Projeto de Software Orientado a Objeto

Período: 2003.1

As Pessoas A Disciplina A Avaliação Outros
Professor Objetivos Forma de avaliação Datas Importantes
Alunos Programa Notas dos Alunos Lista de Discussão
  Plano de Aulas Projeto Recursos
  Bibliografia Auto Avaliação  
  Material da disciplina (html on-line) Gabaritos  
  Material HTML zipado Comentários sobre os Projetos  
  Material da disciplina (pdf) Avaliação da disciplina  

Professor: Jacques Philippe Sauvé

Horários das Aulas e de Atendimento a Alunos pelo Professor

Alunos

Aluno Observação
Ana Carolina Benjamim Barbosa
 
André Luiz Lima de Figueiredo
 
Carlos Alexandre de A. Lima
 
Carlos Eduardo Caminha Lopes Rodrigues
 
Cecir Almeida Farias
 
Cicília Raquel M. Leite
 
David Moises Barreto dos Santos
 
Fabrício vale de Azevedo Guerra
 
Leidjane Matos de Souto
 
Marcello Alves de Sales Junior
 
Robson Hugo Araújo dos Santos
 
Rodrigo César Lobo de Oliveira
 
Sandberg Marcel Santos
 
Taciano de Morais Silva
 
Tárik Kamel de Oliveira
 
Thiciane Targino Leopoldino
 
Valéria Maria Bezerra Cavalcanti
 
Vitrúvio Soares Martins de Alencar
 
Yáskara Ygara Menescal Pinto Fernandes
 

Plano de Aulas

Dia Real Assunto Planejado
11 de março de 2003  

Verificar a habilidade de programação dos alunos (se sabem OO, se programam muito, em que linguagens)
Anunciar URL da disciplina: http://jacques.dsc.ufpb.br/cursos/2003.1/poo/index.htm
Ler o livro e o material da HP antes das aulas
Falar da auto-avaliação
Pedir para não imprimir nas impressoras da Universidade
Avisar para todos olharem as datas importantes
Objetivos da disciplina
Programa da disciplina
Projetos e critérios de avaliação

1. Introdução

1.1 Introdução a um processo de desenvolvimento
1.2 Da análise ao projeto

13 março   2. Design Patterns
2.1 O que são Design Patterns?
2.2 Elementos essenciais de um Design Pattern
2.3 Padrões para atribuir responsabilidades: Expert
2.4 Padrões para atribuir responsabilidades: Creator
18 março  

2.5 Padrões para atribuir responsabilidades: Baixo Acoplamento
2.6 Padrões para atribuir responsabilidades: Alta Coesão

20 março   [Buffer de contingência para as aulas]
25 março  

2.7 Design Pattern básico: Interfaces e polimorfismo
2.8 Design Pattern básico: Herança versus composição

27 março  

2.9 Padrões arquiteturais: Camadas, partições, MVC

1 abril  

2.9 Padrões arquiteturais: Camadas, partições, MVC

3 abril  

2.10 Design Pattern: Factory Method
2.11
Design Pattern: Singleton

8 abril  

2.12 Design Pattern: Abstract Factory
2.13
Design Pattern: Iterator

10 abril   [Buffer de contingência para as aulas]
22 abril  

2.14 Design Pattern: Composite
2.15
Design Pattern: Strategy

24 abril  

2.16 Design Pattern: Decorator
2.17
Design Pattern: Template Method

29 abril  

2.18 Design Pattern: Observer

6 maio  

2.18 Design Pattern: Observer

8 maio  

2.19 Comentários finais sobre Design Patterns

13 maio   [Buffer de contingência para as aulas]

Avaliação

O curso é baseado em grande parte num projeto completo. Um projeto está descrito aqui mas você poderá desenvolver outro projeto se assim desejar (e se assim me convencer!). Caso seja algo associado a seu trabalho de dissertação de mestrado, você deverá trabalhar sozinho. Caso contrário, poderá formar equipe com uma (e apenas uma) pessoa. O projeto é importante e você deverá trabalhar duro para completá-lo. É assim que vai aprender algo.

A avaliação será feita com mini-testes dados esporadicamente durante as aulas e com o projeto. O projeto será avaliado através de milestones distintos descritos no enunciado do projeto.

Os pesos atribuídos aos vários eventos de avaliação são indicados abaixo. A completude e qualidade da informação (programas, modelos, etc.) são avaliadas. Alunos podem faltar a até 15% dos mini-testes, sem prejuízo. Perde-se 5% do valor da nota dada ao projeto para cada dia de atraso na entrega.

Evento de Avaliação Peso
Mini-testes 40%
Milestone 1 20%
Milestone 2 20%
Milestone 3 20%

Datas Importantes

Evento Data limite
Milestone 1 01/04/2003
Milestone 2 29/04/2002
Milestone 3 12/05/2002