Projeto em Computação II
Período 2002.2
Prof. Jacques Sauvé
Aulas: terça-feira e
quinta-feira, 18:00-21:00, Sala Mário Toyotaro Hattori, bloco CN
Notas
dos alunos
Objetivos da disciplina
As disciplinas de Projeto
em Computação (I e II) têm como objetivos familiarizar o aluno com o desenvolvimento
de software relativamente grande que exija a utilização de um processo de
desenvolvimento. É também objetivo das disciplinas familiarizar o aluno com
técnicas de gerência de projetos de desenvolvimento. Busca-se uma aproximação
do desenvolvimento completo de um produto real de software, desde sua concepção
até sua implantação, ou alternativamente, busca-se uma aproximação de
atividades reais de desenvolvimento em que um produto existente sofre
manutenção e ecolução.
Ementa da disciplina
Desenvolvimento de um
projeto prático em computação sob orientação de um professor. Definição do
problema. Análise de requisitos. Estudo de viabilidade. Análise do domínio do
problema. Projeto arquitetural. Projeto de baixo nível. Implementação. Testes.
Cronograma de execução. Proposta de bibliografia. Produção de relatórios de
acompanhamento sobre o trabalho.
[O Professor da disciplina
acrescenta ainda: definição do processo de desenvolvimento, considerações de
implantação, técnicas de acompanhamento de projeto].
Participantes
Membros
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Título do Projeto e Home Page
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Professor
Orientador
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Links
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Info
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Comentários do
semestre passado
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Airon Fonteles da Silva
Francisco Rodrigues de Azevêdo Neto
Francisco Wellber Lucena Cabral
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SADROS/WebManager
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Peter
Jacques
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User stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Manager:
Wellber
Reunião: segunda 16:00,
no LEPRECOM
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A
gerência deve melhorar um pouco. Como disse acima, devem saber como melhor
aplicar condutas RUP ou XP em sintonia com alguns critérios buscados pelo
cliente. Tiveram alguns problemas em atingir as metas traçadas por Peter. Prometeram
cumprir o que faltou no período do recesso.
Sugestão: Exigir uma definição mais clara sobre a gerência do processo.
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Bruno Catão
Wesley Reuel
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Public OLAP Services
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Jacques
Marcus
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User stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Manager:
Wesley (trocado no dia 1 de cada mês)
Reunião: terca feira as
10 horas no LEPRECOM
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As metas
foram alcançadas.
Sugestão: Melhorar algumas condutas XP (testes de aceitação, por exemplo).
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Adriano Laurentino
Amanda Sarmento
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Inter.Comm
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Francilene
Rodrigo
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User Stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Manager:
Adriano
Reunião: sexta, 9:00,
Poligene
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Tiveram
problemas em alcançar as metas devido desconhecimento sobre algumas das
tecnologias. Porém, ao final chegaram com mais pique e com melhores
resultados.
Sugestão: Começar Projeto II com reuniões mais frequentes, aproveitando o
pique demonstrado ao final de Projeto I.
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Fabiana Ferreira
Giselle Regina Chaves
Renata Ferreira
Vivianne Medeiros
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Virtual Info
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Francilene
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User Stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Managers:
- 06/nov a 06/dez
-> Fabiana
- 09/dez a 21/jan
-> Renata
- 22/jan a 20/fev
-> Vivianne
- 21/fev a 31/mar
-> Giselle
Reunião: terça, 18hs no
PCT
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Obtiveram
80% das metas. Trata-se de um projeto inserido no ambiente CENINSA (cliente
externo), o que forçou a turma a ser mais cuidadosa na estrega de algumas das
funcionalidades previstas para esta fase.
Sugestão: Enxugar o processo de gerência adotado (RUP), obtendo ganhos em
produção. A fase mais crítica já passou.
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Guilherme Nathanli
Kylly Oliveira
Rodrigo Vilar
Vagner Henrique
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IGIS
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Cláudio
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User Stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Manager:
Rodrigo
Reunião: sexta entre 8:00
e 10:00 na sala do prof. Claudio ou no LSI.
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Obtiveram
cerca de 80% das metas. O uso de XP começou um pouco confuso, ao final a
turma e o orientador entraram em sintonia.
Sugestão: Aplicar com maior *rigor* XP e implantar corretamente os testes de
aceitação.
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Damião Almeida
Mauricio Formiga
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Monitor Água Boa
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Walfredo
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User Stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
aguaBoa@yahoogrupos.com.br
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Managers:
- 12/11 ate 12/12 -
Damiao
- 12/01 ate 07/02 -
Mauricio
- 08/02 ate 07/03 -
Damiao
- 08/02 ate 31/03 -
Mauricio
Reunião: sextas as
16:00hs no Laboratorio de Referencia em Dessalinizacao - LRD
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Obtiveram
as metas previstas. Como o projeto envolve outras pessoas (fora do âmbito
Projeto I), eles tiveram algumas dificuldades com integração de um módulo que
estava nas mãos de terceiros. O módulo não foi desenvolvido a tempo.
