Motivação

 UML
   - História
   - Diagramas

 Bibliografia

Diagramas de Interação
Diagramas de Seqüência

Consiste em um diagrama que tem o objetivo de mostrar como as mensagens entre os objetos são trocadas no decorrer do tempo para a realização de uma operação.

Em um diagrama de seqüência, os seguintes elementos podem ser encontrados:

  • Linhas verticais representando o tempo de vida de um objeto (lifeline);
  • Estas linhas verticais são preenchidas por barras verticais que indicam exatamente quando um objeto passou a existir. Quando um objeto desaparece, existe um "X" na parte inferior da barra;
  • Linhas horizontais ou diagonais representando mensagens trocadas entre objetos. Estas linhas são acompanhadas de um rótulo que contém o nome da mensagem e, opcionalmente, os parâmetros da mesma. Observe que também podem existir mensagens enviadas para o mesmo objeto, representando uma iteração;
  • Uma condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por colchetes;
  • Mesagens de retorno são representadas por linhas horizontais tracejadas. Este tipo de mensagem não é freqüentemente representada nos diagramas, muitas vezes porque sua utilização leva a um grande número de setas no diagrama, atrapalhando o entendimento do mesmo. Este tipo de mensagem só deve ser mostrada quando forfundamental para a clareza do diagrama.

Observe a figura abaixo.

Representado processos concorrentes

Este tipo de diagrama também permite representar mensagens concorrentes assíncronas (mensagens que são processadas em paralelo sem um tempo definido para a sua realização).

Exemplo: