Design Arquitetural

O design arquitetural é composto por 4 camadas: apresentação, scripts, business e persitência.

A camada de apresentação representa a visão do sistema. Foi implementada um interface texto.

A camada de script recebe os comandos da camada de Apresentação e os interpreta, delegando-os de forma adequada a camada seguinte. Dentro desta camada existe uma implementação do padrão Facade, que representa a porta de entrada desta camada.

Linguagem de Script:

alocarEvento identificaçãoDaSala nomeDoEvento

localizarSalas nomeDoEvento

cancelarProgramacao nomeDoEvento dataDaProgramacao                 horarioInicialDaProgramacao horarioFinalDaProgramacao

cancelarEvento nomeDoEvento

localizarEventosSemelhantes característica1Nome=característica1Valor                 característica2Nome=característica2Valor ...                 característicaNNome=característicaNValor

imprimirSalas

imprimirEventos

obs.: característica pode ser tanto um atributo do evento como um requisito do mesmo. Desta forma, pode-se procurar um evento pelo dia em que ocorre (atributo), pelo horário em que inicia (atributo), ou até mesmo pelas suas necessidades, por exemplo: se ele precisa usar uma sala que necessite de computadores ou não.

A camada seguinte consiste na camada da lógica da aplicação, entitulada Business. Da mesma forma que na camada anterior, ela também possui uma implementação do padrão Facade, que tem a função de encapsular todo o comportamento da camada nesta interface.

A última camada consiste da camada de persistência, que tem a função de ler de um meio físico os dados a serem manipulados pelo sistema. Na corente implementação, este meio físico consiste em um arquivo XML. Utilizou-se o Castor para fazer o mapeamento entre as tags xml e os objetos Java. A descrição das tags XML que devem ser utilizadas para fazer a persistência se encontra aqui.