Sugestão: Ver com Walfredo como avaliar o desempenho/evolução da turma de
Projeto I nestas condições. Critérios devem ser deixados mais claros.
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Eiry Anne Oliveira
Karlena Moura
Leonardo Mattos
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SEI-Saúde
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Ulrich
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User Stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Manager:
Karlena
Reunião: terça, 9:00h
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Segundo o
orientador, os alunos tiveram sucesso. Porém, acho o processo de gerência
meio falho - um RUP com planos muitos longos.
Sugestão: Exigir mais clareza quanto ao conjunto final de funcionalidades
pretendidas ao final de Projeto II.
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Luciana Vilar
(membros externos: Lauro,
Nazareno, Elizeu)
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MyGrid
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Walfredo
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User Stories
WBS
Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart
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Manager:
Luciana
Reunião: segunda-feira no
horário das 16:00 as 18:00 no LSD.
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Seu trabalho
- Defina o processo que você vai usar.
Sugiro que todo mundo use XP1. Se você não quiser, fale comigo. Quero
ver seu processo.
- Estude bem o processo que você vai usar.
Todo mundo tem que entender o processo bem.
- Defina bem como o processo é gerenciado.
No caso de XP1, a informação está aqui.
- Escolha o papel das pessoas do projeto.
- Cada aluno tem que ser gerente durante o
semestre e cada aluno deve ser gerente durante um tempo equivalente
- Quero ver esse planejamento imediatamente
na home page (a definição dos papeis e as datas envolvidas)
- Defina quando e onde será a reunião
semanal obrigatória de acompanhamento
- Defina alguns aspectos operacionais do
processo:
- Como
gerar o Big Chart
- Como/onde será feita a integração (em que
máquina? como evitar duas integrações simultâneas?)
- Planejar o semestre (o que será feito,
milestones, qual o cronograma)
- Coloque isso imediatamente na home page
pois vou estar verificando no dia 15/11
- Se você não sabe como fazer isso, veja o planejamento de release de XP1
- Do it!
- Faça as iterações
- No cumprimento de um milestone (um
release), marquem uma demo comigo
- Não deixem de atualizar a home page a
semanalmente com toda a informação descrita aqui
- No final do semestre, me entregar uma cópia
completa (zipada) de tudo que você fez, incluindo código, home page,
documentos, artefatos, relatório final.
O que se espera dos alunos
- Aceitar responsabilidades em quantidade
aproximadamente igual entre os alunos da equipe
- Manter a home page do projeto
- Participar de todas as reuniões de
acompanhamento da equipe
- Participar de todas as reuniões de
acompanhamento da disciplina
- Liderar a equipe de desenvolvimento pelo
menos uma vez no semestre
- Participar da elaboração do relatório
final
O que se espera do gerente
- Dedicar pelo menos 2 ou 3 horas por semana
pensando na gerência do projeto, mesmo que você tenha outras atribuições
de programador
- As horas que você "perde"
fazendo isso se compensam facilmente pelo controle que você vai obter sobre
o desenvolvimento
- Se não fizer isso, o projeto se torna
frouxo e vai demorar mais tempo para ser terminado
- Ter certeza que cada pessoa do time tenha
tarefas alocadas
- Conversar com cada membro do time, pelo
menos 1 vez por dia sobre o andamento das tarefas. Bastam alguns
minutos
- Manter o Big Chart
atualizado
- Identificar problemas com o cumprimento
dos milestones o mais rapidamente possível e bolar planos de recuperação
- Liderar a reunião semanal de
acompanhamento (1 hora)
- Manter a home page do projeto atualizada
- Ver detalhes no processo XP1
Informação importante para o aluno
- Nesta disciplina, quero que você aprenda a
usar e controlar o processo
- Quero ver progresso ocorrendo, não
cessariamente muito software sendo desenvolvido
- A produtividade (fazer muito) é menos
importante do que fazer o que está sendo feito de forma controlada
- Portanto: não prometa tanto e cumpra o
prometido
- Claro que no mundo real, temos que ter
agressividade ao elaborar cronogramas
- Nesta disciplina, podemos ter promessas
mais simples de cumprir
- Porém, quero ver progresso toda semana, o
que significa constância no trabalho
O trabalho do professor da
disciplina
- Dar 1 ou 2 aulas iniciais sobre gerência
de desenvolvimento
- Aula sobre processo de desenvolvimento,
acompanhamento, cronogramas, riscos, etc.
