Projeto em Computação II

Período 2004.2

Prof. Jacques Sauvé

Aulas: segunda-feira 16-18 e quinta-feira 14-16, sala RE-08

Notas dos alunos

Lista de discussão

Mail dos clientes: rangel@dsc.ufcg.edu.br, eloi@dsc.ufcg.edu.br,antao@dsc.ufcg.edu.br,rodrigor@rodrigor.com,claudiamelo@dee.ufcg.edu.br, rkmenezes@uol.com.br,rclima@semarh.pb.gov.br,joseana@dsc.ufcg.edu.br,hmg@dsc.ufcg.edu.br

Objetivos da disciplina

As disciplinas de Projeto em Computação (I e II) têm como objetivos familiarizar o aluno com o desenvolvimento de software relativamente grande que exija a utilização de um processo de desenvolvimento. É também objetivo das disciplinas familiarizar o aluno com técnicas de gerência de projetos de desenvolvimento. Busca-se uma aproximação do desenvolvimento completo de um produto real de software, desde sua concepção até sua implantação, ou alternativamente, busca-se uma aproximação de atividades reais de desenvolvimento em que um produto existente sofre manutenção e evolução.

Ementa da disciplina

Desenvolvimento de um projeto prático em computação sob orientação de um professor. Definição do problema. Análise de requisitos. Estudo de viabilidade. Análise do domínio do problema. Projeto arquitetural. Projeto de baixo nível. Implementação. Testes. Cronograma de execução. Proposta de bibliografia. Produção de relatórios de acompanhamento sobre o trabalho.

[O Professor da disciplina acrescenta ainda: definição do processo de desenvolvimento, considerações de implantação, técnicas de acompanhamento de projeto].

Participantes

 

Membros

Título do Projeto e Home Page

Cliente

Gerência

Comentários

1

Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro
Henrique do Nascimento Cunha
Renata de França Pontes

WebQuest

Eustáquio Rangel

1,4,7: Cheyenne
2,5: Henrique
3,6: Renata

Usando processo XPU

2

Nigini Abilio
Randolph Oliveira
Sadi Giorgi

SmartTopology

Eloi Rocha

1,4,7: Nigini
2,5: Randolph
3,6: Sadi

 

3

Antonio Jaime Moreira de Almeida
 Telefones: 93144727 - 3425932
Bruno de Brito Leite
 Telefone: 3415052
Laisa Helena O. do Nascimento
 Telefones: 88054044 - 3226057

Ourscorecard

José Antão B. Moura
 Telefone: 99711476

1,4,7: Jaime
2,5: Bruno
3,6: Laisa

 

4

Amanda Albuquerque Diniz

Eliana de Souza Souto

Marcel de Andrade Sales

Rafaela Romaniuc

 EmpreendedorNet

Robert K. Menezes

1,5: Amanda

2,6: Eliana

3,7: Marcel

4: Rafaela

 

5

Elkson Martins de Miranda

Luciano de Lima Logrado

Pablo Riccelly Araújo Fran...

SAGA - Sistema de Apoio à Gerência de Atividades

Ricardo da Cunha Correia Lima, representando o SEMARH - Secretaria
Extraordinária do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais do Estado
da Paraíba.

(83) 218-4399
(83) 321-2836 (quintas à tarde)
(83) 9971-0720

1,4,7: Elkson

2,5: Luciano
3,6: Pablo

 

6

Gizelle Felinto Barbosa

Márcio Roberto Pinto de Ar…

Petrônio Araújo de Medeiros

SEADION
(sistema de educação a distancia on-line)

Claudia Melo

9985-9313

1,4,7: Gizelle
2,5: Márcio
3,6: Petrônio

 

7

Hellen Luana de Medeiros

Jackson Azevedo de Lima

Matheus Bezerra Estrela Ro... 

SimArq

Elmar e Joseana

1,4,7: Hellen
2,5: Jackson
3,6: Matheus

 

8

Helton Santa Cruz Souto

Otávio Rodrigues Ramos

MGames Herman

1,3,5,7: Helton

2,4,6: Otávio

 

9

Victor Hugo Pinheiro França

(83 9109 – 6940)

Balcom

(Ferramenta de Negócios)

Rodrigo Rebouças

iterações: 2, 4, 6 http://balcom.dsc.ufcg.edu.br

:8080/xplanner

login jacques/qw

O que faremos na primeira aula

O que faremos na segunda aula

O que faremos em outras aulas

O que faremos na última aula

Modus Operandi da Disciplina

A Home Page

A home page não tem que ser bonita mas tem que conter o que precisa e ser fácil navegar. Eu preciso ver o seguinte:

A Home Page tem que estar atualizada antes de cada reunião com o Professor.

Forma de avaliação dos alunos

Item

Peso

User Stories e Plano de release

10%

Nota do professor para o gerente, a cada iteração

15%

Nota do professor para a equipe sobre o progresso do trabalho, a cada iteração

15%

Nota do aluno para si mesmo, sobre seu próprio trabalho na última iteração

10%

Nota do aluno para o gerente, a cada iteração

10%

Nota do gerente para o aluno, a cada iteração

10%

Nota dada pelo cliente à equipe sobre a satisfação geral no progresso da equipe, depois da iteração 2, 4 e 7

20%

Relatório final, versando sobre a utilização de XP1 (o que foi bem sucedido, o que não foi bem sucedido, como melhorar, etc.) e sobre a disciplina Projeto 2 (como melhorar o modus operandi, como melhorar a forma de avaliação, ...)

10%

Seu trabalho

O que se espera dos alunos

O que se espera do gerente

Informação importante para o aluno

O trabalho do professor da disciplina

O que se espera do professor da disciplina

O que se espera dos orientadores de projetos

Prezado orientador,

Tentei manter suas obrigações a um nível mínimo. O mais importante é que você sirva de cliente (ou facilite o acesso ao mesmo).

Se você discordar de suas atribuições, favor me contatar imediatamente.

Mail a enviar para os clientes no início do semestre

Caros,
Você está recebendo este mail por ser "cliente" de alguma equipe da disciplina de Projeto 2.
Eu gostaria de lembrar aos clientes que:
- Todas as equipes adotaram processos de desenvolvimento semelhantes que fazem certas exigências ao cliente.
- Detalhes do papel do cliente podem ser obtidos aqui (http://jacques.dsc.ufcg.edu.br/projetos/common/xp1/xp1.html)
- O processo XP1 define um papel claro para o cliente. Você deve estar familiarizado com este papel, para maximizar as chances de sucesso de sua equipe. No link acima, leia o que você precisa assumir como responsabilidade. Se não conseguir assumi-la por algum motivo, avise sua equipe e a mim para que possamos providenciar uma alteração no processo de desenvolvimento.
- Em particular, o cliente deve elaborar "User Stories" e confeccionar "testes de aceitação".
Às vezes, temos clientes que não preparam bons testes de aceitação e depois reclamam que o software sendo desenvolvido não atende suas necessidades.
Claro que isso vai acontecer! Sem testes de aceitação bem pensados, você não receberá um bom software.
- Como cliente, você *não* precisa acompanhar o uso correto do processo de desenvolvimento por sua equipe. Como professor da disciplina, eu farei isso.
- Sua equipe tem reunião semanal de acompanhamento. Sua participação na reunião será bem-vinda.

Links importantes

Acesso a laboratórios

Fale com seu professor orientador e/ou com o professor da disciplina.

Alerta final!

Tirem backup de tudo, freqüentemente! Não venham chorar porque perderam artefatos!! Se você usar anjinho como repositório CVS, o backup é garantido!

The Planning Game