Projeto em Computação I
Período 2000.2
Prof. Pedro Nicolletti
Prof. Jacques Sauvé
Alunos
Título
Sistema de Apoio à Matrícula - Fase I:
Alocação de Salas
Descrição
Ao longo do ano (Projeto I e Projeto II), deseja-se construir e implantar um sistema de
apoio à matrícula. A primeira fase (Projeto I) consiste na construção de um sistema de
Alocação de Salas. Dadas as seguintes entradas:
- Características das disciplinas
- Disciplinas oferecidas por um determinado departamento
- Tamanho das turmas
- Recursos especiais necessários para a disciplina (projeção, laboratório, equipamento
especial, ...)
- Restrições de alocação de salas e horários para disciplinas pré-alocadas (de
outros departamentos, tipicamente)
- Alocação de disciplinas a professores
- Características das salas disponíveis
- Horários disponíveis
- Capacidade de alunos
- Recursos especiais disponíveis
- Localização (setor/bloco)
- Características de professores
- Dias e horários (matinal, vespertino, noturno) preferidos
- Dias ou horários de indisponibilidade
o sistema deve fornecer alternativas de alocação de horários e salas para satisfazer
os requisitos.
O projeto é um pequeno sistema de informação com duas partes principais: cadastro de
informação (simples) e algoritmo de pesquisa de soluções (mais complexo). Caso o
sistema seja construído com sucesso, será provavelmente adotado por vários
coordenadores de curso.
Requisitos para a Seleção de Alunos
- Requerem-se 2 alunos para o projeto
- Os alunos devem estar cursando um máximo de 24 créditos (sem contar Projeto I)
- A mesma restrição se aplica para o próximo semestre (Projeto II)
- Os alunos devem dispor de 8 horas semanais
- A equipe de alunos deve ter, pelo menos, 2 horas semanais durante as quais todos os
alunos e os professores orientadores estejam livres
- Pelo menos um dos alunos deverá ter cursado a disciplina Bancos de Dados
- Pelo menos um dos alunos deverá ter cursado a disciplina Algoritmos
- Os alunos devem conhecer Java
Manutenção da Home Page
Para o acompanhamento pelos orientadores, uma home page deverá ser montada e mantida
sobre o projeto. O conteúdo da home page é indicado abaixo, bem como o que se requer no
relatório final.
Item |
Home Page |
Relatório final |
Título do Projeto |
X |
X |
Nomes e e-mail dos membros da equipe |
X |
X |
Nome e e-mail do professor orientador |
X |
X |
Breve descrição do projeto |
X |
X |
Descrição do processo de desenvolvimento usado |
X |
X |
Descrição das atribuições de cada aluno e as datas envolvidas |
X |
X |
Descrição (breve) das reuniões de acompanhamento |
X |
X |
Descrição dos milestones e datas de realização |
X |
X |
Artefatos gerados, por iteração se for iterativo. Não incluir código
fonte |
X |
X |
Acesso a um protótipo (se for interface web - fortemente desejado) |
X |
|
URL da home page |
|
X |
Breve descrição das ferramentas usadas |
|
X |
Descrição da metodologia de testes |
|
X |
Dificuldades encontradas |
|
X |
Técnicas de Gerência do Processo de Desenvolvimento de Software
Este link poderá ser de
valia para definir como acompanhar o projeto ao longo do semestre. Seu orientador
acompanhará as reuniões iniciais.
Acesso a Laboratórios
O LEPRECOM será usado para o projeto.
O que se Espera dos Alunos
- Aceitar responsabilidades em quantidade aproximadamente igual entre os alunos da equipe
- Manter a home page do projeto
- Participar de todas as reuniões de acompanhamento da equipe
- Participar de todas as reuniões de acompanhamento da disciplina
- Liderar a equipe de desenvolvimento pelo menos uma vez no semestre (a critério do
orientador)
- Participar da elaboração do relatório final
O que se Espera do Orientador do Projeto
- Assegurar-se que o objetivo do projeto de desenvolvimento esteja claramente definido
- Ajudar os alunos a elaborar um processo de desenvolvimento (o professor da disciplina
poderá ajudar)
- Definir como será o acompanhamento dado à equipe pelo professor
- Ajudar nas primeiras reuniões de acompanhamento até se certificar que os alunos podem
assumir a liderança (o professor da disciplina poderá ajudar)
- Assumir a posição de cliente ou fazer com que um cliente seja claramente identificado
- Facilitar o acesso ao cliente
- Disponibilizar pelo menos 1 hora por semana para que os alunos possam contactar o
professor
- Ajudar a disponibilizar laboratório para execução do projeto (o professor da
disciplina poderá ajudar)
- Assegurar-se que os alunos dedicam tempo suficiente à disciplina
- Assegurar-se, periodicamente, que esteja havendo progresso no projeto
- Participar das reuniões de acompanhamento da disciplina (são poucas)
- Assistir às apresentações finais das equipes
- Preencher o formulário final de avaliação
Alerta Final!
- Tirem backup de tudo, frequentemente! Não venham chorar porque perderam artefatos!!
- ZIP drives com capacidade de 100 MBytes estão disponíveis nas salas do professores
Jacques e Peter.