Projeto em Computação II

Período 2002.2

Prof. Jacques Sauvé

Aulas: terça-feira e quinta-feira, 18:00-21:00, Sala Mário Toyotaro Hattori, bloco CN

Notas dos alunos

Objetivos da disciplina

As disciplinas de Projeto em Computação (I e II) têm como objetivos familiarizar o aluno com o desenvolvimento de software relativamente grande que exija a utilização de um processo de desenvolvimento. É também objetivo das disciplinas familiarizar o aluno com técnicas de gerência de projetos de desenvolvimento. Busca-se uma aproximação do desenvolvimento completo de um produto real de software, desde sua concepção até sua implantação, ou alternativamente, busca-se uma aproximação de atividades reais de desenvolvimento em que um produto existente sofre manutenção e ecolução.

Ementa da disciplina

Desenvolvimento de um projeto prático em computação sob orientação de um professor. Definição do problema. Análise de requisitos. Estudo de viabilidade. Análise do domínio do problema. Projeto arquitetural. Projeto de baixo nível. Implementação. Testes. Cronograma de execução. Proposta de bibliografia. Produção de relatórios de acompanhamento sobre o trabalho.

[O Professor da disciplina acrescenta ainda: definição do processo de desenvolvimento, considerações de implantação, técnicas de acompanhamento de projeto].

Participantes

Membros

Título do Projeto e Home Page

Professor Orientador

Links

Info

Comentários do semestre passado

Airon Fonteles da Silva

Francisco Rodrigues de Azevêdo Neto

Francisco Wellber Lucena Cabral

 

SADROS/WebManager

Peter

Jacques

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Plano de releases
Planos de iteração
Tabela de riscos
Big Chart

Manager: Wellber

Reunião: segunda 16:00, no LEPRECOM

A gerência deve melhorar um pouco. Como disse acima, devem saber como melhor aplicar condutas RUP ou XP em sintonia com alguns critérios buscados pelo cliente. Tiveram alguns problemas em atingir as metas traçadas por Peter. Prometeram cumprir o que faltou no período do recesso.
Sugestão: Exigir uma definição mais clara sobre a gerência do processo.

Bruno Catão

Wesley Reuel

Public OLAP Services

Jacques

Marcus

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Manager: Wesley (trocado no dia 1 de cada mês)

Reunião: terca feira as 10 horas no LEPRECOM

As metas foram alcançadas.
Sugestão: Melhorar algumas condutas XP (testes de aceitação, por exemplo).

Adriano Laurentino

Amanda Sarmento

Inter.Comm

Francilene

Rodrigo

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Manager: Adriano

Reunião: sexta, 9:00, Poligene

Tiveram problemas em alcançar as metas devido desconhecimento sobre algumas das tecnologias. Porém, ao final chegaram com mais pique e com melhores resultados.
Sugestão: Começar Projeto II com reuniões mais frequentes, aproveitando o pique demonstrado ao final de Projeto I.

Fabiana Ferreira

Giselle Regina Chaves

Renata Ferreira

Vivianne Medeiros

Virtual Info

Francilene

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Managers:

  • 06/nov a 06/dez -> Fabiana
  • 09/dez a 21/jan -> Renata
  • 22/jan a 20/fev -> Vivianne
  • 21/fev a 31/mar -> Giselle

Reunião: terça, 18hs no PCT

Obtiveram 80% das metas. Trata-se de um projeto inserido no ambiente CENINSA (cliente externo), o que forçou a turma a ser mais cuidadosa na estrega de algumas das funcionalidades previstas para esta fase.
Sugestão: Enxugar o processo de gerência adotado (RUP), obtendo ganhos em produção.
A fase mais crítica já passou.

Guilherme Nathanli

Kylly Oliveira

Rodrigo Vilar

Vagner Henrique

IGIS

Cláudio

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Manager: Rodrigo

Reunião: sexta entre 8:00 e 10:00 na sala do prof. Claudio ou no LSI.

Obtiveram cerca de 80% das metas. O uso de XP começou um pouco confuso, ao final a turma e o orientador entraram em sintonia.
Sugestão: Aplicar com maior *rigor* XP e implantar corretamente os testes de aceitação.