- Fazer a avaliação contínua dos alunos
- Com exceção da avaliação do relatório
final, avalio olhando sua home page.
- A home page não tem que ser bonita mas
tem que conter o que precisa e ser fácil navegar
- A avaliação será como segue:
- 10% Nota sobre definição do processo e
da forma de acompanhamento, dos papeis, da forma de gerar o Big Chart,
quando são as reuniões semanais, como/onde será feita a integração: Vou
verificar dia 15/11, olhando a home page
- 10% Nota sobre planejamento do semestre:
dia Vou verificar 15/11, olhando a home page
- 42% Nota a cada iteração compartilhada
sobre andamento do projeto: toda sexta-feira (a qualquer hora), olhando
o plano de releases (cronograma), indicadores de progresso, avaliação de
riscos.
- Cuidado: Mesmo que esteja
havendo bom progresso no projeto, se o gerente não fizer um bom
trabalho de pegar a informação e atualizar a HP, todos podem ser
penalizados!
- 21% Nota a cada iteração individual
sobre gerência: qualidade da informação na home page, incluindo o
planejamento de iteração.
- 17% Nota compartilhada sobre relatório
final. Metade disso vai para o post mortem.
O que se espera do
professor da disciplina
- Ajudar os alunos na elaboração de um
processo de desenvolvimento
- Ajudar nas primeiras reuniões de
acompanhamento até se certificar que os alunos possam assumir a liderança
(sob demanda dos alunos)
- Disponibilizar pelo menos 6 horas por
semana para que os alunos possam contactar o professor
- Ajudar a disponibilizar laboratório para
execução do projeto
- Assegurar-se, periodicamente, que esteja
havendo progresso no projeto
- Participar das reuniões de acompanhamento
da disciplina
- Assistir as apresentações finais das
equipes
- Preencher o formulário final de avaliação
Nosso trabalho conjunto
Trabalharemos em conjunto
ao longo do semestre, das seguintes formas:
- Vocês têm que assistir às aulas iniciais
sobre gerência de projetos de desenvolvimento
- Dia 12/11: 15 minutos para cada time apresentar:
seu processo, seu planejamento e sus forma de acompanhamento. Não pode ser
mais que 15 minutos. Prepare-se! Todo mundo tem que assistir.
- Vocês têm que estar prontos para uma
reunião comigo em qualquer momento alocado para a aula da disciplina, se
eu chamar
- Vou participar de algumas de suas reuniões
de acompanhamento. Portanto, tenmha certeza de colocar as datas e locais
na home page.
O que se espera dos
orientadores de projetos
Prezado orinentador,
Tentei manter suas
obrigações a um nível mínimo. O mais importante é que você sirva de cliente (ou
facilite o acesso ao mesmo).
Se você discordar de suas
atribuições, favor me contatar imediatamente.
- Atribuições obrigatórias:
- Assegurar-se que o objetivo do projeto de
desenvolvimento esteja claramente definido
- Assumir a posição de cliente ou fazer com
que um cliente seja claramente identificado
- O cliente define
a funcionalidade a ser implementada
- O cliente verifica o cumprimento da
qualidade do resultado (funcionalidade, defeitos, prazo)
- Facilitar o acesso ao cliente, se você
não for o cliente
- Definir como será o acompanhamento dado à
equipe por você
- Disponibilizar pelo menos 1 hora por
semana para que os alunos possam contatá-lo
- Cuidado! O processo XP1
pode exigir
mais disponibilidade (embora talvez não exija mais tempo)
- Assegurar-se, periodicamente, que esteja
havendo progresso no projeto (veja como fazer isso aqui)
- Assistir às apresentações finais das
equipes
- Preencher o formulário final de avaliação, no final da disciplina
- Atribuições opcionais
- Ajudar os alunos na elaboração de um
processo de desenvolvimento (o professor da disciplina poderá ajudar)
- Ajudar nas primeiras reuniões de
acompanhamento até se certificar que os alunos possam assumir a liderança
(o professor da disciplina poderá ajudar)
- Ajudar a disponibilizar laboratório para
a execução do projeto (o professor da disciplina poderá ajudar)
- Participar das reuniões de acompanhamento
da disciplina (são poucas)
- Assegurar-se que os alunos dediquem tempo
suficiente à disciplina
Links importantes
Acesso a laboratórios
Fale com seu professor
orientador e/ou com o professor da disciplina.
Alerta final!
Tirem backup de tudo,
frequentemente! Não venham chorar porque perderam artefatos!! Se você usar
anjinho como repositório CVS, o backup é garantido!