WebManager: A Página do Cliente

Releases

Release 1: Terminado em 22/03/2002

Release 2

Stories a fazer

0. [Refatoramento constante] Isso exige cuidados na integração, já que vários times estarão mexendo com o código. Tem que iniciar com um bom controle de versão (usem CVS). Tem que introzudir teste de unidades que estejam faltando antes de refatorar qualquer coisa. Deve-se bolar uma boa forma de integração. A integração deve ser frequente.

6. [Implementar o "mapa de site"] Tipo mapa de site para localizar informação de qualquer dispositivo rapidamente. Usar um Config Bean? O mapa de rede pode talvez ser feito através de um javascript com menu tipo Windows Explorer e pode talvez ser fixo num frame da página principal (ou onde for desejado nos templates). Este story pode substituir a lista que hoje temos sobre elementos gerenciados.

10. [Velocidade] Ver se Peter aceita velocidade do wmv2 e fazer com que ele fique satisfeito.

11. [Subredes] Agrupamento de equipamentos em subredes. Deve-se incluir uma forma de juntar dispositivos para compor subredes. Sub-redes podem incluir dispositivos e outras subredes, sem limite de recursão. Uma subrede é tratada como elemento para traçar mapas. Ao clicar na subrede, um submapa deve ser exibido. O status dos dispositivos "sobem" na hierarquia de forma que sabemos o status de uma subrede: é o do elemento que tenha o alarme mais crítico. Um dispositivo pode participar de mais de uma subrede. Deve-se fechar o XML com Jacques antes de implementar.

Dicas de implementação.

12. [Bean geral de threshold com histerese] HysteresisThresholdFilter (como no paper) ou como em http://jacques.dsc.ufpb.br/cursos/gr/html/aplic/aplic3.htm com dois limiares, podendo ou não gerar eventos em cada limiar, os parâmetros de cada evento são atributos (criticalidade, tipo, descrição, ...), para 1 elemento e 1 OID. Pode ter um mais simples que seria usável para up/down de interface.

13. [Interface WAP]

14. [Correlação de eventos] Vários beans de correlação de eventos: Passthrough, PreventiveMaintenance (usar o termo correto da dissertação de Raissa) - controle de manutenção programada (CMP). Isso será quebrado em várias stories.

15. [Terminar o que está prometido no relatório técnico] Ver com Alexandre o que está faltando do relatório técnico e quebrar isso em várias stories.

16. [Applet] Para mostrar gráficos de qualquer OID escolhido. A taxa de poll e a escala do gráfico devem ser alteráveis.

17. [Pacote] Empacotamento de componentes de forma a poder ter "um roteador Cisco xpto" que já vem com 24 portas, etc., etc. Criar vários pacotes para os equipamentos que temos na universidade.

18. [Gráficos passados] Ver gráficos de dias passados (ou outros períodos passados).

19. [Graficão] Ver um gráfico único abrangendo os últimos n dias.

20. [MTGR] Gráfico tipo MTGR (configurável) (últimas 24 horas)

21. [Mailer bean] Notificação de alarme com mail

22. [SMS] Notificação de alarme com SMS

23. [Browsing de alarmes] Browsing de alarmes com filtros por criticalidade, domínio, equipamento, ... (Melhor usar um banco de dados?)

24. [DNS] Página especial para serviço DNS mostrando servidores DNS e se o serviço está no ar, etc.

25. [Mail] Página especial para serviço Mail mostrando servidores de Mail e se o serviço está no ar, etc.

26. [Web] Página especial para serviço Web mostrando servidores Web e se o serviço está no ar, etc.

27. [Domínios] Página com todos os serviços, por domínio (para poder dizer a alguém que está ligando para obter suporte quais serviços que ele normalmente acessa estão ok, não ok, etc.)

28. [Scan] Beans para faazer scan de portas e descobrir serviços

30. [Autodescobrimento] Sendo feito por outra equipe.

31. [Editor gráfico] Sendo feito por outra equipe. Usar jhotdraw. Ver http://www.javaworld.com/javaworld/jw-02-2001/jw-0216-jhotdraw.html
http://www.jhotdraw.org

32. [Upgrade de criticalidade] A criticalidade deve mudar de amarelo para vermelho depois de um tempo.

33. [Configuração online] Mudar atributos de objetos online (através de beans de configuração?)

34. [VU] Medidor "VU" de utilização no mapa (para enlaces, CPU, ...). Incluir 2 thresholds.

35. [Cor no enlace] Cor no enlace (com 2 thresholds). Melhor ainda: mostrar de forma gráfica qual é a utilização do enlace (ou outro recurso) e ainda mostre se ele está up ou down.

36. [Topologia] Acesso à informação de topologia.

37. [Consolidação] Gráficos de consolidação semanal/mensal/anual

38. [MIB browsing] MIB browsing de qualquer OID, incluindo as OIDs que nós inventamos

39. [Webdoc]

40. [CLI] Bean telnet para fazer screen scraping em command line interface. (exemplo: para pegar informação de comutador ATM que não está em MIB). Deve ser Bean muito genérico. Isso é um novo monitor bean.

