MÉTODOS AVANÇADOS DE PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA

1. Facetas da Reusabilidade de Software

2. Design Patterns

2.1 O que são Design Patterns?
2.2 Elementos essenciais de um Design Pattern
2.3 Design Pattern: Factory Method
2.4 Design Pattern: Iterator
2.5 Design Pattern: Composite
2.6 Design Pattern: Strategy
2.7 Design Pattern: Decorator
2.8 Design Pattern: Template Method
2.9 Design Pattern: Abstract Factory
2.10 Design Pattern: Observer
2.11 Comentários finais sobre Design Patterns

3. Software Baseado em Componentes

3.1 O que são componentes?
3.2 Aspectos técnicos do desenvolvimento baseado em componentes
3.3 Construção de componentes: JavaBeans
3.4 Server components: Enterprise JavaBeans
3.5 A evolução de componentes e comparação de arquiteturas

4. Frameworks

4.1 O que é um framework?
4.2 Vantagens e desvantagens no uso de frameworks
4.3 Tipos de frameworks
4.4 Uma lista de frameworks
4.5 Detalhamento de um framework horizontal: JUNIT
4.6 Detalhamento de um framework vertical
4.7 Construção de frameworks: Um processo evolutivo

5. Refactoring

5.1 O que é refactoring?
5.2 Um primeiro exemplo
5.3 Princípios no refactoring
5.4 Quando o código fede
5.5 Construção de testes
5.6 Algumas técnicas de refactoring

5.6.1 Composição de métodos
5.6.2 Mover funcionalidade entre objetos
5.6.3 Organização de dados
5.6.4 Simplificações de expressões condicionais
5.6.5 Simplificação de chamadas de métodos
5.6.6 Generalização
5.6.7 Refactoring em larga escala

5.7 Comentários finais

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