Projeto de Software Orientado a Objeto
Objetivos Gerais
Aprender técnicas avançadas de Análise e Projeto de Software
empregadas no desenvolvimento de software. Haverá foco particular em técnicas
utilizadas para melhorar o reuso de software desenvolvido
usando o paradigma de Orientação a Objeto.
Objetivos Específicos
- Apresentar uma visão histórica da evolução de técnicas visando a reutilização
de software.
- Destacar o papel dos padrões (patterns) na reutilização de colaborações
entre classes e objetos em modelos conceituais e modelos de software.
- Aprender alguns padrões típicos de análise, isto é,
modelos conceituais de objetos reutilizáveis
- Aprender a projetar uma arquitetura de software.
- Apresentar alguns design patterns, principalmente aqueles mais importantes
no desenvolvimento de frameworks.
- Apresentar os conceitos de reutilização de componentes prontos e formas
de desenvolvê-los.
- Apresentar os conceitos de componentes corporativos.
- Comparar várias arquiteturas de componentes presentes no mercado.
- Apresentar os conceitos de frameworks e como eles permitem reutilizar
a análise de problemas e o projeto de soluções, permitindo assim escrever
aplicações relacionadas com grande facilidade e rapidez.
- Apresentar vários frameworks concretos.
- Apresentar uma metodologia de desenvolvimento de frameworks.
- Permitir que o aluno aprofunde seu conhecimento dos conceitos apresentados
através da elaboração de um projeto concreto.
map-1 programa