41. [Uso] Foco em facilidade de uso. Ver stories com Peter.

42. [Win2000] Porte para Windows NT/2000.

43. [Traps] Capturar traps SNMP.

44. [SNMPv2] Usar os recursos de SNMPv2. Isso será quebrado em mais stories.

45. [SNMPv3] Usar os recursos de SNMPv3. Isso será quebrado em mais stories.

46. [BD] Colocar o log em Banco de dados, se o volume crescer muito.

47. [Concorrência]. Estudar produtos concorrentes e verificar coisas que eles têm de bom que não temos.

48. [Página especiais] Configuração online de páginas especiais (páginas de interesse de curto prazo).

49. [Multigráficos] Gráficos envolvendo mais de um dispositivo.

50. [Resumo ruim] Páginas contendo os piores enlaces do dia, etc. destacando detalhes sobre pontos problemáticos.

51. [Custom] Custom Service and Application Monitoring. Create globally available custom service definitions that you can specify for any device or map. This allows you to set up monitoring for virtually any service by connecting to a particular port, sending a command string, and examining the expected response. If the application fails to return the correct response you can configure WhatsUp Gold to notify you of a service failure. Not only can you monitor the availability and response times of for example: ecommerce service, you can monitor down to the transaction level of your bank card processing. You can also quickly set up monitoring for popular applications such as Lotus Notes, Oracle, SQL Server, Sybase, Exchange, or others.

52. [Gráficos especiais] Gráficos como:

wpe1.jpg (23962 bytes)

53. [Syslog] Bean para pegar syslog de equipamentos Cisco

54. [tags] Desenvolver uma tag library especial para criar páginas JSP para o webmanager com muita facilidade.

55. [jaxb] Verificar a conveniência de usar JAXB ou Castor e não JConfig no Webmanager.

56. [SNMP] Achar um pacote snmp "open source" para usar com webmngr. Ver http://www.snmplink.org e www.sourceforge.net. Aparentemente, o pacote mais interessante (em abril 2002) é joeSNMP do OpenNMS.

57. [Active Discovery]: Rastreamento periódico da rede para identificar novos dispositivos e automaticamente usar a política de monitoramento apropriada.

58. [Políticas de monitoramento] Definir políticas de alto nível ("alta prioridade", etc.) e associar dispositivo a uma política

59. [Log de erros] Fazer com que qualquer erro, principalmente de configuração, que ocorra no WebManager possa ser facilmente descoberto, tratado, etc. pelo usuário. Deve haver uma forma de acessar o log de erros via interface Web.

60. [MIBs Expression e Event] Investigar uso de expression MIB e Event MIB.

61. [WWW-MIB] Dar suporte à WWW-MIB e outras MIBs suportadas pelo servidor Apache. Ver http://www.simpleweb.org/software/packages/mod-snmp/. Depois que o agente SNMP estiver instalado, Jacques vai fazer um snmpwalk completo para escolher as OIDs interessantes e para bolar as páginas JSP desejadas. Por enquanto, quero wwwSummaryInRequests, wwwSummaryOutBytes (ou wwwSummaryOutLowBytes, se não puder tratar counter64). Depois do snmpwalk, veremos o que mais vai entrar nos gráficos.

62. [Packaging] Fazer packaging do produto para que seja instalado numa máquina "limpa" pelo cliente, com o mínimo de esforço. É aceitável usar "ant" para direcionar a instalação. Todos os pacotes necessários devem ser verificados e/ou instalados. Podemos supor que tomcat e JDK estão disponíveis.

63. [Robustez] Fazer com que haja bons logs e recuperação automática quando a JVM do tomcat/jakarta ou a JVM do WebManager pipocar. O professor Jacques topa ajudar a pessoa responsável por esse story a bolar uma estratégia simples e eficaz.

Stories feitos

1. [Status bean] Fazer a status bean que permite colocar o status operacional nas paginas JSP.

2. [Percentual] Certos gráficos tais como colisões e erros devem ser exibidos como percentual de algo

3. [Pacotes-seg] O tráfego de pacotes deve ser exibido em pacotes/segundo

4. [Uptime] O tempo de funcionamento deve ser exibido nas páginas JSP. Isso pode, por exemplo fazer parte do Status bean.

5. [Layout novo das páginas]

7. [Updown] Detecção de alarmes up/down de enlaces e dispositivos. Detecção deve pelo menos produzir um log e os últimos alarmes podem ser listadas numa página.

Dicas de implementação.

8. [Notificação de alarmes] Ter log de alarmes com criticalidade, notificar no mapa (com propagação nos mapas quando tiver submapas). Poder mostrar isso na página do equipamento.

9. [Linux] Porte para linux.

29. [Editor XML] Permitir editar toda a configuração com editor XML, até podermos editar com o NetEditor.

Beans para WebManager