Motivação

 UML
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 Bibliografia

Diagrama de Classes
Um diagrama de três faces

Entidades

  • Classe

    Representação gráfica

Classe Concreta

Uma classe é representada na forma de um retângulo, contendo duas linhas que separam 3 partes. A primeira contém no nome da classe, a segunda os atributos da classe e a última os métodos da mesma.

Classe Abstrata

A representação de uma classe abstrata em UML é quase igual à representação de uma classe concreta, a única diferença é o estilo da fonte do nome da classe, que, neste caso, está em itálico.

  • Interface

    Representação Gráfica

Representação Icon

Representação Label

Perspectivas:

  • Conceitual

    Apenas classes são utilizadas. Neste tipo de perspectiva, uma classe é interpretada como um conceito. Apenas atributos são utilizados.

  • Especificação

    Tanto classes como interfaces são utilizados neste tipo de perspectiva. O foco consiste em mostrar as principais interfaces e classes juntamente com seus métodos.

    Não é necessário mostrar todos os métodos, pois o objetivo deste diagrama nesta perspectiva é prover uma maior entendimento da arquitetura do software a nível de interfaces.

  • Implementação

    Nesta perspectiva, vários detalhes de implementação podem ser abordados, tais como:

    • visibilidade de atributos e métodos;
    • parâmetros de cada método, inclusive o tipo de cada um;
    • tipos dos atributos e dos valores de retorno de cada método.