Computação Nas Escolas

A atividade consiste em fornecer apoio na área de computação para as escolas públicas de Campina Grande. No primeiro momento serão contempladas escolas públicas de ensino fundamental com ações que estimulem o pensamento computacional e, assim, a difusão de conceitos da computação como raciocínio lógico. Tem sido muito discutido na literatura o impacto dos estudos em pensamento computacional na educação básica; acredita-se que desenvolver habilidades em computação pode ajudar a melhorar o desempenho dos alunos na educação básica (em disciplinas como matemática e física).

Objetivos

O principal objetivo dessa atividade é desenvolver habilidades em pensamento computacional junto a alunos da educação básica.



Diálogos sobre as carreiras em Computação

Esta atividade consiste em realizar discussões sobre as carreiras em computação, possibilitando o discernimento vocacional para os alunos do Ensino Médio e orientações para os próprios alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG. Observa-se que muitos alunos do ensino médio tem dificuldades para escolher um curso universitário, ao mesmo tempo que o próprio aluno dos cursos de computação demora a descobrir a profissão que desejam seguir, dentre as várias possibilidades de carreiras existentes nessa área (é possível encontrar dezenas de carreiras em computação, desde o famoso engenheiro de software, passando pelo gerente de redes até o suporte a serviços). Ao escolher uma carreira é possível direcionar esforços na graduação para se preparar melhor para a mesma.

Objetivos

O principal objetivo é fazer conhecer as várias possibilidades para o profissional em computação, como uma forma de divulgar o curso de Computação da UFCG na cidade e atrair a atenção do público para os resultados que o curso tem alçando. Como também, preparar melhor os próprios alunos do curso para o mercado de trabalho.



Organização/Realização de Olímpiadas de Informática (OBI e OPI)

Participação na divulgação e treinamento para as olimpíadas de informática em nível nacional (OBI) e estadual OPI). As olimpíadas de informática tem como objetivo despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. O evento nacional é organizado pela SBC com apoio da Fundação Carlos Chagas, e o evento estadual é organizado pelo prof. Rohit Gheyi do departamento de sistemas e computação da UFCG. Os petianos participam da divulgação e treinamento para a OPI e OBI, além de dar apoio técnico em informática para os eventos (como sites e preparação de ambiente de desenvolvimento nos labs).

Objetivos

O principal objetivo é contribuir para a realização de olimpíadas na área de computação, participando da divulgação, preparação de alunos de escolas públicas por meio de treinamentos em raciocínio lógico e auxiliando em aspectos técnicos de informática.