Damião Almeida

Mauricio Formiga

Monitor Água Boa

Walfredo

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aguaBoa@yahoogrupos.com.br

Managers:

  • 12/11 ate 12/12 - Damiao
  • 12/01 ate 07/02 - Mauricio
  • 08/02 ate 07/03 - Damiao
  • 08/02 ate 31/03 - Mauricio

Reunião: sextas as 16:00hs no Laboratorio de Referencia em Dessalinizacao - LRD

Obtiveram as metas previstas. Como o projeto envolve outras pessoas (fora do âmbito Projeto I), eles tiveram algumas dificuldades com integração de um módulo que estava nas mãos de terceiros. O módulo não foi desenvolvido a tempo.
Sugestão: Ver com Walfredo como avaliar o desempenho/evolução da turma de Projeto I nestas condições.
Critérios devem ser deixados mais claros.

Eiry Anne Oliveira

Karlena Moura

Leonardo Mattos

SEI-Saúde

Ulrich

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Manager: Karlena

Reunião: terça, 9:00h

Segundo o orientador, os alunos tiveram sucesso. Porém, acho o processo de gerência meio falho - um RUP com planos muitos longos.
Sugestão: Exigir mais clareza quanto ao conjunto final de funcionalidades pretendidas ao final de Projeto II.

Luciana Vilar

(membros externos: Lauro, Nazareno, Elizeu)

MyGrid

Walfredo

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Manager: Luciana

Reunião: segunda-feira no horário das 16:00 as 18:00 no LSD.

 

Seu trabalho

  • Defina o processo que você vai usar. Sugiro que todo mundo use XP1. Se você não quiser, fale comigo. Quero ver seu processo.
  • Estude bem o processo que você vai usar. Todo mundo tem que entender o processo bem.
  • Defina bem como o processo é gerenciado. No caso de XP1, a informação está aqui.
  • Escolha o papel das pessoas do projeto.
    • Cada aluno tem que ser gerente durante o semestre e cada aluno deve ser gerente durante um tempo equivalente
    • Quero ver esse planejamento imediatamente na home page (a definição dos papeis e as datas envolvidas)
  • Defina quando e onde será a reunião semanal obrigatória de acompanhamento
  • Defina alguns aspectos operacionais do processo:
    • Como gerar o Big Chart
    • Como/onde será feita a integração (em que máquina? como evitar duas integrações simultâneas?)
  • Planejar o semestre (o que será feito, milestones, qual o cronograma)
    • Coloque isso imediatamente na home page pois vou estar verificando no dia 15/11
    • Se você não sabe como fazer isso, veja o planejamento de release de XP1
  • Do it!
    • Faça as iterações
    • No cumprimento de um milestone (um release), marquem uma demo comigo
    • Não deixem de atualizar a home page a semanalmente com toda a informação descrita aqui
  • No final do semestre, me entregar uma cópia completa (zipada) de tudo que você fez, incluindo código, home page, documentos, artefatos, relatório final.

O que se espera dos alunos

  • Aceitar responsabilidades em quantidade aproximadamente igual entre os alunos da equipe
  • Manter a home page do projeto
  • Participar de todas as reuniões de acompanhamento da equipe
  • Participar de todas as reuniões de acompanhamento da disciplina
  • Liderar a equipe de desenvolvimento pelo menos uma vez no semestre
  • Participar da elaboração do relatório final

O que se espera do gerente

  • Dedicar pelo menos 2 ou 3 horas por semana pensando na gerência do projeto, mesmo que você tenha outras atribuições de programador
    • As horas que você "perde" fazendo isso se compensam facilmente pelo controle que você vai obter sobre o desenvolvimento
    • Se não fizer isso, o projeto se torna frouxo e vai demorar mais tempo para ser terminado
  • Ter certeza que cada pessoa do time tenha tarefas alocadas
  • Conversar com cada membro do time, pelo menos 1 vez por dia sobre o andamento das tarefas. Bastam alguns minutos
  • Manter o Big Chart atualizado
  • Identificar problemas com o cumprimento dos milestones o mais rapidamente possível e bolar planos de recuperação
  • Liderar a reunião semanal de acompanhamento (1 hora)
  • Manter a home page do projeto atualizada
  • Ver detalhes no processo XP1

Informação importante para o aluno

  • Nesta disciplina, quero que você aprenda a usar e controlar o processo
  • Quero ver progresso ocorrendo, não cessariamente muito software sendo desenvolvido
  • A produtividade (fazer muito) é menos importante do que fazer o que está sendo feito de forma controlada
  • Portanto: não prometa tanto e cumpra o prometido
    • Claro que no mundo real, temos que ter agressividade ao elaborar cronogramas
    • Nesta disciplina, podemos ter promessas mais simples de cumprir
  • Porém, quero ver progresso toda semana, o que significa constância no trabalho

