Projeto em Computação II

Período 2004.1

Prof. Jacques Sauvé

Aulas: segunda-feira 16-18 e quinta-feira 14-16, sala RE-08

Notas dos alunos

Lista de discussão

Mail dos clientes: izabel@dsc.ufcg.edu.br, rodrigor@dsc.ufcg.edu.br, vitruvio@balcom.com.br, sampaio@dsc.ufcg.edu.br, baptista@dsc.ufcg.edu.br, ulrich@dsc.ufcg.edu.br, antonio-silveira@ig.com.br, fubica@dsc.ufcg.edu.br

Objetivos da disciplina

As disciplinas de Projeto em Computação (I e II) têm como objetivos familiarizar o aluno com o desenvolvimento de software relativamente grande que exija a utilização de um processo de desenvolvimento. É também objetivo das disciplinas familiarizar o aluno com técnicas de gerência de projetos de desenvolvimento. Busca-se uma aproximação do desenvolvimento completo de um produto real de software, desde sua concepção até sua implantação, ou alternativamente, busca-se uma aproximação de atividades reais de desenvolvimento em que um produto existente sofre manutenção e evolução.

Ementa da disciplina

Desenvolvimento de um projeto prático em computação sob orientação de um professor. Definição do problema. Análise de requisitos. Estudo de viabilidade. Análise do domínio do problema. Projeto arquitetural. Projeto de baixo nível. Implementação. Testes. Cronograma de execução. Proposta de bibliografia. Produção de relatórios de acompanhamento sobre o trabalho.

[O Professor da disciplina acrescenta ainda: definição do processo de desenvolvimento, considerações de implantação, técnicas de acompanhamento de projeto].

Participantes

 

Membros

Título do Projeto e Home Page

Cliente

Gerência

Comentários

1

Ayran Leite Cruz
Adilton Angelo Seixas Magalhaes
Cleidson Barreto
Marcelino Antero Silva

Lista: cosmo-l@lcc.ufcg.edu.br

COSMO

XPlanner:
->jacques/jacques<-

Maria Izabel Cabral

Ayran: 1,4,7
Cleidson: 2,5
Marcelino:3,6

 

2

Ana Emília Victor Barbosa
Ana Isabella Muniz
Loreno Feitosa Oliveira

CyberShepherd

XPlanner: http://balcom.dsc.ufcg.edu.br/xplanner2
->jacques/projeto2<-

Rodrigo Rebouças de Almeida

Ana Emília: 1,4,7
Ana Isabella: 2,5
Loreno:3,6

 

3

Júlio César Nunes Aragão
Marcos Pinheiro Duarte

Balcom

Vitrúvio Alencar

Júlio: 1,3,5,7
Marcos: 2,4,6

 

4

Danilo Alexandre Barbosa
Wagner de Souza Porto Porto
Yuska Paola Costa Aguiar

Bottom Line

Jacques Sauvé

Mala: 1,4,7
Wagner: 2,5
Yuska:3,6

 

5

Paulo Eduardo e Silva Barbosa
Rodrigo de Oliveira Tavares
Taciano de Morais Silva

InfoCAD - Sistema de Apoio à Decisao do Controle Academico da UFCG

Marcus Sampaio

Paulo: 1,4,7
Rodrigo: 2,5
Taciano:3,6

 

6

Brunno Giordano Mello Silva
Lisandro de Brito Jordão

Ferramentas de Apoio ao iGIS

Cláudio Baptista

Brunno: 1,3,5,7
Lisandro: 2,4,6

 

7

Paulo M.F.M. Leite (Fox)
Sandro Roberto Loiola Menezes
Thiago Dantas de Freitas
Valmir Dantas Monteiro Júnior

Sistema de Indexação Multilíngue

Ulrich Schiel

Paulo: 1, 5
Sandro: 2, 6
Thiago: 3, 7
Valmir: 4

 

8

André Luis Cavalcanti Moreira  Telefone: 8809-9901
Laurislândio Diniz Telefone: 322-1472
Leandro de Lima Lira Telefone: 321-2355
Rita de Cassia do Nascimento
  Telefone: 8818-5772

