante baixo tempo de latência e sincronização com elevada precisão de tempo. Por essas qualidades, o Thunderbolt foi desenvolvido especificamente para uso em aplicações profissionais que lidam com transferência de áudio e vídeo.

Monitor conectado em um computador via Thunderbolt.

Apesar da velocidade do Thunderbolt surpreender qualquer usuário, o seu poder ainda não traz ganhos significativos para os usuários com finalidade meramente de armazenamento de dados. O problema não é nada relacionado ao Thunderbolt, a questão é que, mesmo transferindo dados à 10Gbps (1,25GBps), a velocidade de escrita de um único HD não chega à tanto, atualmente. Assim, o Thunderbolt permite a transferência dos dados, mas o tempo de escrita no equipamento receptor atrasa o processo.

Representação do funcionamento interno da tecnologia Thunderbolt.

No site de divulgação da tecnologia, a Intel divulga declarações de várias empresas que provavelmente contribuirão com a implantação do Thunderbolt no mercado. E quanto à disputa entre Thunderbolt X USB 3.0, ainda não se pode concluir quem será a sobrevivente. Apenas o fator velocidade não deixa o USB 3.0 atrás do Thunderbolt. Os investimentos no USB 3.0 e a sua compatibilidade com as portas USB 2.0 garantem que essa tecnologia ainda tem um bom tempo de vida.