O trabalho do professor da disciplina

  • Dar 1 ou 2 aulas iniciais sobre gerência de desenvolvimento
    • Aula sobre processo de desenvolvimento, acompanhamento, cronogramas, riscos, etc.
  • Fazer a avaliação contínua dos alunos
    • Com exceção da avaliação do relatório final, avalio olhando sua home page.
    • A home page não tem que ser bonita mas tem que conter o que precisa e ser fácil navegar
    • A avaliação será como segue:
      • 10% Nota sobre definição do processo e da forma de acompanhamento, dos papeis, da forma de gerar o Big Chart, quando são as reuniões semanais, como/onde será feita a integração: Vou verificar dia 15/11, olhando a home page
      • 10% Nota sobre planejamento do semestre: dia Vou verificar 15/11, olhando a home page
      • 42% Nota a cada iteração compartilhada sobre andamento do projeto: toda sexta-feira (a qualquer hora), olhando o plano de releases (cronograma), indicadores de progresso, avaliação de riscos.
        • Cuidado: Mesmo que esteja havendo bom progresso no projeto, se o gerente não fizer um bom trabalho de pegar a informação e atualizar a HP, todos podem ser penalizados!
      • 21% Nota a cada iteração individual sobre gerência: qualidade da informação na home page, incluindo o planejamento de iteração.
      • 17% Nota compartilhada sobre relatório final. Metade disso vai para o post mortem.

O que se espera do professor da disciplina

  • Ajudar os alunos na elaboração de um processo de desenvolvimento
  • Ajudar nas primeiras reuniões de acompanhamento até se certificar que os alunos possam assumir a liderança (sob demanda dos alunos)
  • Disponibilizar pelo menos 6 horas por semana para que os alunos possam contactar o professor
  • Ajudar a disponibilizar laboratório para execução do projeto
  • Assegurar-se, periodicamente, que esteja havendo progresso no projeto
  • Participar das reuniões de acompanhamento da disciplina
  • Assistir as apresentações finais das equipes
  • Preencher o formulário final de avaliação

Nosso trabalho conjunto

Trabalharemos em conjunto ao longo do semestre, das seguintes formas:

  • Vocês têm que assistir às aulas iniciais sobre gerência de projetos de desenvolvimento
  • Dia 12/11: 15 minutos para cada time apresentar: seu processo, seu planejamento e sus forma de acompanhamento. Não pode ser mais que 15 minutos. Prepare-se! Todo mundo tem que assistir.
  • Vocês têm que estar prontos para uma reunião comigo em qualquer momento alocado para a aula da disciplina, se eu chamar
  • Vou participar de algumas de suas reuniões de acompanhamento. Portanto, tenmha certeza de colocar as datas e locais na home page.

O que se espera dos orientadores de projetos

Prezado orinentador,

Tentei manter suas obrigações a um nível mínimo. O mais importante é que você sirva de cliente (ou facilite o acesso ao mesmo).

Se você discordar de suas atribuições, favor me contatar imediatamente.

  • Atribuições obrigatórias:
    • Assegurar-se que o objetivo do projeto de desenvolvimento esteja claramente definido
    • Assumir a posição de cliente ou fazer com que um cliente seja claramente identificado
      • O cliente define a funcionalidade a ser implementada
      • O cliente verifica o cumprimento da qualidade do resultado (funcionalidade, defeitos, prazo)
    • Facilitar o acesso ao cliente, se você não for o cliente
    • Definir como será o acompanhamento dado à equipe por você
      • Disponibilizar pelo menos 1 hora por semana para que os alunos possam contatá-lo
      • Cuidado! O processo XP1 pode exigir mais disponibilidade (embora talvez não exija mais tempo)
    • Assegurar-se, periodicamente, que esteja havendo progresso no projeto (veja como fazer isso aqui)
    • Assistir às apresentações finais das equipes
    • Preencher o formulário final de avaliação, no final da disciplina
  • Atribuições opcionais
    • Ajudar os alunos na elaboração de um processo de desenvolvimento (o professor da disciplina poderá ajudar)
    • Ajudar nas primeiras reuniões de acompanhamento até se certificar que os alunos possam assumir a liderança (o professor da disciplina poderá ajudar)
    • Ajudar a disponibilizar laboratório para a execução do projeto (o professor da disciplina poderá ajudar)
    • Participar das reuniões de acompanhamento da disciplina (são poucas)
    • Assegurar-se que os alunos dediquem tempo suficiente à disciplina

Links importantes

Acesso a laboratórios

Fale com seu professor orientador e/ou com o professor da disciplina.

Alerta final!

Tirem backup de tudo, frequentemente! Não venham chorar porque perderam artefatos!! Se você usar anjinho como repositório CVS, o backup é garantido!