ProDigiCon (PROcesso DIGItal no Juizado do CONsumidor de Campina Grande)

Produto

XPlanner: http://www.lcc.ufcg.edu.br/xplanner/
->jacques/jacques<-

Antônio Silveira Neto (Telefone do gabinete: 343-7576)

André: 1, 5
Laurislândio: 2, 6
Leandro: 3, 7
Rita: 4

 

9

Carlos Emanuel
Emanoel Messias
Jose Augusto Neto
Raquel Souza

SOBi- Sistema Operacional de Bibliotecas

Ulrich Schiel

Carlos: 1, 5
Emanoel: 2, 6
José Augusto: 3, 7
Raquel: 4

 

10

Andrey Brito
Carlos Eduardo Leite (Cadu)

Fastnet

Fubica

Andrey: 1,3,5,7
Carlos: 2,4,6

 

O que faremos na primeira aula

O que faremos na segunda aula

O que faremos em outras aulas

O que faremos na última aula

Modus Operandi da Disciplina

A Home Page

A home page não tem que ser bonita mas tem que conter o que precisa e ser fácil navegar. Eu preciso ver o seguinte:

A Home Page tem que estar atualizada antes de cada reunião com o Professor.

Forma de avaliação dos alunos

Item

Peso

User Stories e Plano de release

10%

Nota do professor para o gerente, a cada iteração

15%

Nota do professor para a equipe sobre o progresso do trabalho, a cada iteração

15%

Nota do aluno para si mesmo, sobre seu próprio trabalho na última iteração

10%

Nota do aluno para o gerente, a cada iteração

10%

Nota do gerente para o aluno, a cada iteração

10%

Nota dada pelo cliente à equipe sobre a satisfação geral no progresso da equipe, depois da iteração 2, 4 e 7

20%

Relatório final, versando sobre a utilização de XP1 (o que foi bem sucedido, o que não foi bem sucedido, como melhorar, etc.) e sobre a disciplina Projeto 2 (como melhorar o modus operandi, como melhorar a forma de avaliação, ...)

10%

Seu trabalho

O que se espera dos alunos

O que se espera do gerente

Informação importante para o aluno

O trabalho do professor da disciplina

O que se espera do professor da disciplina

O que se espera dos orientadores de projetos

Prezado orientador,

Tentei manter suas obrigações a um nível mínimo. O mais importante é que você sirva de cliente (ou facilite o acesso ao mesmo).

Se você discordar de suas atribuições, favor me contatar imediatamente.

Mail a enviar para os clientes no início do semestre

Caros,
Você está recebendo este mail por ser "cliente" de alguma equipe da disciplina de Projeto 2.
Eu gostaria de lembrar aos clientes que:
- Todas as equipes adotaram processos de desenvolvimento semelhantes que fazem certas exigências ao cliente.
- Detalhes do papel do cliente podem ser obtidos aqui (http://jacques.dsc.ufcg.edu.br/projetos/common/xp1/xp1.html)
- O processo XP1 define um papel claro para o cliente. Você deve estar familiarizado com este papel, para maximizar as chances de sucesso de sua equipe. No link acima, leia o que você precisa assumir como responsabilidade. Se não conseguir assumi-la por algum motivo, avise sua equipe e a mim para que possamos providenciar uma alteração no processo de desenvolvimento.
- Em particular, o cliente deve elaborar "User Stories" e confeccionar "testes de aceitação".
Às vezes, temos clientes que não preparam bons testes de aceitação e depois reclamam que o software sendo desenvolvido não atende suas necessidades.
Claro que isso vai acontecer! Sem testes de aceitação bem pensados, você não receberá um bom software.
- Como cliente, você *não* precisa acompanhar o uso correto do processo de desenvolvimento por sua equipe. Como professor da disciplina, eu farei isso.
- Sua equipe tem reunião semanal de acompanhamento. Sua participação na reunião será bem-vinda.

Links importantes

Acesso a laboratórios

Fale com seu professor orientador e/ou com o professor da disciplina.

Alerta final!

Tirem backup de tudo, freqüentemente! Não venham chorar porque perderam artefatos!! Se você usar anjinho como repositório CVS, o backup é garantido!

The Planning Game