Projeto em Computação II

Período 2003.1

Prof. Jacques Sauvé

Aulas: segundas 16-18 e quintas 14-16, na sala de reuniões do DSC.

Notas dos alunos

Objetivos da disciplina

As disciplinas de Projeto em Computação (I e II) têm como objetivos familiarizar o aluno com o desenvolvimento de software relativamente grande que exija a utilização de um processo de desenvolvimento. É também objetivo das disciplinas familiarizar o aluno com técnicas de gerência de projetos de desenvolvimento. Busca-se uma aproximação do desenvolvimento completo de um produto real de software, desde sua concepção até sua implantação, ou alternativamente, busca-se uma aproximação de atividades reais de desenvolvimento em que um produto existente sofre manutenção e evolução.

Ementa da disciplina

Desenvolvimento de um projeto prático em computação sob orientação de um professor. Definição do problema. Análise de requisitos. Estudo de viabilidade. Análise do domínio do problema. Projeto arquitetural. Projeto de baixo nível. Implementação. Testes. Cronograma de execução. Proposta de bibliografia. Produção de relatórios de acompanhamento sobre o trabalho.

[O Professor da disciplina acrescenta ainda: definição do processo de desenvolvimento, considerações de implantação, técnicas de acompanhamento de projeto].

Participantes

Membros Título do Projeto e Home Page Professor Orientador Links
Gerência
Comentários do semestre passado

Darlan Araújo dos Santos

Gladyston Agra França

Sistema de Cadastro de Desastres Naturais

Professor Marx Prestes 333 2355

User Stories

Plano de releases

Tabela de planejamento e de progresso

Big Chart

Darlan: iterações 1, 3, 5, 7

Gladyston: iterações 2, 4, 6

O cliente encontra-se satisfeito com os resultados obtidos até aqui.
Os alunos cumpriram bem as etapas de desenvolvimento, a menos de alguns problemas tecnológicos que já estão sendo superados.
O processo XP1 foi seguido pelos alunos, porém acho que o feedback do cliente podia ter acontecido numa frequência maior. Os alunos tiveram uma liberdade muito grande nas decisões em certos momentos do desenvolvimento. Na fase 2, quando a aplicação estará sendo colocada em produção, creio que alguns problemas serão ainda relatados.

José Sérgio Furtado

Rachel Chrystianne Lopes Brasileiro

Rivaldo da Silva Júnior

Ronycley Gonçalves Agra

Softgap - Gestão e Acompanhamento de Projetos

Antonio Carolino 333-2600.

User Stories

Plano de releases

Tabela de planejamento e de progresso

Big Chart

José Sérgio: iterações 1, 5

Rachel: iterações 2, 6

Rivaldo: iterações 3, 7

Ronicley: iteração 4

 

Lauro Ivo Beltrão Colaço Costa

Nigini (não é aluno da disciplina)

MyGrid

Walfredo

User Stories

Plano de releases

Tabela de planejamento e de progresso

Big Chart

Lauro é gerente em todas as iterações
 

Bruno Irineu Ribeiro

Charlezon de Medeiros Silva

Wolney Cezar dos Reis Cabral

Sistema de Experimentação Remota

Joseana,Eustáquio,Elmar

User Stories

Plano de releases

Tabela de planejamento e de progresso

Big Chart

Bruno: iterações 1, 4, 7

Charlezon: iterações 2, 5

Wolney: iterações 3, 6

 

O que faremos na primeira aula

O que faremos em outras aulas

O que faremos na última aula

Modus Operandi da Disciplina

A Home Page

A home page não tem que ser bonita mas tem que conter o que precisa e ser fácil navegar. Eu preciso ver o seguinte:

A Home Page tem que estar atualizada antes de cada reunião com o Professor.

Forma de avaliação dos alunos

Item
Peso
User Stories e Plano de release 10%
Nota do professor para o gerente, a cada iteração 15%
Nota do professor para a equipe sobre o progresso do trabalho, a cada iteração 15%
Nota do aluno para si mesmo, sobre seu prõprio trabalho na última iteração 10%
Nota do aluno para o gerente, a cada iteração 10%
Nota do gerente para o aluno, a cada iteração 10%
Nota dada pelo cliente à equipe sobre a satisfação geral no progresso da equipe, depois da iteração 2, 4 e 7 20%
Relatório final, versando sobre a utilização de XP1 (o que foi bem sucedido, o que não foi bem sucedido, como melhorar, etc.) e sobre a disciplina Projeto 2 (como melhorar o modus operandi, como melhorar a forma de avaliação, ...) 10%

Seu trabalho

O que se espera dos alunos

O que se espera do gerente

Informação importante para o aluno

O trabalho do professor da disciplina

O que se espera do professor da disciplina

O que se espera dos orientadores de projetos

Prezado orientador,

Tentei manter suas obrigações a um nível mínimo. O mais importante é que você sirva de cliente (ou facilite o acesso ao mesmo).

Se você discordar de suas atribuições, favor me contatar imediatamente.

Links importantes

Acesso a laboratórios

Fale com seu professor orientador e/ou com o professor da disciplina.

Alerta final!

Tirem backup de tudo, frequentemente! Não venham chorar porque perderam artefatos!! Se você usar anjinho como repositório CVS, o backup é garantido!