A Importância de um Bom Sono
Por Arthur Silva Freire
(arthursfreire@gmail.com)
Você já deve ter passado alguma(s) noite(s) em claro correndo atrás do tempo. Provas, trabalhos, sobrecarga de atividades, filhos... Se você não consegue dividir bem o tempo para realizar suas tarefas, poderá acabar dormindo menos tempo que o necessário. Tem boas noites de sono? Não? Então veja algumas razões para você começar a dormir bem.

Se você acha que o máximo que uma noite mal dormida pode causar é sonolência e lentidão durante o dia seguinte, você está enganado. A mente ficará cansada e seu corpo estará acumulando horas de sono atrasado, o que prejudica o rendimento do indivíduo nas suas atividades e consequetemente causa estresse.

É comum vermos que estudantes costumam passar noites em claro estudando, fazendo trabalhos... Você deve conhecer muita gente que faz esse tipo de coisa e acha que obtém sucesso. Contudo, estudos, como o divulgado no artigo de Filipa Serrão, John M. Klein e Alda Gonçalves, destacam que o sono de qualidade e os sonhos melhoram o desempenho dos alunos no aprendizado e nas provas. O que foi lido ou estudado durante a madrugada é mais facilmente esquecido. Logo, é melhor deixar pra fazer tudo na última hora e virar noites fazendo isso, ou ir fazendo aos poucos e garantir noites bem dormidas?

Alguns distúrbios do sono (padrão alterado de sono que pode incluir a dificuldade de adormecer ou de continuar dormindo) podem interferir na qualidade de vida das pessoas. A apneia obstrutiva do sono (pausas respiratórias durante o sono) triplica o risco de derrames em homens e, nas mulheres, para os casos de apneia grave o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) é significativo, segundo um estudo da Universidade Western Reserve, nos Estados Unidos. Já a insônia, caracterizada pela dificuldade de dormir ou de permanecer dormindo durante a noite, eleva em até três vezes os riscos de morte.

A obesidade também está diretamente ligada à má qualidade do sono. O simples fato de uma pessoa obesa mudar de posição enquanto dorme pode se tornar um exercício extremo, o que implicará em cansaço e, consequentemente dificultará o sono. Os dois problemas apresentados com mais frenquência pelos obesos são a apneia e o ronco. As pessoas que possuem algum grau de sobrepeso podem apresentar aumento de peso devido à apneia e ao ronco, pois a alta concentração de gordura na região do pescoço gera uma pressão maior na faringe, estreitando-a (ronco), ou até mesmo fechando-a (apneia).

Veja porque é necessário você cuidar do seu sono. Muitas pessoas não sabem o quão importante ele é. Assista ao vídeo:

Veja algumas dicas para dormir bem:

  • Tenha horários regulares para dormir e despertar, tendo como base 8 h diárias;
  • Evite dormir em um lugar onde não há cama (por Ex: sofá);
  • Deite apenas na hora de dormir;
  • Crie no seu quarto um ambiente agradável ao sono, nem quente, nem frio, arejado, limpo e arrumado;
  • Se alimente pouco e pelo menos 1 h antes de dormir;
  • Após o jantar, pratique atividades relaxantes como ler ou ouvir música;
  • Evite bebidas alcoólicas antes de dormir (tomar 2 h antes). A mesma coisa vale para os refrigerantes;
  • Se você é fumante, tente parar de fumar ou, pelo menos, evite fumar nas duas horas que antecedem sua hora de dormir;
  • Evite realizar atividades físicas antes de dormir;
  • Tome um banho morno, antes de dormir, para ajudar a relaxar a musculatura.;
  • Não leve problemas para a cama. Ficar pensando nos problemas dificulta o relaxamento;
  • Nunca use medicamentos para dormir, sem que haja prescrição médica;
  • Desligue a TV e evite ouvir música, não há nada como o silêncio para dormir;
  • Apague as luzes, no escuro é mais fácil desativar os sentidos e relaxar;
  • Use roupas confortáveis.
  • Dê uma atenção maior ao seu sono. Está comprovado que pessoas que dormem bem possuem imunidade mais alta e mais força no combate a problemas como a obesidade. Um organismo que descansa bem, possui um fôlego maior para queimar calorias. Hipertensão e crises depressivas também são menos assustadoras para quem dorme bem. Segundo a especialista Márcia Curzio, "Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento. O corpo entende que precisa economizar energia para continuar trabalhando. E o contrário também é válido: se dormirmos em média oito horas, todos os dias, o metabolismo segue em ritmo mais acelerado constantemente".

    E o seu sono é de qualidade? Responda o teste e saiba a resposta.