Projeto de Software Orientado a Objeto

Período: 2004.1

As Pessoas

A Disciplina

A Avaliação

Outros

Professor

Objetivos

Forma de avaliação

Datas Importantes

Alunos

Programa

Notas dos Alunos

Lista de Discussão

 

Plano de Aulas

Projeto

Recursos

 

Bibliografia

Auto Avaliação

 

 

Material da disciplina (html on-line)

Gabaritos

 

 

Material HTML zipado

Comentários sobre os Projetos

 

 

Material da disciplina (pdf)

Avaliação da disciplina

 

Professor: Jacques Philippe Sauvé

Horários das Aulas e de Atendimento a Alunos pelo Professor

Alunos

Aluno

Observação

Afrânio M Lima de Assis

 

Alessandra Rodrigues de Souza

 

Daniel Aguiar M Silva

 

Elthon Allex da Silva Oliveira

 

Emanuela Gadelha Cartaxo

 

Emerson Cavalcante L Filho

 

Fábio Gomes de Andrade

 

Glauber Vinícius Ventura de Melo Ferreira

 

Nelson A da Nóbrega Junior

 

Rogério Dourado Silva Jr

 

Rômulo Nunes

 

Plano de Aulas

Dia

Real

Assunto Planejado

16 de março de 2004

 

Verificar a habilidade de programação dos alunos (se sabem OO, se programam muito, em que linguagens)
Anunciar URL da disciplina: http://jacques.dsc.ufpb.br/cursos/2003.1/poo/index.htm
Ler o livro e o material da HP antes das aulas
Falar da auto-avaliação
Pedir para não imprimir nas impressoras da Universidade
Avisar para todos olharem as datas importantes
Objetivos da disciplina
Programa da disciplina
Projetos e critérios de avaliação

1. Introdução

1.1 Introdução a um processo de desenvolvimento
1.2 Da análise ao projeto

18 março

 

2. Design Patterns

2.1 O que são Design Patterns?
2.2 Elementos essenciais de um Design Pattern
2.3 Padrões para atribuir responsabilidades: Expert
2.4 Padrões para atribuir responsabilidades: Creator

23 março

 

2.5 Padrões para atribuir responsabilidades: Baixo Acoplamento
2.6 Padrões para atribuir responsabilidades: Alta Coesão

25 março

 

[Buffer de contingência para as aulas]

30 março

 

2.7 Design Pattern básico: Interfaces e polimorfismo
2.8 Design Pattern básico: Herança versus composição

1 abril

 

2.9 Padrões arquiteturais: Camadas, partições, MVC

6 abril

 

2.9 Padrões arquiteturais: Camadas, partições, MVC

8 abril

 

2.10 Design Pattern: Factory Method
2.11
Design Pattern: Singleton

13 abril

 

2.12 Design Pattern: Abstract Factory
2.13
Design Pattern: Iterator

15 abril

 

[Buffer de contingência para as aulas]

20 abril

 

2.14 Design Pattern: Composite
2.15
Design Pattern: Strategy

22 abril

 

2.16 Design Pattern: Decorator
2.17
Design Pattern: Template Method

27 abril

 

2.18 Design Pattern: Observer

29 abril

 

2.18 Design Pattern: Observer

4 maio

 

2.19 Comentários finais sobre Design Patterns

6 maio

 

[Buffer de contingência para as aulas]

Avaliação

O curso é baseado em grande parte num projeto completo. Um projeto está descrito aqui mas você poderá desenvolver outro projeto se assim desejar (e se assim me convencer!). Caso seja algo associado a seu trabalho de dissertação de mestrado, você deverá trabalhar sozinho. Caso contrário, poderá formar equipe com uma (e apenas uma) pessoa. O projeto é importante e você deverá trabalhar duro para completá-lo. É assim que vai aprender algo.

A avaliação será feita com mini-testes dados esporadicamente durante as aulas e com o projeto. O projeto será avaliado através de milestones distintos descritos no enunciado do projeto.

Os pesos atribuídos aos vários eventos de avaliação são indicados abaixo. A completude e qualidade da informação (programas, modelos, etc.) são avaliadas. Alunos podem faltar a até 15% dos mini-testes, sem prejuízo. Perde-se 5% do valor da nota dada ao projeto para cada dia de atraso na entrega.

Evento de Avaliação

Peso

Mini-testes

60%

Milestone 1

10%

Milestone 2

15%

Milestone 3

15%

Datas Importantes

Evento

Data limite (meia-noite)

Milestone 1

04/04/2004

Milestone 2

02/05/2004

Milestone 3

16/05/2004