Sistemas de Informação 2

(Análise e Projeto Orientados a Objeto)

Período: 2003.2

As Pessoas A Disciplina A Avaliação Outros
Professor Objetivos Forma de avaliação Datas Importantes
Monitor Programa Notas dos Alunos Lista de Discussão
Alunos Plano de Aulas Avaliação da disciplina Recursos
  Bibliografia Projeto  
  Material da disciplina (html on-line) Auto Avaliação  
  Material da disciplina (html zipado) Comentários sobre os projetos  
  Material da disciplina (pdf) Gabaritos  
    Gabarito do projeto  

Professor: Jacques Philippe Sauvé

Horários das Aulas e de Atendimento a Alunos pelo Professor

Na realidade, podem aparecer na minha sala a qualquer momento.

Monitor: Carol

Horário de atendimento: terças 14 às 16, quintas 16 às 18, no laboratório LEPRECOM.

Alunos

Aluno Observação
Amanda Saraiva Bezerra
 
Antonio Carlos Trajano de Oliveira  
Antonio Jaime Moreira de Almeida
Matriculado em MAP
Bruno de Brito Leite Matriculado em MAP
Camilo Porto Nunes Matriculado em MAP
Damyhonn dos Santos Paulino
 
Danielle Chaves de Farias
 
Diego Pedrosa Costa
 
Emilio de Farias neto
 
Erich de Lima Timoteo
 
Erico Vinicius Duarte Vieira Fez MAP em 2003.1
Francisco Fabian de Macedo Almeida
 
Franklin Silva Araujo
 
Genard Dantas de Aguiar Neto Matriculado em MAP
Guilherme Mauro Germoglio Barbosa
 
Helio Cardoso Rodrigues de
 
Hugo Leonardo de Miranda R
 
Igor Barbosa da Costa
 
Isaac Luna Macedo
 
Isaac Maia Pessoa
 
Jose Salatiel de Alencar Filho  
Julio Zinga Suzuki Lopes Fez MAP em 2003.1
Leonardo de Assis Fez MAP em 2003.1
Luciney Silva
 
Marcel de Andrade Sales Matriculado em MAP
Marcio Dorimar da Silva Go
 
Marcio Jardson Costa Campos
Fez MAP em 2003.1
Marcus Vinicius de Oliveira Regis
 
Mirna Carelli Oliveira Maia
 
Rodrigo Barbosa Lira
 
Rodrigo Cerqueira Lopes
 
Rodrigo Jeronimo Brasileiro dos Passos
 
Thiago Pereira da Nobrega
 
Wilkerson de Lucena Andrade
 

Plano de Aulas

Aula - Dia

Assunto

1
11/11/2003

Anunciar URL da disciplina: http://jacques.dsc.ufpb.br/cursos/2003.2/si2
Pegar lista de alunos com e-mail
Falar da auto-avaliação
Pedir para não imprimir nas impressoras da Universidade
Avisar para todos olharem as datas importantes
Objetivos da disciplina
Programa da disciplina
Trabalhos e critérios de avaliação
Apresentação do projeto

1.1. Análise e Projeto OO
1.2. Facetas da Reusabilidade de Software

2
13/11

2. Conceitos Básicos de Padrões de Projeto (Revisão de conceitos de Projeto)

2.1 Padrões para atribuir responsabilidades: Expert
2 .2 Padrões para atribuir responsabilidades: Creator

3
18/11

2.3 Padrões para atribuir responsabilidades: Baixo Acoplamento
2.4 Padrões para atribuir responsabilidades: Alta Coesão

4
20/11

2.5 Design Pattern básico: Interfaces e polimorfismo
2.6 Design Pattern básico: Herança versus composição

5
25/11
[Buffer de contingência para as aulas]
6
27/11

3. Padrões de Análise

3.1 Introdução
3.2 Padrões de Análise no Domínio Financeiro

3.2.1 Introdução
3.2.2 Analysis Pattern: Evento
3.2.3 Analysis Pattern: Lançamento

7
04/12 (dia 2 é vestibular UEPB; não tem aula)

3.2.4 Analysis Pattern: Regra de Lançamento

8
11/12 (dia 9 é PSS; não tem aula)

3.2.5 Analysis Pattern: Regra Secundária de Lançamento
3.2.6 Analysis Pattern: Conta
3.2.7 Analysis Pattern: Transação Contábil

9
16/12

3.2.8 Corrigindo Erros

3.2.8.1 Analysis Pattern: Estorno
3.2.8.2 Analysis Pattern: Lançamento Diferencial
3.2.8.3 Analysis Pattern: Ajuste por Substituição

10
18/12
[Buffer de contingência para as aulas]
11
03/02

4. Padrões de Projeto Arquitetural

4.1 Projeto de uma Arquitetura de Software

12
05/02

4.2 Padrão Layers (Camadas)

13
10/02

4.3 Estruturas de Controle
4.4 Padrão Observer

14
12/02

4.5 Padrão Model-View-Controller (MVC)

15
17/02
[Buffer de contingência para as aulas]
16
19/02

4.6 Opções de Persistência
4.7 Finalmentes
4.8 Resumo: Perguntas a fazer ao elaborar um projeto arquitetural

17
02/03 (pulamos semana de Carnaval)

5. Padrões de Projeto Detalhado

5.1 Elementos essenciais de um Design Pattern
5.
2 Design Pattern: Factory Method

18
04/03

5.3 Design Pattern: Singleton
5.
4 Design Pattern: Abstract Factory

19
09/03

5.5 Design Pattern: Iterator

20
11/03
[Buffer de contingência para as aulas]
21
16/03

5.6 Design Pattern: Composite

22
18/03

5.7 Design Pattern: Visitor

23
23/03

5.8 Design Pattern: Strategy

24
25/03

5.9 Design Pattern: Decorator
5.10 Design Pattern: Template Method

25
30/03
[Buffer de contingência para as aulas]
26
01/04

5.11 Design Pattern: Command

27
06/04

5.12 Comentários finais sobre Design Patterns

28
13/04 (não tem aula quinta-feira de Páscoa)
[Buffer de contingência para as aulas]
29
(a decidir)
Prova Final

Avaliação

A avaliação será feita através de:

O curso é baseado em grande parte num projeto de desenvolvimento envolvendo os assuntos do curso. Poderá formar equipe com uma (e apenas uma) pessoa. O projeto é importante e você deverá trabalhar duro para completá-lo. É assim que vai aprender algo.

O projeto será avaliado através de 5 milestones distintos. Os detalhes do que deve ser entregue para o professor estão aqui. O projeto é obrigatório. Quem não fizer os 5 milestones do projeto não poderá passar na disciplina. Os pesos atribuídos aos vários eventos de avaliação são indicados abaixo. Perde-se 5% do valor da nota dada a um milestone do projeto para cada dia de atraso na entrega.

Evento de avaliação

Peso

Minitestes 60%
Milestone 1 8%
Milestone 2 8%
Milestone 3 8%
Milestone 4 8%
Milestone 5 8%

Datas Importantes

Milestones entregues via e-mail para jacques@dsc.ufcg.edu.br, até a meia-noite do dia indicado abaixo.

Milestone 1 Domingo, 30/11/2003
Milestone 2 Domingo, 07/12/2003
Milestone 3 Domingo, 08/02/2004
Milestone 4 Domingo, 07/03/2004
Milestone 5 Domingo, 04/04/2004