
-
-
|
Diagrama
de Classes
Um
diagrama de três faces
|
Entidades
- Classe
Representação gráfica

| Classe
Concreta Uma
classe é representada na forma de um retângulo, contendo duas linhas que separam
3 partes. A primeira contém no nome da classe, a segunda os atributos da classe
e a última os métodos da mesma. |

| Classe
Abstrata
A
representação de uma classe abstrata em UML é quase
igual à representação de uma classe concreta, a única
diferença é o estilo da fonte do nome da classe, que,
neste caso, está em itálico.
|

| Representação
Icon |

|
Representação
Label | Perspectivas:
- Conceitual
Apenas classes são
utilizadas. Neste tipo de perspectiva, uma classe
é interpretada como um conceito. Apenas atributos são utilizados. - Especificação
Tanto
classes como interfaces são utilizados neste
tipo de perspectiva. O foco consiste em mostrar as
principais interfaces e classes juntamente com seus
métodos.
Não
é necessário mostrar todos os métodos, pois o objetivo deste
diagrama nesta perspectiva é prover uma maior entendimento da arquitetura
do software a nível de interfaces. - Implementação
Nesta perspectiva,
vários detalhes de implementação podem ser abordados, tais
como: - visibilidade
de atributos e métodos;
- parâmetros
de cada método, inclusive o tipo de cada um;
- tipos
dos atributos e dos valores de retorno de cada método.
|
|
|