Apoio Acadêmico aos Graduandos

Os integrantes do grupo PET participarão como colaboradores da monitoria de disciplinas oferecidas pelo Departamento de Sistemas e Computação (DSC), ou como membros da equipe dos Guardians que são responsáveis pelos laboratórios usados nas disciplinas práticas oferecidas pelo DSC (ex. Laboratório de Programação 1, Laboratório de Engenharia de Software e Algoritmos Avançados). Você pode consultar os horários e os responsáveis por cada disciplina clicando aqui.

Objetivos

O principal objetivo é auxiliar os professores de disciplinas do curso de computação por meio de atividades de monitoria. Nesse sentido objetiva-se: tirar dúvidas a respeito de conteúdos teóricos e/ou práticos vistos em sala de aula ou no esclarecimento de eventuais exercícios trazidos pelos alunos, promover aulas de revisão do conteúdo ou sobre tecnologias requisitadas pela disciplina e atualizar material didático (home-page, listas de exercícios).



Ciclo de Seminários

Esta atividade consistirá na realização de um conjunto de seminários pelos petianos, e por demais alunos da graduação de Ciência da Computação da UFCG que desejarem participar, com temas escolhidos pelos próprios palestrantes, tanto no contexto da área da computação quanto de outras áreas (filosofia, história, artes, direito, educação, política, etc.). O Ciclo de Seminários é uma forma de socializar o conhecimento que os alunos adquirem extra-classe (seja em projetos ou intercâmbios), enfatizando a experiência dos seminários sobre temas que não são da área de computação, prática não existente em atividades curriculares.

Objetivos

O principal objetivo é oferecer um espaço de discussão sobre diversos temas aos graduandos da UFCG, especialmente, aos alunos do curso de Computação. A abrangência da graduação como um todo é porque os seminários são abertos ao público da UFCG que pode assistir as apresentações e, por conseguinte, participar das discussões.



Palestras e minicursos

Consiste na realização de palestras com temas técnicos da área de computação, ministradas por professores ou alunos da graduação ou pós-graduação, e com temas não técnicos, ministradas por profissionais de área diferentes da computação, e de minicursos, atividade na qual realizamos cursos sobre variados temas da área da computação para a graduação do Curso de Ciência da Computação da UFCG ou para outros Grupos PET da UFCG.



Recapitulando

Conversa rápida sobre temas de computação relacionados às disciplinas do curso e temas ligados à língua materna (português) e línguas estrangeiras (inglês). Essa conversa ajuda a relembrar conceitos importantes já estudados no curso ou mostrar aspectos práticos relacionados aos mesmos, como alguma tecnologia útil em uma determinada disciplina. Além de reforçar o falar/escrever bem na língua portuguesa e conhecer mais sobre a língua inglesa. Em 2014, o recapitulando de português vai explorar literatura brasileira, estimulando os alunos a relerem obras clássicas e discutirem com o grupo. No PET público você encontra todos os materiais utilizados nesta atividade.

Objetivos

Esta atividade visa fortalecer conhecimento essencial na área da computação e elucidar dificuldades comumente encontradas na utilização da língua portuguesa e na língua inglesa.