- Se concentra nos aspectos de negócio
- É feito junto com o Sponsor do produto
- Deve ser um documento curto (3 a 8 páginas)
Organização do documento
- Requisitos de Negócio
- Contexto
- Descrever a situação que levou à decisão de construir o produto
- Oportunidade de negócio
- Descrever a oportunidade de mercado que existe ou o problema de negócio a ser resolvido
- Objetivos de negócio
- Sumarizar os benefícios importantes que o produto vai prover, quantitativamente, se
possível
- Pode envolver faturamento, redução de custos, ROI, etc.
- Requisitos de cliente versus requisitos de mercado
- Descrever necessidades de clientes particulares, incluindo necessidades não satisfeitas
com produtos atuais
- Prover exemplos de como o cliente usaria o produto
- Outros requisitos de mercado (hardware, ...)
- Valor provido ao clientes
- Como o produto vai satisfazer o usuário?
- Melhor produtividade
- Redução de custos
- Processos de negócio mais simples
- Automação de tarefas
- Habilidade de fazer novas funções ou tarefas
- Atendimento a padrões exigido pelo mercado ou pela lei
- Melhor usabilidade
- Riscos de negócio
- Sumarizar os riscos enfrentados pelo negócio se fizer (ou não fizer) o produto
- Incluir competição, timing, aceitação pelo usuário, problemas de implementação,
impactos negativos sobre o negócio, etc.
- Visão da Solução
- Descrição da visão
- Descrever o propósito e intenção gerais do produto
- Pode ter de 5 a 10 linhas
- Major Features
- Listar os features importantes, particularmente aqueles que diferenciam o produto de
concorrentes
- Suposições e dependências
- Registre quaisquer suposições feitas no momento de escrever este documento
- Registre dependências com tecnologias específicas, fornecedores, parceiros de
desenvolvimento, ou outros relacionamentos de negócio que poderão impactar no
desenvolvimento do produto
- Escopo e Limitações
- Escopo do release inicial
- O que deve entrar no início
- Cuidado! Só inclua o estritamente necessário
- É melhor avaliar 30% de um produto cedo do que 99% daqui a 12 meses (ou nunca)
- Escopo de releases subsequentes
- Limitações e exclusões
- Especifique claramente o que não vai entrar no produto e por quê
- Contexto de Negócio
- Perfis de clientes
- Um perfil inclui: uma "classe" de cliente, os benefícios que esses clientes
obtêm do produto, suas atitudes prováveis com respeito ao produto, features importantes
de interesse, drivers de sucesso para tais clientes, restrições conhecidas
- Prioridades de projeto
- Dizer, do ponto de vista do negócio, quais são as prioridades e restrições no que
diz respeito às 5 dimensões:
- features
- qualidade
- tempo (cronograma)
- custo
- recursos humanos
- Fatores de Sucesso do Produto
- Determine como o sucesso será determinado e medido para o produto e determine quais
são os fatores que devem ter o maior impacto em assegurar o sucesso
- Pode incluir fatores internos e externos à organização
- Procure incluir critérios mensuráveis sobre a obtenção dos objetivos de negócio